Menu fechado

Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILA CÂMARA DE ARACAJU-SE 2020

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão

Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos, incluindo o zero. Esse conjunto é representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves.

N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, … }

Os números naturais são aqueles que usamos diariamente para contar objetos, números. Por exemplo: 1, 2, 55, 325 e assim por diante. Com os números naturais é possível realizar diversas operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão. Veja:

 

ADIÇÃO

24 + 50 = 74

Você iguala as casas das dezenas e faz a conta, adicionando números. A ordem dos números na adição não influencia no resultado.

 

SUBTRAÇÃO

89 – 70 = 19

Na subtração, é preciso retirar de um número para o outro. Pode ser que dê negativo também, entretanto, na maioria das vezes é preciso verificar se deve “emprestar” do número esquerdo para realizar a operação corretamente. A ordem dos números influencia o resultado em uma expressão maior.

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILA CÂMARA DE ARACAJU-SE 2020

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

 

MULTIPLICAÇÃO

5 x 100 = 500

A multiplicação dos números naturais envolve adicionar novos números, dobrando, triplicando o valor. Logo, 5 vezes o número 100 é a mesma coisa que 100 + 100 + 100 + 100 + 100. A ordem não influencia o resultado. O número um é um elemento neutro, não alterando o resultado.

 

DIVISÃO

30 / 2 = 15

Percebe-se que na divisão é possível descobrir qual o valor multiplicado leva ao primeiro número. Veja: 15 x 2 = 30. Essa divisão é exata. Há divisões que sobram o “resto” e há vírgulas, com números decimais também.

 

Números fracionários

AVANÇAR PARTE 2

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

4 Comentários

  1. Orlando

    se possível, gostaria de uma ajuda pois estou estudando para concurso e não consigo resolver esta questão.

    Dividir R$ 120,00, diretamente as idades 10,12, e 15 anos e inversamente proporcional as faltas na escola; 0, 1, e 2 faltas.

    • eder carlos

      Oi Orlando não sei da onde você pegou esta questão, mas ela realmente esta confusa. Primeiro se você dividir pelas idades não dará um numero inteiro e quando calcula inversamente proporcional as faltas da um número dividido por zero que não é possível. Acredito que você copiou errado. Pesquisei na internet e não tem nada em relação a esta questão. Não sou professor de matemática, mas esta matéria é simples. Fiquei curioso com a questão e também gostaria de solucioná-la. Me manda a fonte que você pegou ela que tentarei resolvê-la.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *