Menu fechado

Questão 44 comentada de História IFES-2017

Questão 44 – História IFES-2017 – Comentada

 

Matéria: História
Edital: As transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil nos séculos XX e XXI
Conteúdo: A era Vargas (1930-1945) e O golpe do Estado Novo
44. “O plano serviu de pretexto para o golpe: em 10 de novembro, Vargas ordenou o fechamento do Congresso, a extinção dos partidos político, a suspensão da campanha presidencial e da constituição. Estava instalada a Ditadura do Estado Novo”. VICENTINO, Cláudio e DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil. vols. 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2010.

O nome do plano que levou à instalação do Estado Novo é
a) Plano Salte.
b) Plano de Metas.
c) Plano Cohen.
d) Plano Real.
e) Reformas de Base.

CONTEÚDO TEÓRICO:

O golpe do Estado Novo

Em 1937 apesar do clima repressivo em que se encontrava o Brasil, começaria a corrida para presidente da república, pois as eleições estavam marcadas para 03 de janeiro de 1938. Os candidatos eram o paulista Armando de Salles Oliveira (oposição do governo), o paraibano José Américo de Almeida (candidato do governo) e Plínio Salgado (nacionalista).

Vargas até então colaborava com a campanha, apesar de deixar claro que queria continuar governando. Ele tinha o apoio do exército e de alguns setores da sociedade.

Devido ao nacionalismo e anticomunismo a ideia de uma ditadura com influência do exercito passou a ser considerado para poder combater a esquerda.

O exercito também acreditava que somente com o estado forte o país conseguiria implantar a indústria pesada.

O golpe foi possível graças ao apoio dos governadores que se manteriam no poder após o golpe.  Ele seria dado em nome do combate ao comunismo que assim conseguiria mais apoio da sociedade.

No dia 30 de setembro de 1937 o governo divulgou um plano comunista para assumir o poder no Brasil, o Plano Cohen, que na verdade fora redigido  por um oficial do exército. O plano serviu de pretexto para o golpe: Em 10 de novembro, Vargas ordenou o fechamento do Congresso, a extinção dos partidos políticos, a suspensão da campanha presidencial e da constituição. Estava instalada a ditadura do Estado Novo.

Fonte: História Geral e do Brasil, Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo Editora Scipione.

Resposta:

questão 44: letra c

IR PARA A QUESTÃO 45               Voltar para a questão 43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *