Menu fechado

Calor, temperatura e equilíbrio térmico

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Calor, temperatura e equilíbrio térmico

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR AQUI:
  • Definição de calor
  • Definição de temperatura, termômetro e zero absoluto
  • Equilíbrio térmico

 

Calor

 

O calor é a energia térmica em trânsito, ou seja, é uma energia em movimento, de um corpo para o outro ou de uma parte para outra de um mesmo corpo. Esta transferência ocorre devido à diferença de temperatura e sempre ocorre da temperatura maior para a menor.

Exemplo: Se você aquecer a ponta de uma barra metálica, depois de algum tempo a outra ponta também irá aquecer.

Pelo sistema internacional de medidas a unidade de calor e o Joule (J). A caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1g de água em 1ºC.

A relação entre a caloria e o Joule é dada por: 1 cal = 4,186 J

 

Temperatura

É a grandeza física para medir o grau de agitação das moléculas de um corpo. Quanto maior a temperatura de um corpo, maior é a agitação das moléculas. Quanto mais agitada as moléculas mais calor o corpo terá.

Termômetro: É o aparelho utilizado para medir temperatura. Ele tem três escalas que são: Celsius, Fahrenheit e Kelvin. No Brasil usa o Celsius que é o padrão internacional. Os Estados Unidos usa o Fahrenheit.

Zero Absoluto:

Zero absoluto, ou zero kelvin corresponde à temperatura de -273,15 °C ou -459.67 °F.

APOSTILA PM-PR - SOLDADO E BOMBEIRO

APOSTILA PC-DF AGENTE DE POLÍCIA

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Ocorre quando um corpo não contém energia alguma, e suas moléculas estão paradas. O conceito de zero absoluto corresponderia à temperatura mais baixa existente.

 

Equilíbrio Térmico

 

É chamado também de Lei Zero da Termodinâmica, onde possibilita uma melhor compreensão do conceito de temperatura, a qual é uma grandeza física que indica se dois ou mais objetos estão em equilíbrio térmico.

O equilíbrio térmico é denominado quando os corpos ou sistemas estão na mesma temperatura. A partir do instante em que os corpos atingem esse equilíbrio, o calor não passa mais de um corpo para o outro porque não há mais diferença de temperatura.

Um corpo com temperatura mais elevada é colocado em contato com outro de temperatura mais baixa, a fim de buscar a temperatura média dos corpos, chegando ao equilíbrio térmico.

 

Exemplo: Quando adicionamos leite gelado ao café quente, após alguns segundos, o leite estará com uma temperatura mais elevada do que a temperatura inicial e o café estará a uma temperatura mais baixa do que a inicial. Eles trocarão calor até atingir o equilíbrio térmico.

 

 

Fonte: tcetpip, Brasil escola e Significados

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

LINKS SUGERIDOS PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS:

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *