Menu fechado

Ética e conflito de interesses

Ética e conflito de interesses

Ética: Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

Conflito é uma situação na qual uma parte se frustra ao cumprir seu interesse por conta de algo ou alguém que impossibilite tal realização. Desta forma, conflito de interesse pode ser definida como a situação em que uma parte não realiza seu interesse devido à outra parte ter cumprido o interesse dela, situação esta que gera frustração. O conflito de interesse também pode ocorrer quando somente uma pessoa tem dois interesses em relação a um mesmo cenário.

Todos devem atuar sempre em defesa dos interesses das empresas do Grupo, mantendo sigilo sobre negócios, operações e informações relevantes. Devem ter o compromisso de zelar pelos valores e pela imagem da empresa, de manter postura compatível com essa imagem e esses valores… Note que a ética, aqui, é distorcida, colocada a favor da própria empresa, na verdade, apenas interesses.

Portanto, exercer qualquer tipo de ação para obtenção de vantagens pessoais prejudicando outros é agir tanto antiética (por ser contrário ao que se entende por correto) quanto imoralmente (por se concretizar em prejuízo ao outro). Os conflitos de interesses podem ser identificados sem situações que envolvam aspectos pessoais, tais como: interesses econômicos, científicos, educacionais, religiosos e sociais.

Quanto melhor for o vínculo entre os indivíduos que estão se relacionando, menor será a possibilidade de ocorrência de um conflito de interesses. Porém, isso por si só não determina a lisura nessa relação. O mais importante é a consciência ética e o compromisso com as atitudes moralmente corretas.

O conflito de interesses é algo abominável para gestores e líderes eticamente responsáveis e vêm tendo destaque cada vez maior nos códigos de ética das empresas. Uma situação, em que observamos o conflito de interesses partindo do líder, é quando este não permite que nenhum dos seus subordinados “apareça” mais do que ele, pois seu egocentrismo e vaidade falam mais alto que sua consciência do mérito de sua equipe.

Portanto, podemos concluir que: o conflito de interesses nos negócios pode acontecer em quaisquer circunstâncias nas quais um membro da equipe possa ser influenciado por qualquer motivo ou desejo de vantagem pessoal, ao invés do sucesso e o bem-estar dos colegas e da empresa que representa, e vice-versa. Sendo uma prática antiética e imoral.

Fonte: Portal Educação e Site do escritor

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *