Menu fechado

As relações da natureza e sociedade

APOSTILA PARA GUARDA MUNICIPAL PREF. BELO HORIZONTE 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA DE CURITIBA 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

As relações da natureza e sociedade

A sociedade influencia e é influenciada pela natureza, na medida em que estão em constante contato.

Nós como sociedade modificamos a natureza para nosso interesse, destruindo florestas, matando animais e etc… Já a natureza por sua vez nos influencia, pois  estando em constante contato com ela, somos afetados pelo clima, desastres naturais (terremotos, TSUNAMI e etc…) e por sua fauna e flora, com isso,  nós acabamos nos adaptando para poder viver em todos os tipos de ambiente.

As múltiplas transformações e a dinâmica que ocorre na sociedade contemporânea, passa a compreender e até mesmo a exigir planejamento e gestão voltados as questões ambientais.

Pode-se afirmar que as questões ambientais se tornaram um obstáculo para o poder público, pois, com todas as forças voltadas a industrialização fez com que não se refletisse sobre os problemas que isso traria para a natureza e para a sociedade. A exploração desenfreada do meio ambiente trouxe consigo inúmeras consequências, isso fez cair por terra o pensamento de que os recursos da natureza seriam inesgotáveis

A humanidade passa por uma crise ambiental e sociocultural sem precedentes ao longo de sua história. A destruição das culturas, em paralelo à destruição dos ecossistemas, pode ser explicada historicamente pela ânsia de domínio da natureza pelo homem, aliada à ganância de lucro que foi exacerbada a partir da Revolução Industrial (WHITAKER, 2006).

Percebe-se que desde o as primeiras civilizações é possível encontrar o processo desigual e combinado da sociedade.

APOSTILA PARA ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO UFAC 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

APOSTILA PARA SARGENTO DO EXÉRCITO ESA 2019

Nesse sentido, a natureza é utilizada como objeto de exploração, inicialmente como valor de uso no consumo das sociedades nômades e, posteriormente, enquanto valor de troca servindo para extração de quase todos os seus recursos. Foram desenvolvidas técnicas para cultivo de vegetais e frutos, além da adoção de procedimentos de confinamento e criação de animais. Com isso, desenvolveram-se a agricultura e a pecuária, o que permitiu que os grupos humanos pudessem fixar-se em determinados locais, formando as primeiras civilizações.

O debate acerca da questão ambiental mostra que a relação entre as tecnologias empregada pelo homem mostra que as ideias para o avanço do capital não combina com a proteção da natureza.

 “o homem perdeu a capacidade de prever e prevenir. Ele acabará destruindo a Terra”. (CARSON, 1964, p.305).

A natureza é constantemente desgastada para que se atinjam os objetivos de uma classe dominante que privilegia o lucro acima de qualquer coisa.

As intervenções da sociedade  na natureza geram também consequência, como por exemplo o desmatamento , que alteram as formas de relevo para cultivo, criando impactos ambientais.

Mas a natureza também gera impactos sobre a sociedade. Essa perspectiva é de necessária compreensão para que não se considere o espaço natural como um meio estático, passivo, sem ação.

Podemos dar como exemplo  os desastres naturais, como a passagem de um forte ciclone sobre uma cidade ou a ocorrência de um intenso terremoto. Essas são apenas algumas das muitas formas com que a natureza pode gerar mudanças no espaço geográfico e na constituição das ações humanas.

Independente com seja estas relações entre a natureza e a sociedade, é preciso entender que precisamos conservar o espaço natural, para garantir recursos para as gerações futuras.

APOSTILA PARA FORMAÇÃO DE SARGENTO FAB 2019

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS IDAM-AM 2019

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *