Menu fechado

Os povos nativos da América Parte 2

América do Sul (Andes) e América Central (México) e Antilhas:

 

Astecas, Maias e Incas. Já ocupavam essas áreas antes da chegada de Cristóvão Colombo (e de outros europeus) e são chamados de povos pré-colombianos. O nome “pré-colombiano” significa “antes de Colombo”.

 

Astecas:

Foi a mais grandiosa das civilizações da Mesoamérica (México, a Guatemala, Belize, São Salvador e a Honduras).

Os astecas viviam na região que hoje corresponde ao México. Ao chegar à região, encontraram os toltecas e se misturaram a eles. Formavam um povo guerreiro. O Império Asteca foi formado no século XV com quase 500 cidades e entrou em decadência com a invasão espanhola com Fernão Cortês, entre 1519 e 1521.

Dominavam a agricultura e se apoiavam em detalhado sistema de drenagem, além de técnicas de tecelagem e manipulação de ouro, prata e da pintura.

 

Calendário Asteca:

O Calendário Asteca, também conhecido como Pedra do Sol, é o calendário utilizado pelos astecas, povo que habitou a região do México até meados do século XVI. Este calendário era baseado no ano solar, assim possuindo 365 dias.

 

Política:

Tinham uma organização rígida com um imperador e um chefe do exército. Nas constantes guerras, tornaram-se dominantes dos povos vizinhos que eram de outras etnias, por meio de uma expansão militar. Os povos dominados passavam a pagar impostos ao império asteca, mas os seus governos locais eram mantidos e gozavam de uma relativa autonomia.

Ruínas de Teotihuacan

 

Economia:

A economia baseava-se no comércio que adotava os grãos do cacau como principal moeda circulante. O imperador dirigia a “casta” sacerdotal na qual se apoiava a atividade agrícola.

As terras pertenciam a nobreza que usavam os camponeses como servos ou escravos na produção de alimentos, sobretudo o milho, que além de ser a base alimentar dos astecas, também era considerado um alimento sagrado por eles (devido a cor dourada dos grãos que lembravam o sol). O ouro praticamente não tinha valor comercial para os Astecas, mais muito usado na produção de adornos religiosos.

 

Religião:

A religião Asteca era politeísta e tinha o sol e a serpente emplumada como suas principais divindades. Assim, eles acreditavam que seus deuses deveriam ser alimentados com sangue humano regularmente através de sacrifícios.

As pirâmides astecas, em geral utilizadas como templos, eram ornamentadas com peças de ouro e tinham seus degraus sempre banhados pelo sangue dos sacrifícios.

 

Cultura:

No campo da cultura, essa civilização se destacou pela rica arquitetura de suas construções, eles também construíram ilhas artificiais no lago de Texcoco.

 

Ciência:

Nas ciências, observa-se um bom desenvolvimento na matemática, astronomia e medicina.

 

Maias

CONTINUA NA PARTE 3

                   

LINKS SUGERIDOS PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *