Menu fechado

Os povos nativos da América Parte 3

Maias

 

Os maias formavam uma civilização avançada, e tinham uma escrita hieroglífica e uma agricultura bem desenvolvida.

Os maias tinham o seu centro na península de Iucatã, na região sudeste do atual México, e conheceu seu apogeu entre os séculos III e XI, quando ouve um processo de intensa urbanização.

Ruínas de Tikal, Guatemala

 

Política:

A política era descentralizada. Era extremamente hierarquizada e a sociedade maia contava em cada cidade-estado com uma autoridade máxima, de caráter hereditário, dita halach-uinic ou “homem de verdade”, que era assistido por um conselho de notáveis, composto pelos principais chefes e sacerdotes. Organiza-se em Cidades-estados, como Palenque, Tikal e Copan. O domínio social era exercido por uma elite religiosa e militar de caráter hereditário.

 

Economia:

A base econômica dos Maias era a agricultura, seu principal produto era o milho, mas também cultivavam algodão, tomate, cacau, batata e frutas. Suas plantações foram cultivadas em larga escala com a ajuda de um sistema de irrigação desenvolvido por eles.

As atividades comerciais, também eram bastante comuns, e eles utilizavam sementes de cacau e sinetas de cobre como moedas de troca. Dessa forma, surgiu nessa civilização, uma rica classe de comerciantes que gozavam de grandes privilégios.

Os Maias foram os únicos povos da América pré-colombiana que desenvolveram um sistema de escrita. Ela era organizada a partir de uma combinação de símbolos fonéticos e de ideogramas, o que dava grande eficiência para registrar todas as particularidades da língua falada.

 

Religião:

A religião Maia é politeísta e apresenta uma grande complexidade de deuses. O sol e a lua representam divindades, assim como alguns animais como o colibri azul e a serpente emplumada (essa última divindade provavelmente surgiu do contato com os astecas).

Nos ritos religiosos era comum se ofertar flores e alimento aos deuses, ou o sangue provido dos sacrifícios que eles realizavam.

 

CONTEÚDOS PARA IFES 2019

Cultura:

Eles se destacaram pela rica arquitetura das pirâmides, templos, praças e prédios públicos que marcavam a área central das suas cidades. A pintura era bem refinada e em alguns casos estava associada a altos relevos e a cerâmica.

 

Ciências:

A matemática era bastante desenvolvida. Na astronomia, conseguiram atingir observações extremamente precisas. Eles desenvolvessem um complexo sistema de calendário que previa um tempo que se desenvolvia em forma de uma espiral, que de tempos em tempos, se encerrava um ciclo para iniciar um novo.

O declínio dos maias ainda é um mistério para os estudiosos dessa civilização, atualmente, acredita-se que ele seja a consequência de um excesso de população e de condições naturais adversas como prolongadas secas. Deste modo, vale destacar que, na chegada dos europeus durante o século 16, os Maias já eram uma civilização decadente.

 

Incas

CONTINUA NA PARTE 4

                     

LINKS SUGERIDOS PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS:

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *