Menu fechado

Os povos nativos da América Parte 5

América do Norte (Estados Unidos):

Os povos nativos da América do Norte ocupavam grande parte do território antes da chegada dos europeus (séculos XVII). Com o início da colonização da América do Norte pelos ingleses, franceses e espanhóis, estas tribos foram, aos poucos, perdendo suas terras e identidade cultural. Atualmente, os poucos descendentes destes povos vivem em reservas indígenas estabelecidas,pelo governo dos EUA, a partir do século XX.

Os povos nativos dos Estados Unidos possuíam alguns aspectos culturais, religiosos e políticos comuns entre si. Porém, cada povo possuía sua identidade cultural própria.

Algumas características culturais comuns:

– Viviam em habitações semelhantes a tendas, confeccionadas com peles de animais e galhos de árvores.

– Viviam da agricultura, caça (principalmente de bisão americano) e pesca.

– Os povos eram divididos em tribos. As tribos possuíam uma subdivisão que eram os clãs (famílias).

– A maioria dos povos indígenas americanos possuíam crenças religiosas, embora não estivessem organizadas em religiões. Acreditavam, principalmente, na existência de um criador de tudo, chamado por eles de o “Grande Espírito”. Cada tribo possuía um índio, geralmente mais velho, responsável por rituais de cura e transmissão das tradições.

– Consideravam a terra e os elementos da natureza como sendo sagrados.

Guerras Indígenas (a conquista do oeste)

No século XIX se intensificou a conquista do oeste do território dos EUA por parte dos colonos americanos. Estes buscavam territórios para fundar cidades, praticar a agricultura e explorar minas de ouro e riquezas naturais (principalmente madeira).

Neste processo, ocorreram guerras entre estes colonos e os povos indígenas que habitavam a região. Esta conquista foi sangrenta, pois os colonos, organizados em exércitos, utilizaram armas de fogo. Já os nativos americanos combateram, principalmente, com arcos e flechas e lanças de madeira.

As maiores batalhas de colonos americanos contra nativos ocorreram na segunda metade do século XIX. Em 1868, ocorreu a sangrenta batalha de Washita entre colonos americanos e índios cheyennes. Outro conflito militar de grande importância ocorreu em 1890 entre o povo Sioux e os conquistadores americanos.

No começo do século XX, grande parte do território central e oeste dos Estados Unidos tinha sido conquistado pelos colonos americanos. Os poucos índios que sobreviveram às guerras ficaram confinados em pequenos territórios.

Principais tribos indígenas:

– Sioux (região norte dos EUA)

Blackfeet (região centro-norte)

– Cheyenne (região centro-sul)

– Apache (região sul)

– Creek (região sudeste)

– Kaw (região central)

– Arapaho (região central)

– Comanche (região sul)

– Cherokee (costa leste)

– Navaho ( Navajos) (região sudoeste)

Fonte: Nativos da América e sua pesquisa e Toda matéria e Escola Britannica e Wikipédia e EJA e História geral e do Brasil (Vicentino e Dorigo) e dois mil e doze

LINKS SUGERIDOS PARA COMPLEMENTAR SEUS ESTUDOS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *