Banco do Brasil S.A. (BB): Papel e atuação
Foi a primeira instituição financeira a ser criada no Brasil, Sociedade de economia mista (significa que o banco tem ações negociadas em bolsa de valores) de controle acionário da União e até 1986 representava a maior autoridade monetário do país.
Na prática isso significa que apesar de o banco ser de economia mista o Governo Federal é quem manda através do tesouro nacional.
No passado o Banco do Brasil auxiliava o Ministério da fazenda com muitas funções que hoje é do Banco Central (BACEN).
Atividades do Banco do Brasil:
Agente Financeiro do Governo Federal – Executor da política financeira e creditícia;
Banco Comercial – Mantêm contas correntes, poupança, concede créditos de curto prazo, realiza operações de desconto e outros papéis peculiares aos bancos comerciais;
Banco de Investimento e Desenvolvimento – Nas modalidades de crédito de médio e longo prazos. Sob esse aspecto, pode financiar diversas atividades sejam elas rurais, comerciais, industriais e de serviços, executando o papel de Banco de Investimento e atender regionalmente as necessidades creditícias, atuando como Banco de Desenvolvimento.
Hoje ele ainda recebe os depósitos compulsórios e faz o redesconto para as Cooperativas de Crédito, já as outras instituições financeiras quem recebe é o Banco Central do Brasil.
Atuação em todo o território nacional
O Banco do Brasil possui importante presença no agronegócio do país, financiando igualmente boa parte das exportações e contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas por meio de linhas de crédito de capital de giro e investimento.
Sua função principal é fomentar o Crédito agrícola focando principalmente na subsistência (pequenos agricultores).
Uma das principais formas pela qual o Banco do Brasil provém esse crédito é através de repasses subsidiados do BNDES