Menu fechado

Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle – Questões comentadas Parte 2

APOSTILA TJ-PA 2019

NÃO PERCA!!! APOSTILAS EBSERH 2020

APOSTILA PARA PREFEITURA DE SÃO JOSÉ 2020

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Questão 5: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF – Técnico em Secretariado

Uma das funções básicas do administrador é o planejamento. Nessa função, o administrador deverá definir os objetivos para alcançar a finalidade da organização, bem como estruturar um plano de ação, isto é, uma estratégia, para atingir seus objetivos.

Errado

Certo

 

Questão 6: Provas: Câmara de Mongaguá – SP – 2016 – Câmara de Mongaguá – SP – Controlador Interno

De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir organizar:

 

a) Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como estes vão ser alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

b) Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe-se que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

c) É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

d) Estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

e) A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

 

Questão 7: Provas: FCM – 2016 – IF Sudeste – MG – Tecnólogo em Processos Escolares

A administração e as funções daquele que administra, do ponto de vista da teoria clássica, conforme indicado por Chiavenato (2012), compreendem as ações de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Nesse sentido, relacione as funções às respectivas descrições.

A sequência correta é

  1. a) 1, 1, 5, 4, 3, 2, 5.
  2. b) 1, 2, 5, 4, 3, 3, 5.
  3. c) 2, 3, 4, 1, 1, 5, 4.
  4. d) 4, 2, 1, 3, 3, 2, 5.
  5. e) 5, 2, 5, 4, 1, 3, 2.

 

Questão 8: Provas: FAU – 2016 – JUCEPAR – PR – Administrador

Existem quatro funções administrativas: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Neste sentido, Daft (2007, p. 7. cita que “… significa monitorar as atividades, determinando se a organização está ou não em direção a suas metas…”. Este conceito refere-se à função:

a) Organizar.

b) Dirigir.

c) Controlar.

d) Planejar.

e) Este conceito mescla definições de Planejamento e Direção.

 

Questão 9: Provas: IF-TO – 2016 – IF-TO – Assistente em Administração

Tendo em vista as funções administrativas, avalie os itens a seguir e marque a opção correta.

I. O planejamento é a função administrativa que define a empresa no início dos planos: o que é, o que faz, onde e como está e estabelece o que a empresa quer ser, o que quer fazer, como quer estar e onde quer estar em determinado momento do futuro.

II. Organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as relações entre eles e as atribuições de cada um.

III. Controle é a mais complexa função administrativa porque envolve a orientação, assistência à execução, comunicação e motivação.

IV. A última fase do controle é a ação preventiva. Através dela, poderão ser revistos os objetivos alcançados e traçados novos rumos.

 

a) V, V, V, F.

b) F, F, V, V.

c) V, V, F, F.

d) V, V, F, V.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

Questão 10: Provas: FUNCAB – 2016 – ANS – Técnico Administrativo

Considerando as funções do administrador como um processo sequencial, assinale a alternativa que contém a função que dá início a esse processo.

 

a) Direção

b) Organização

c) Planejamento

d) Coordenação

e) Controle

 

Respostas:

Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas

Novo!: Mapa Mental – Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

Questão 1: Provas: UFG – 2017 – UFG – Auxiliar Administrativo

Resposta:

Letra (a)

Comentário:

Cronogramas específicos = operacional

Cronograma geral = estratégico

 

Questão 2: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF – Técnico em Secretariado

Resposta:

Errado

Comentário:

Escola Clássica – Fayol

  1. Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
  2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
  3. Comanda: Dirigir e orientar o pessoal.
  4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
  5. Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

 

Questão 3:Provas: FGV – 2017 – TRT – 12ª Região (SC) – Analista Judiciário – Área Administrativa

Resposta:

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APOSTILA SOLDADO BOMBEIRO PMBA/CBMBA 2019

Letra (a)

Comentário:

Função Organização: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

 

Questão 4: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF – Secretário Executivo

Resposta:

Certo

Comentário:

(PODC): Planejamento, Organização, Direção e Controle. Para conhecer as funções de um administrador de empresas, entenda o que cada função administrativa significa.

PLANEJAMENTO: define as atividades a serem realizadas e os resultados a serem alcançados.

ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

DIREÇÃO: é a função de dirigir a execução do planejamento, para atingir os objetivos da organização.

CONTROLE: analisa-se os resultados obtidos, se foram os planejados.

 

Questão 5: Provas: Quadrix – 2017 – CFO-DF – Técnico em Secretariado

 

Resposta:

Certo

Comentário:

PLANEJAMENTO

Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas. 

 

Questão 6: Provas: Câmara de Mongaguá – SP – 2016 – Câmara de Mongaguá – SP – Controlador Interno

Resposta:

Letra (c)

Comentário:

ORGANIZAÇÃO: organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

 

Questão 7: Provas: FCM – 2016 – IF Sudeste – MG – Tecnólogo em Processos Escolares

Resposta:

Letra (b)

Comentário:

Na teoria clássica de Fayol eram as seguintes funções administrativas:

  1. Prever: Visualizar o futuro e os recursos necessários traçando um programa de ação.
  2. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
  3. Comanda: Dirigir e orientar o pessoal para alcançar o máximo de retorno dos empregados. Concentra-se no funcionamento da empresa, segundo o interesse global do negócio.
  4. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos para facilitar o trabalho e para alcançar resultados positivos, ou seja, sincroniza coisas e ações em proporções adequadas e adapta os meios aos fins.
  5. Controlar: Certifica-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas. Conforme os planos, instruções e princípios.

 

Questão 8: Provas: FAU – 2016 – JUCEPAR – PR – Administrador

Resposta:

Letra (C)

Comentário:

CONTROLE:  Analisa os resultados obtidos verificando se foram os planejados. Monitora as atividades, determinando se a organização esta ou não em direção a suas metas.

 

Questão 9: Provas: IF-TO – 2016 – IF-TO – Assistente em Administração

Resposta:

Letra (c)

Comentário:

I. Verdadeiro

Planejar é definir os objetivos para alcançar a finalidade da empresa, decidir como alcançar, desenvolvendo planos de ações e programando as atividades para alcançar as metas definidas.

II. Verdadeiro

ORGANIZAÇÃO: Organiza-se os recursos disponíveis para realizar aquilo que foi planejado. Faz a distribuição das tarefas, das autoridades e dos recursos materiais entre os membros da organização.

III.  Falso

Na verdade a função mais complexa do processo administrativo é a Direção.

DIREÇÃO: Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados.

IV. Falso

CONTROLE : Esta diretamente ligado ao planejamento, nesta função devem ser avaliados os progressos da empresa em seus objetivos e feitas as devidas correções (ação corretiva)para garantir que os resultados sejam satisfatórios. O erro está em dizer que a última fase do controle é a ação preventiva, quando na verdade é a ação corretiva.

 

Questão 10: Provas: FUNCAB – 2016 – ANS – Técnico Administrativo

Resposta:

Letra (c)

Comentário:

Função que dá início ao processo:

– Planejamento

-Organização

-Direção

-Controle

PODC

Caso queira relembrar a teoria para fazer estas questão: Funções administrativas

Novo!: Mapa Mental – Funções Administrativas: planejamento, organização, direção e controle

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *