Menu fechado

Sistema de bancos-sombra (Shadow banking)

Sistema de bancos-sombra (Shadow banking)

 

 

O Sistema de bancos-sombra (Shadow banking), também conhecido como sistema bancário paralelo, é um sistema financeiro não bancário que fornecem serviços parecidos aos dos bancos comerciais e também são supervisionados, mas tem regulação própria e mais simples que as dos bancos tradicionais.

O sistema financeiro bancário recebe depósitos e são seguros, pois os bancos precisam ter patrimônio líquido suficiente para cobrir todos os seus compromissos financeiros e devem verificar os clientes para que não haja dinheiro ilegal.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Já o Sistema de bancos-sombra (Shadow banking), não recebe depósitos, por isso, não tem necessidade de ter patrimônio líquido suficiente para garantir seus compromissos, tornando a aplicação mais arriscada.

Como os bancos tradicionais são totalmente regulamentados com garantia do Governo acaba tornando o dinheiro mais caro e com rentabilidade menor do que as dos bancos-sombra fazendo com que este sistema cresça exponencialmente na ordem dos trilhões de dólares. Calcula-se que hoje ele atinge 40% dos ativos financeiros não bancários ao redor do mundo.

Bancos de investimentos, factoring (antecipação de receitas), fundos Hedge (fundos de investimentos mais arriscados), companhias de seguros e fundos de capital privado são alguns exemplos de bancos-sombra.

Os Bancos de investimento, por exemplo, é um banco diferente dos bancos tradicionais, pois recebe dinheiro de investidores e não através de depósitos, por isso, tem menos regulação e consequentemente menos garantias governamentais.

Estes investidores procuram tem rendimentos mais elevados e por ter maior risco, o rendimento é melhor, por isso, a atenção é redobrada por parte dos investidores.

O Sistema de bancos-sombra (Shadow banking) também são formados por instituições que fornecem crédito para pessoas que normalmente não conseguem crédito em instituições financeiras regulares.

A preocupação maior dos agentes financeiros é que como esta prática está aumentando muito, poderá criar crises financeiras pelo mundo, pois é muito investimento sem garantia. Muitos atribuem a responsabilidade da crise financeira de 2008 nos Estados Unidos à prática do shadow banking.

E-books GRATUITOS e Apostilas com preços IMPERDÍVEIS. APROVEITE !!

APOSTILA BANCO DO BRASIL 2021 - ESCRITURÁRIO - AGENTE COMERCIAL (NOVA)

APOSTILA OPÇÃO BANCO DO BRASIL 2021 - ESCRITURÁRIO - AGENTE COMERCIAL

CURSO BANCO DO BRASIL 2021 ESCRITURÁRIO - AGENTE COMERCIAL

APOSTILA  SEJUSP-MG 2021 COMECE A  SE PREPARAR AGORA!

Apostila MP-RS 2021

Apostila CBM-AL 2021 Não Perca!!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *