Menu fechado

Ética, moral, valores e virtudes

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

APOSTILA CONCURSO CAIXA 2021

Apostila INSS preparatória 2021 COMECE A SE PREPARAR AGORA!!

APOSTILA PC-RJ 2021 INVESTIGADOR

Ética aplicada: Ética, moral, valores e virtudes

 

 

Ética

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Pode-se considerar a ética como um tipo de postura e o que se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana.

Trata-se de uma maneira de lidar com as situações da vida e do modo como estabelecemos relações com outra pessoa. Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais.

A palavra “ética” também pode ser definida como um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano na tentativa de explicar as regras morais de forma racional e fundamentada. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral, podendo-se afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e questiona sobre as regras morais.

A ética é subjetiva e teórica

Moral

A moral pode ser definida como o conjunto de regras aplicado no cotidiano e que é utilizado constantemente por cada cidadão. Tais regras orientam cada indivíduo que vive na sociedade, norteando seus julgamentos sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, e suas ações.

Assim sendo, a moral é fruto do padrão cultural vigente e reúne as regras tidas como necessárias para a boa convivência entre os membros pertencentes a uma determinada sociedade. (Pode variar de uma sociedade para outra)

A moral é constituída pelos valores (regras) previamente estabelecidos pela própria sociedade e os comportamentos socialmente aceitos e passíveis de serem questionados pela ética. Pode-se afirmar que, ao falarmos de moral, os julgamentos de certo ou errado dependerão do lugar onde se está. Estes valores orientam as pessoas a agirem e julgarem o que é moral ou imoral, certo ou errado e bom ou mau.

A moral é objetiva e prática

A ética é uma reflexão da moralidade

Diferença entre ética e moral

A ÉTICA e MORAL abrangem diferentes significados. A ÉTICA está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano social. Por outro lado, a MORAL está associada aos costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

No sentido prático, as finalidades da Ética e da Moral são muito semelhantes; são ambas responsáveis pela construção das bases que vão guiar a conduta humana, determinando o caráter, altruísmo e virtudes, para ensinar a melhor forma de agir e se comportar adequadamente em uma sociedade.

Exemplo prático:

Um indivíduo em situação de miséria que encontrar, caída na rua, uma carteira e decidir utilizar o cartão de crédito nela guardado para adquirir medicamentos ao seu filho terá agido de acordo com princípios morais (finalidade maior/variável por indivíduo) e contra as normas éticas (sempre as mesmas, independentemente da situação).

 

Valores/ princípios

São fundamentos éticos com o ideal de perfeição. São nossos ideais.

 

Igualdade:

Este princípio diz que todas as pessoas são iguais e por isso, devem ser tratadas iguais sem preferências alguma. Todas as pessoas devem ter as mesmas oportunidades, direitos e deveres.

Aristóteles dizia que o princípio da igualdade não é tratar todos iguais e sim que os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de maneira desigual na medida de sua desigualdade. Na prática se houver desigualdade devemos tratar de forma desigual para reduzir esta desigualdade.

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

APOSTILA CONCURSO CAIXA 2021

Apostila INSS preparatória 2021 COMECE A SE PREPARAR AGORA!!

APOSTILA PC-RJ 2021 INVESTIGADOR

Liberdade:

Liberdade significa o direito de agir segundo a sua vontade, mas deve ser usada com responsabilidade para não prejudicar  outra pessoa ou ferir princípios éticos e legais. Temos por exemplo a liberdade de expressão na qual podermos falar sobre nossas opiniões sem ser censurado. Mas esta liberdade tem limites quando esta opinião discrimina pessoas, ou grupos com declarações injuriosas e difamatórias. É o poder que qualquer pessoa pode usar, mas nos limites da lei.

Solidariedade/ fraternidade:

É um sentimento em relação ao sofrimento dos outros, é ajudar as pessoas que precisam de ajuda. É uma responsabilidade mútua, onde todos se sentem responsável um pelos outros cooperando entre si. São pessoas em uma situação melhor ajudando outras que estão em situação pior que a sua.

Honestidade:

Ser honesto é ser verdadeiro, ou seja, não mente e não engana. É uma pessoa que tem dignidade. Ele é contra a Lei de Gerson, aquele da propaganda que estimulava as pessoas a levarem vantagem e serem espertas. É observador das regras morais.

A honestidade é ligada à pessoa íntegra, decente e de honra, é uma pessoa que tem a coragem de cumprir com suas obrigações corretamente, mesmo que gere alguma consequência, pois é uma pessoa de moral elevado.

Justiça:

É um princípio que mantém a ordem social, é ser justo com todos respeitando o princípio da igualdade, onde todos somos iguais. A justiça é “cega” buscando a igualdade de todos perante a lei. A pessoa justa se preocupa com o bem-estar de todos e não apenas o seu.

Responsabilidade:

É ser responsável e responder por seus atos, mesmo que algo saia errado.

Respeito:

É o ato de respeitar e ter consideração ao próximo. O respeito faz a pessoa não ter atitudes perversas contra outra. A pessoa deve respeitar para ser respeitado. Respeitar é não ofender ou discriminar outra pessoa por que ela pensa ou vive diferente de você (se o viver ou pensar dela não desrespeitem outras pessoas).

 

Virtudes

 

Virtude intelectual: Ligados à inteligência. Aprender através do diálogo e reflexão com o objetivo de ter um conhecimento verdadeiro.

Virtudes morais: Ligados ao bem através de um comportamento moral. É a vontade de uma pessoa de fazer o bem. São bons hábitos constantes com o objetivo de fazer o bem.

Virtude é quando você junta valores morais em sintonia perfeita com a vontade humana.

É ter uma boa conduta.

 

Benevolência: demostrar boa vontade em relação a outra pessoa

Autoconfiança: Segurança no agir. Tranquilidade e prudência.

Coragem: Determinação e controle do medo

Desapego: ausência de preconceitos

Determinação: firmeza e perseverança;

Disciplina: obediência às regras

Empatia: Compreender as pessoas de colocando no lugar do outro;

Generosidade: sempre preparado a ajudar

APOSTILA TJ-RO 2021 NÃO PERCA!!

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

APOSTILA CONCURSO CAIXA 2021

Apostila INSS preparatória 2021 COMECE A SE PREPARAR AGORA!!

APOSTILA PC-RJ 2021 INVESTIGADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *