Os bancos na Era Digital: Atualidade, tendências e desafios
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Mas o que é era digital?
Conhecida também como era da informação ou era tecnológica, é um período de tempo onde a distribuição de informações é otimizada produzindo tecnologias que ajudam a todos a se comunicar e trabalhar.
É uma revolução industrial que tomou força a partir do século XX, com o desenvolvimento da informática e consequentemente da internet. Hoje faz parte do dia a dia de todas as pessoas, onde conversamos, nos divertimos, estudamos, trabalhamos e fazemos movimentações financeiras através de um computador, notebook e principalmente através de um celular (smartphone).
Os Bancos na era digital
A cada dia, utilizamos menos os bancos físicos, pois na era digital necessitamos de agilidade no atendimento com soluções rápidas. Por causa disso, os serviços bancários estão cada vez mais presente na internet, inclusive com bancos totalmente digitais, ou seja, sem uma sede física para o cliente acessar.
Pesquisas como a da Febraban de Tecnologia Bancária 2019 revelou que, entre 2017 e 2018, as transações realizadas por meio de canais digitais cresceram 16%, totalizando 60% das transações bancárias.
Uma dúvida recorrente é se banco digitalizado é a mesma coisa que banco digital.
Eles não são a mesma coisa. A diferença entre eles é que um banco digitalizado é um banco tradicional, ou seja, tem também o atendimento físico, e oferece serviços digitais como o internet e mobile banking, e o banco digital é um banco que todos os seus serviços são oferecidos digitalmente, ou seja, não tem sede física de atendimento ao cliente.
Atualidades e tendências
Hoje temos:
As fintechs, que são empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia, com potencial para criar novos modelos de negócios. Atuam por meio de plataformas online e oferecem serviços digitais inovadores relacionados ao setor.
As fintechs são diferentes de um banco digital, por que se especializam em um determinado tipo de serviço financeiro, já o banco digital tem basicamente todos os tipos de serviços bancários, como abertura de contas, venda de produtos bancários ou empréstimos. Temos como exemplo de banco digital o Nubank.
O Internet Banking, que é um canal para você acessar seu banco e ter informações de sua conta corrente, poupança, movimentar valores ou outros serviços através da internet por meio de um computador.
O Mobile banking que são serviços bancários oferecidos através de um aplicativo do banco baixado e instalado em dispositivos móveis como celulares ou tablets por exemplo.
PIX: Meio de pagamento instantâneo gratuito e seguro criado pelo Banco Central.
E o Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.
Esta migração para era digital trouxe muitas vantagens para o cliente como:
Agilidade no atendimento, sem precisar enfrentar filas
Maior controle financeiro: Acesso instantâneo a saldos e extratos
Comodidade: Pagamentos de contas sem precisar sair de casa, transferências de valor e recarga de celular
Desafios para o setor bancários na era digital
Com a grande expansão dos serviços para os meios digitais os bancos passaram a ter alguns desafios como:
Aumentar as vendas de produtos e serviços
Tornar o serviço cada vez mais fácil de usar e rápidos
Oferecer serviços cada vez mais personalizados e com soluções inovadoras (parceria com fintechs)
E aumentar cada vez mais a segurança do serviço (ameaças constantes)
Realizar operações de forma mais eficiente e com menos erros
Regulamentação: LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.