Aprendizagem e sustentabilidade organizacional
Aprendizagem Organizacional
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
O que é a Aprendizagem Organizacional?
É um processo de aprendizado onde se soma todos os conhecimentos adquiridos pelo indivíduo, tanto os conhecimentos formais adquiridos através de capacitações, como os informais adquiridos através de suas experiências no dia a dia.
Resumindo é a soma dos conhecimentos técnicos adquiridos através de estudos e suas experiências práticas adquiridas através da observação do dia a dia.
Estes conhecimentos formais e informais identificam os pontos positivos e negativos entre os colaboradores e ajudam a empresa a criar um modelo de gestão que é aplicado na rotina de seus colaboradores, tornando-os mais eficiente e engajado.
Existem teorias que dizem que apenas 10% de nossos conhecimentos são adquiridos através dos estudos formais e o restante através do dia a dia, relacionamentos com as pessoas e troca de ideias e informações.
Sustentabilidade organizacional
O que é Sustentabilidade organizacional?
Quando se fala de sustentabilidade organizacional, estamos falando sobre uma organização se manter viva no mercado, ou seja, lucrativa com o passar dos anos.
Hoje mais do que nunca a empresa deve se manter sustentável, mas com responsabilidade socioambiental, ou seja, ela deve se manter lucrativa, mas respeitando o meio ambiente e a sociedade.
A sustentabilidade indica que a preocupação das empresas deve ir além da produção e da geração de dividendos, devendo se debruçar sobre questões que proporcionem o bem-estar dos seus empregados, associadas à preocupação com a comunidade da qual fazem parte esses mesmos empregados.
Na perspectiva de uma crítica ao modelo tradicional de sustentabilidade, o objetivo de um ambiente organizacional externo e interno sustentável é que as pessoas sejam consideradas o alvo principal da garantia de uma vida saudável, tanto econômica e politicamente quanto do ponto de vista da saúde física e emocional.
Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Sustentabilidade Econômica:
É a empresa se manter lucrativa no passar dos anos. Nesta sustentabilidade o objetivo é financeiro a longo prazo. Os princípios gerenciais da sustentabilidade são o enfoque sistêmico e a visão de longo prazo.
Enfoque sistêmico é entender a variedade e interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos; É achar soluções para problemas complexos.
Sustentabilidade Ambiental:
Preservação do meio ambiente. Net zero diminuir os resíduos gerados pela empresa e seus parceiros e clientes.
Sustentabilidade Social:
Ajudar a tornar a sociedade mais justa e igualitária. Desenvolver ou incentivar projetos para inclusão e igualdade social.
Quando a empresa tem uma visão socioambiental acaba melhorando sua imagem aumentando sua credibilidade junto à sociedade e consequentemente melhorando seu posicionamento junto a seus clientes.