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Motivação, comunicação e liderança – Parte 1

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Motivação, comunicação e liderança – Parte 1

 

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Hoje está bem claro para as empresas a importância que as pessoas têm para atingir os objetivos da organização. Podemos dizer que seus colaboradores são o maior patrimônio da empresa.

Hoje as empresas precisam não só de colaboradores qualificados, mas de colaboradores comprometidos.

Por causa disso, as empresas procuram cada vez mais descobrir o que motiva um funcionário e o que podem fazem para aumentar o seu comprometimento com a organização.

Motivação

É a vontade verdadeira para realizar alguma coisa. Ele percebe que realizando isso, ele terá satisfeito sua necessidade pessoal. O administrador tem que ter noção de como estimular seus colaboradores a alcançarem seus interesses dentro do ambiente da empresa.

Segundo Chiavenato, Motivação “É tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma, ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”. (caiu em concurso – Ano: 2019 Banca: IBADE Órgão: IBGE);

Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência de esforços de uma pessoa para alcançar um objetivo. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: IBGE);

A motivação dentro do ambiente organizacional estimula positivamente o agir dos colaboradores e com isso, um melhor resultado da organização.

Quando a empresa tem uma estratégia motivacional, ela terá melhores resultado vindo dos colaboradores.

É mais do que sabido que, colaboradores motivados trabalham mais e melhor e com isto, os resultados também são melhores.

Motivação para o trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa.

Desempenho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de algum esforço intelectual ou físico.

 

Motivos internos e externos

Segundo Maximiano, “a motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente (motivos externos).”

Motivos internos têm por objetivo definir os fatores e características pessoais que afetam a motivação e o desempenho. São seus interesses, valores e habilidades.

Motivos externos têm por objetivo definir o papel do trabalho e do ambiente de trabalho na motivação e no desempenho. São estímulos ou incentivos que o ambiente oferece ou objetivos que a pessoa persegue. Recompensa ou punições oferecidas pelo ambiente.

Resumindo: A motivação para o trabalho é uma combinação entre os motivos internos das pessoas e os estímulos do ambiente (motivos externos).

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Mudanças na Organização:

Porque os colaboradores resistem a mudanças na organização.

  • Medo de perder algo de valor;
  • Resistência individual;
  • Medo do desconhecido;
  • Crença de que a mudança não é boa para a organização
  • Mudança na função de trabalho
  • Falta de apoio ou confiança nos líderes
  • Hábitos

 

Pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Maslow ou Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas é um conceito da psicologia muito presente no meio corporativo e é aplicado como forma de gestão do conhecimento e de Recursos Humanos.

A teoria da hierarquia das necessidades, também conhecida como Pirâmide de Maslow, consiste na ideia de que as necessidades devem ser supridas de forma hierárquica, sendo necessário que as mais básicas sejam satisfeitas, como a fome, para que as mais complexas, como a autorrealização, sejam tratadas. Em relação a essa teoria, é correto afirmar que ela ficou conhecida no campo da administração associada aos estudos relativos à motivação humana. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: IBGE);

Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

Segundo a Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho podem ser o próprio trabalho e as condições deste.

Para Herzberg existem dois fatores que impactam na satisfação e motivação dos colaboradores:

Fatores motivacionais (questões interpessoais) e fatores higiênicos (condições de trabalho).

Fatores motivacionais (questões interpessoais):

São aspectos pessoais, como o reconhecimento das pessoas, possibilidade de crescimento, um bom ambiente físico de aprendizagem por exemplos. Por ter um aspecto pessoal, vários colaboradores terão motivos diferentes. Além disso, a liberdade que cada um possui, a autonomia, as metas e os objetivos, entre outros pontos, o que, segundo Herzberg, também possui um forte peso na satisfação, motivação, engajamento e produtividade do colaborador.

Fatores higiênicos (condições de trabalho):

Segundo a teoria de Herzberg, as condições de trabalho de um colaborador interferem diretamente em sua motivação para ir à empresa todos os dias e realizar o que precisa ser feito. Estes fatores estão relacionados com a empresa, ou seja, condições de trabalho, remuneração, ambiente físico, benefícios, relações pessoais e etc….

Motivação intrínseca e motivação extrínseca

 

Motivação intrínseca: também conhecida como motivação interna e genuína, está relacionado à força interior, onde não há um incentivo externo para que o colaborador queira executar a tarefa, e sim uma satisfação pessoal em realizar a tarefa. Normalmente, a motivação interna está associada a metas, objetivos e projetos pessoais do colaborador.

Motivação extrínseca: também conhecida como motivação externa, ou seja, tem tudo a ver com o ambiente. É o clima organizacional, premiações, bônus, treinamentos e benefícios, dentre outros fatores externos.

Em relação à motivação podemos dizer que existem 2 tipos de força que agem sobre o comportamento motivado: a positiva que impulsiona a pessoa em direção ao estímulo e a negativa que afasta a pessoa do estímulo. (caiu em concurso – Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: IBGE);

No próximo vídeo falarei sobre Comunicação

AVANÇAR PARTE 2 – COMUNICAÇÃO

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