Menu fechado

Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

APOSTILA PARA TODOS OS CARGOS LIQUIGÁS 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CONCURSO ADAF-AM 2018

Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo

MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO

Com base na análise cuidadosa das atividades da instituição, aliada à observação de como os documentos é solicitados ao arquivo, é possível definir-se o método principal a ser adotado e quais os seus métodos auxiliares.

Os métodos de arquivamento tem duas classes:  Métodos básicos e métodos padronizados

Métodos Básicos: Alfabético, geográfico, numérico e ideográficos

Métodos padronizados: Variadex, automático, Soundex, Mnemônico e Rôneo.

Nesta postagem não estarei abordando os métodos padronizados, mas caso queira aprofundar mais o assunto veja esta postagem: Métodos padronizados de arquivamento.

Métodos Básicos:

Em cada caso pode-se organizar os Arquivos em:

1) Ordem Alfabética (por nome)

2) Ordem Geográfica (por local ou procedência)

3) Ordem Numérica (por números simples ou cronológica)

4) Ordem Ideográfico ou temático (de assunto)

 

Estes métodos pertencem a dois grandes sistemas: direto e indireto.

Sistema direto é aquele em que a busca é realizada diretamente no local onde estão guardados os documentos. Ordem alfabética e Ordem geográfica.

Sistema indireto é aquele em que, para se ter acesso aos documentos guardados, primeiro têm se de consultar um índice ou código. Ordem numérica e Ordem ideográfico.

OBS.: Não devemos esquecer do sistema Semidireto que utiliza combinações de letras e números para classificar (Alfanumérico).

1) Ordem Alfabética (por nomes) – Sistema Direto

Continua na parte 2

 

DICA: Não se esquece de fazer as questões comentadas para fixar melhor o conteúdo

Sobre Gestão de documentos:

 

APOSTILA PARA SOLDADO DA PM-SP 2018

APOSTILA DO MPU 2018 ESPECIALIDADE ADMINISTRAÇÃO

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

10 Comentários

  1. UELBER

    VOU FAZER O CONCURSO SAAE -SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO- VALENÇA\BA. 2017.
    ESTAR COBRANDO SOBRE ARQUIVOLOGIA:”PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA”.

    SERÁ QUE VAI CAIR OS PRINCIPIOS APENAS?

    OBRIGADO

  2. Filipe Nunes da Silva

    Ótimo blog, parabéns!
    Estarei fazendo o concurso do Superior Tribunal Militar (STM 17) e se puder passar algo direcionado para esse concurso ficarei grato.
    Desde já, obrigado pela atenção!

    • eder carlos

      Oi Filipe obrigado pelo comentário. Até a semana que vem irei começar a atualizar este concurso, cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações.
      Abraços

  3. eliene pereia

    irei fazer o concurso da aged. e o edital pede apenas:conceiots fundamentais de arquivologia.comunicaçao institucional;atos de correspondencia.gestao de documentos.metodos de arquivo.entao devo aprofundar somente esses assuntos air e nao na arquivologia por completa.

    • eder carlos

      Oi Eliene, normalmente as bancas não podem fugir do que esta no edital, senão a questão pode ser cancelada. O que te sugiro é estudar apenas o que esta no edital e fazer muitos exercícios principalmente da FCC para entender melhor como ela pensa.
      Abraços e espero ter ajudado

  4. Andreza Soares

    Olá, vou fazer concurso de auxiliar em administração da UFMG e a matéria é :

    NOÇÕES DE ARQUIVO FUNDAMENTOS DA ARQUIVOLOGIA: Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo (características, gênero, espécie, tipo, natureza do assunto). Conceituação e caracterização dos arquivos. Natureza da entidade produtora. Princípios arquivísticos. Teoria das três idades.
    GESTÃO DE DOCUMENTOS: Fases da gestão de documentos (produção, utilização e destinação). Funções, rotinas e serviços arquivísticos nas idades corrente e intermediária (protocolo, classificação e ordenação, arquivamento, acondicionamento e armazenamento, empréstimo e consulta, avaliação, eliminação, transferência). Instrumentos de Gestão de Documentos (Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos).
    ARQUIVO PERMANENTE: Funções, rotinas e serviços arquivísticos na idade permanente (recolhimento, arranjo, consulta, disseminação e acesso). LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA: Legislação, diretrizes e orientações arquivísticas provenientes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

    • eder carlos

      Oi Andreza estou atualizando este concurso neste link: http://centraldefavoritos.com.br/2018/03/22/concurso-publico-ufmg-2018-conteudo-programatico/
      Eu atualizo vários concursos ao mesmo tempo e as vezes demoro de colocar os links nas postagens, inclusive de matérias já atualizadas.
      Na barra lateral do site tem matérias de arquivologia e estão em ordem alfabética e escrito exatamente como é pedido nos concursos para facilitar a busca. Inclusive tem matérias que você vai estudar. Vou ver se consigo atualizar mais matérias de arquivologia esta semana para poder te ajudar
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *