Menu fechado

Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo

APOSTILAS PARA O CONCURSO SEAP-MG 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALBA 2018

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo

MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO

Com base na análise cuidadosa das atividades da instituição, aliada à observação de como os documentos é solicitados ao arquivo, é possível definir-se o método principal a ser adotado e quais os seus métodos auxiliares.

Os métodos de arquivamento tem duas classes:  Métodos básicos e métodos padronizados

Métodos Básicos: Alfabético, geográfico, numérico e ideográficos

Métodos padronizados: Variadex, automático, Soundex, Mnemônico e Rôneo.

Nesta postagem não estarei abordando os métodos padronizados, mas caso queira aprofundar mais o assunto veja esta postagem: Métodos padronizados de arquivamento.

Métodos Básicos:

Em cada caso pode-se organizar os Arquivos em:

1) Ordem Alfabética (por nome)

2) Ordem Geográfica (por local ou procedência)

3) Ordem Numérica (por números simples ou cronológica)

4) Ordem Ideográfico ou temático (de assunto)

 

Estes métodos pertencem a dois grandes sistemas: direto e indireto.

Sistema direto é aquele em que a busca é realizada diretamente no local onde estão guardados os documentos. Ordem alfabética e Ordem geográfica.

Sistema indireto é aquele em que, para se ter acesso aos documentos guardados, primeiro têm se de consultar um índice ou código. Ordem numérica e Ordem ideográfico.

OBS.: Não devemos esquecer do sistema Semidireto que utiliza combinações de letras e números para classificar (Alfanumérico).

1) Ordem Alfabética (por nomes) – Sistema Direto

Continua na parte 2

 

DICA: Não se esquece de fazer as questões comentadas para fixar melhor o conteúdo

Sobre Gestão de documentos:

 

APOSTILAS para todos os cargos concurso SED MS 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALBA 2018

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS ALEGO 2018

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

10 Comentários

  1. UELBER

    VOU FAZER O CONCURSO SAAE -SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO- VALENÇA\BA. 2017.
    ESTAR COBRANDO SOBRE ARQUIVOLOGIA:”PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ARQUIVOLOGIA”.

    SERÁ QUE VAI CAIR OS PRINCIPIOS APENAS?

    OBRIGADO

  2. Filipe Nunes da Silva

    Ótimo blog, parabéns!
    Estarei fazendo o concurso do Superior Tribunal Militar (STM 17) e se puder passar algo direcionado para esse concurso ficarei grato.
    Desde já, obrigado pela atenção!

    • eder carlos

      Oi Filipe obrigado pelo comentário. Até a semana que vem irei começar a atualizar este concurso, cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações.
      Abraços

  3. eliene pereia

    irei fazer o concurso da aged. e o edital pede apenas:conceiots fundamentais de arquivologia.comunicaçao institucional;atos de correspondencia.gestao de documentos.metodos de arquivo.entao devo aprofundar somente esses assuntos air e nao na arquivologia por completa.

    • eder carlos

      Oi Eliene, normalmente as bancas não podem fugir do que esta no edital, senão a questão pode ser cancelada. O que te sugiro é estudar apenas o que esta no edital e fazer muitos exercícios principalmente da FCC para entender melhor como ela pensa.
      Abraços e espero ter ajudado

  4. Andreza Soares

    Olá, vou fazer concurso de auxiliar em administração da UFMG e a matéria é :

    NOÇÕES DE ARQUIVO FUNDAMENTOS DA ARQUIVOLOGIA: Conceituação e caracterização dos documentos de arquivo (características, gênero, espécie, tipo, natureza do assunto). Conceituação e caracterização dos arquivos. Natureza da entidade produtora. Princípios arquivísticos. Teoria das três idades.
    GESTÃO DE DOCUMENTOS: Fases da gestão de documentos (produção, utilização e destinação). Funções, rotinas e serviços arquivísticos nas idades corrente e intermediária (protocolo, classificação e ordenação, arquivamento, acondicionamento e armazenamento, empréstimo e consulta, avaliação, eliminação, transferência). Instrumentos de Gestão de Documentos (Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos).
    ARQUIVO PERMANENTE: Funções, rotinas e serviços arquivísticos na idade permanente (recolhimento, arranjo, consulta, disseminação e acesso). LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA: Legislação, diretrizes e orientações arquivísticas provenientes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

    • eder carlos

      Oi Andreza estou atualizando este concurso neste link: http://centraldefavoritos.com.br/2018/03/22/concurso-publico-ufmg-2018-conteudo-programatico/
      Eu atualizo vários concursos ao mesmo tempo e as vezes demoro de colocar os links nas postagens, inclusive de matérias já atualizadas.
      Na barra lateral do site tem matérias de arquivologia e estão em ordem alfabética e escrito exatamente como é pedido nos concursos para facilitar a busca. Inclusive tem matérias que você vai estudar. Vou ver se consigo atualizar mais matérias de arquivologia esta semana para poder te ajudar
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *