Administração de Materiais e Patrimônio
Recursos materiais:
Definição: Recursos Materiais são os materiais usados pela empresa em seu processo diário para produzir até o seu produto final. Matéria prima + material em processamento (material utilizado durante o processo produtivo). Ela integra o sistema logístico da empresa.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
QUESTÕES DE CONCURSOS SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO
Sequência de operação: Identificação do fornecedor, compra do bem, recebimento, transporte interno e acondicionamento, transporte durante o processo produtivo, armazenagem como produto acabado e distribuição ao consumidor final.
Gestão de materiais: Consiste em dispor os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo, à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo.
O objetivo da administração de materiais é determinar o que, quando, como e quanto comprar, ao menor custo, desde a compra junto ao fornecedor até a entrega ao cliente final. O fluxo de distribuição dos produtos deve ser constante, sem interrupções. As principais funções da administração de material são: comprar, armazenar, controlar e distribuir.
Recursos patrimoniais:
Definição: Recursos Patrimoniais são bens da empresa como os prédios, equipamentos, instalações, e veículos
Sequência de operações: Identificação do fornecedor, compra e recebimento do bem, conservação, manutenção e alienação.
Uma das atividades mais importantes na administração dos recursos patrimoniais é registrar e controlar todos os bens patrimoniais da empresa.
Para que a gestão de materiais possa desenvolver-se com melhor acuracidade e perfeito controle, torna-se necessário classificar e codificar todos os bens pertencentes à empresa.
O objetivo da classificação e codificação de materiais e bens é simplificar, especificar e padronizar com uma numeração todos os bens da empresa, tanto os materiais como os patrimoniais.
Após o bem estar codificado, recebe uma plaqueta com sua numeração e controle.
Os recursos patrimoniais também são divididos em móveis e imóveis. Móveis são aqueles que podem ser movimentados, deslocados de posição sem que percam sua constituição física (máquinas, veículos, móveis etc.). Imóveis são aqueles que, se forem movidos ou deslocados do local, perdem sua forma física, ou não podem ser deslocados – prédios, pontes, terrenos e jazidas.
Objetivo da administração de materiais e patrimônio: