Menu fechado

Ética e democracia: exercício da cidadania

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

CONCURSO PC-DF 2020 SAIU O EDITAL!

APOSTILA PARA AGEPEN- RR - 2020 SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA PARA DEPEN 2020

APOSTILA PARA AGENTE DE POLÍCIA PC-DF 2020

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL

Ética e democracia: exercício da cidadania

 

ÉTICA E DEMOCRACIA

 

ÉTICA: Uma conduta ética pode ser um tipo de comportamento mediado por princípios e valores morais. Nesse sentido, trata-se de uma reflexão sobre a moral, podendo-se afirmar que a ética é a parte da filosofia que estuda a moral, pois reflete e questiona sobre as regras morais.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

DEMOCRACIA: Etimologicamente, o termo democracia vem do grego demokratía, em que demo significa povo e kratía, poder. Logo, a definição de democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo.

CIDADANIA: Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos do cidadão aumentam na mesma proporção de seus deveres perante a sociedade.

Exercer a cidadania plena é quando o cidadão tem direitos civis, políticos e sociais. Ou seja, é a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas e socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.

 

Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia

 

Hoje vivemos novamente com a democracia e retorno da ética e apesar de muitas coisas ainda precisarem ser mudadas, já estão começando a prenderem políticos por corrupção e desvio de dinheiro objetivando a moralidade e interesse público.

Muitos criticam a Constituição de 1988, mas com ela foi restaurada a democracia como regime político depois da ditadura militar.

A essência da democracia é dar poder ao povo para interferir no Estado. Esta interferência se dá através do voto, onde o povo diz quem eles querem que comande o Estado.

Mas não é um cheque em branco, pois os escolhidos vem prestar contas de seus atos no poder.

O povo espera de seus governantes um comportamento ético adequados à função pública.

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

CONCURSO PC-DF 2020 SAIU O EDITAL!

APOSTILA PARA AGEPEN- RR - 2020 SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA PARA DEPEN 2020

APOSTILA PARA AGENTE DE POLÍCIA PC-DF 2020

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL

A sociedade através de seus valores éticos e morais, devem acompanhar seus representantes para que eles ajam de acordo com este valores e trabalhem sempre observando o interesse público.

Conforme o artigo 14º da Constituição Federal:

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

I – plebiscito;

II – referendo;

III – iniciativa popular.

O cidadão exerce a democracia de forma indireta através do voto, pois as pessoas vão exercer sua democracia por meio de seus representantes eleitos e de forma direta através de plebiscito, referendo e iniciativa popular, podemos então dizer que a democracia no Brasil é semidireta.

 

EXERCÍCIO DA CIDADANIA

 

Na Constituição Federal em seu título I, artigo 1º, que trata sobre os princípios fundamentais, consta que um dos fundamentos é a cidadania, que significa que todos os cidadãos tem o direito de participar da vida do país.

No parágrafo único do artigo 1º temos também: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

O Exercício da cidadania, não é só direitos, mas também deveres, e um dos principais é votar.

Os direitos do cidadão aumentam na mesma proporção de seus deveres perante a sociedade.

 

O exercício da cidadania, como uso de direitos e desempenho de deveres, deve pautar-se por contornos éticos.

 

Exercer os direitos de cidadão, na verdade, está vinculado a exercer também os deveres de cidadão.

Ser cidadão é agir com ética assumindo a responsabilidade de suas ações e deveres perante a sociedade.

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

14 Comentários

  1. Gildete da Costa Rosas

    vou fazer o concurso municipal em Ji Parana Rondônia, me escrevi para o cargo de cuidador educacional para deficientes físicos e gostaria que me ajudasse em alguns conteúdos pois preciso muito passar nesse concurso.

    • eder carlos

      Oi Gildete dei uma olhada no edital e para a função que você vai fazer tenho muitas matérias aqui no site, principalmente de português, informática e legislação. Na barra lateral você encontrará as matérias em ordem alfabética para facilitar a busca. Qualquer dúvida faz outro comentário

  2. Priscila

    Vou fazer o concurso para o CRP em Joinville SC, o cargo é para Assistente Técnico, gostaria que me ajudasse com assuntos voltados mais para essa área.

  3. Priscila

    Vou fazer o concurso para o CRP em Joinville SC, o cargo é para Psicologo Assistente Técnico, gostaria que me ajudasse com assuntos voltados mais para essa área.

    • eder carlos

      Oi Priscila dei uma olhada no edital e verifiquei que nos conhecimentos básicos tenho quase todo o conteúdo aqui no site. Sobre o conteúdo específico para psicólogo eu infelizmente não posso ajudar, pois foco nível médio e além disso os conteúdos de nível superior é muito mais detalhado e específico de cada área. Olhei também se tinha alguma apostila na Opção mas também não encontrei. Vi também que praticamente é só legislação e com certeza você conseguirá o conteúdo na internet só que demandará um esforço maior, mas tenho certeza que você conseguirá atingir seus objetivos.
      Espero ter ajudado e se precisar de mais alguma coisa faz outro comentário
      abraços

  4. Claudete Barbosa Lamego

    vou fazer o concurso da Prefeitura de Ji-Parana tambem, cargo administrativo. Tem alguma sugestao para estudo?

  5. Rayane

    olá, realizarei o concurso do CRM-DF na área de assistente administrativo, poderia me ajudar com algumas dicas? a prova acontecerá esse mês.

    grata

  6. Roberta

    Boa noite, professor. Vou fazer o concurso do DEPEN, ficarei muito grata se o senhor poder me ajudar com algumas orientações. Desde já agradecida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *