Mercado Monetário
Muito se fala nos jornais, na televisão e na internet sobre um tal de Mercado Monetário, mas poucos entendem o que ele é. Vamos trazer um pouco do que é esse “mercado de moeda” e como ele funciona.
O Mercado Monetário é uma das subdivisões do Mercado Financeiro. O Mercado Monetário – ou mercado de moeda – é onde ocorrem as captações de recursos à vista, no curtíssimo e no curto prazo. Nesse mercado, atuam principalmente os intermediadores financeiros, negociando títulos e criando um parâmetro médio para taxas de juros do mercado.
O Mercado Monetário é constituído pelas instituições do mercado financeiro que possuem excedentes monetários e que estejam interessadas em emprestar seus recursos em troca de uma taxa de juros. Também é composto por aqueles agentes econômicos com escassez de recursos, que precisam de dinheiro emprestado para manter seu giro financeiro em ordem. É nesse ponto que chegamos a definir os prazos. No geral, as negociações com títulos e outros ativos no mercado monetário não ultrapassam os 12 meses. Por isso figuram nesse mercado, na grande maioria dos casos, os Certificados de Depósito Interbancário e as operações de empréstimo de curto prazo feitas com títulos públicos – operações compromissadas.
Liquidez, mas não a financeira!
O Mercado Monetário é marcado também pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central. Neste caso, a liquidez diz respeito ao volume de papel moeda em circulação, ou seja, ao volume de dinheiro que está transitando livremente na economia. Por exemplo: um grade fluxo de recursos pode trazer um custo menor para o dinheiro (taxas de juros baixas), porém um consumo muito forte (o que gera forte inflação no curto e médio prazos, desequilibrando nossa economia).
Portanto o Mercado Monetário é o grande responsável pela formação das taxas de juros – aTaxa Selic e o CDI, sendo também bem controlado pelo COPOM através de sua política monetária bem estabelecida. fonte: Finanças pessoais
O mercado monetário (money market) é um mercado especificamente para financiamentos e aplicações de curto prazo, no qual instrumentos financeiros de curto prazo como bilhetes do tesouro, papel comercial ou financiamentos inter-bancários são negociados.
O mercado monetário consiste essencialmente em instituições financeiras e brokers, que por sua vez podem intermediar os instrumentos de curto prazo por conta de outras instituições não-financeiras. Os prazos de financiamento e aplicações neste mercado são tipicamente abaixo de 13 meses.
Participantes
A principal fatia do mercado monetário consiste em bancos a emprestar e aplicar dinheiro entre si, usando papel comercial, repos e instrumentos similares, dando origem a taxas de referência como a Euribor ou a LIBOR.
Os instrumentos usados neste mercado são geralmente vistos como de muito baixo risco, um pressuposto que ultimamente tem sido ferido no caso do ABCP.
Além dos bancos, também intervêm neste mercado:
- Tradings;
- Fundos de tesouraria e money market;
- Bancos centrais;
- Condutas, SIVs.
Instrumentos transaccionados
- Bankers’ acceptance – Uma espécie de cheque emitido por um banco que é aceite por outros;
- Certificado de depósito – Um depósito a prazo num banco com uma maturidade específica.
- Repos – Empréstimos de curto prazo, por menos que duas semanas e frequentemente por apenas um dia, que consistem na venda de instrumentos financeiros com um acordo de recompra num preço fixo a uma determinada data;
- Papel comercial – Empréstimos sem garantia com uma maturidade de até 270 dias, usualmente transaccionam a desconto para o valor nominal, providenciando uma taxa de juro implícita;
- Depósitos em Eurodollars – Depósitos em USD num banco fora dos EUA.
- Depósitos no banco central – Depósitos junto do banco central por parte de bancos ou outras entidades depositárias.
- Bilhetes do tesouro – Dívida de curto prazo de um governo soberano, que é emitida com maturidades de 3 a 12 meses.
- Fundos de tesouraria – Portfolios de papéis de curta maturidade, e baixo risco, que compram instrumentos de mercado monetário para clientes de retalho ou institucionais.
fonte:thing fn
Para completar seus estudos veja também: Instituições do Sistema Financeiro Nacional — tipos, finalidades e atuação.
Obrigada! me ajudou muito num trabalho.
Fico feliz que tenha te ajudado.
Você poderia me dizer qual concurso você vai fazer?