Menu fechado

Raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

CONCURSO PC-DF 2020 SAIU O EDITAL!

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL

APOSTILAS PARA O CONCURSO DA CÂMARA DE IMPERATRIZ - MA

Raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal

Esta parte do Raciocínio lógico é muito interessante, pois dentro do conhecimento geral adquirido na escola e se lermos atentamente a questão buscando o padrão que foi desenvolvido a questão, você conseguirá resolver, pois é apenas uma questão de lógica certo?

O raciocínio lógico sequencial ou orientação sequencial vem normalmente com sequencias de números, letras, palavras ou figuras.

Já o raciocínio lógico espacial ou orientação espacial envolvem figuras, dados e palitos. O raciocínio espacial é uma habilidade importante que gera conceitos e soluções para problemas que surgem em áreas como arquitetura, engenharia, ciências, matemática, arte, jogos, e também no cotidiano. É preciso um bom raciocínio espacial para navegar pelas ruas, usar mapas, resolver quebra-cabeças ou jogar sinuca, decorar a casa, estudar geometria e física, ou simplesmente decidir se é possível fazer um sofá passar pela porta. 

O raciocínio lógico temporal ou orientação temporal envolve datas, calendário,ou seja, envolve o tempo.

A solução destes tipos de questões envolve pouca teoria, por isso, para adquirir conhecimento é necessário fazer o máximo de questões possíveis.

Coloquei várias questões para você praticar!

  1. Qual das Figuras (a, b, c, d) pode ser montada ao dobrar o seguinte modelo:

Raciocínio EspacialRespostas

 

2. Qual das Figuras (a, b, c, d) pode ser montada ao dobrar o modelo:

Raciocínio Espacial: Exercício 2Respostas

 

3. TCE/SP 2012 – FCC – AUXILIAR DE FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA II

Rafaela empilhou 125 peças brancas, todas com a forma de cubo de aresta 1 cm, de modo a formar um único cubo maior, de aresta 5 cm. Então, ela pintou todas as faces do cubo maior com tinta verde e, após a tinta secar, separou novamente as 125 peças. Ao examiná-las com cuidado, Rafaela percebeu que o número de peças que estavam com uma única face pintada de verde era igual a

A 48

B 54

C 72

D 90

E  98

 

4. RACIOCÍNIO LÓGICO – Calendário

(FCC – TRT 6ª Região 2012 – Analista Judiciário ) Em um determinado ano, o mês de abril, que possui um total de 30 dias, teve mais domingos do que sábados. Nesse ano, o feriado de 1º de maio ocorreu numa
a) segunda-feira.
b) terça-feira.
c) quarta-feira.
d) quinta-feira.
e) sexta-feira.

 

5. PREF. SOROCABA/SP 2012 – VUNESP – TÉCNICO DE CONTROLE ADMINISTRATIVO – PMS

O ano de 2012 é bissexto, e o dia 1.º de janeiro foi um domingo. O dia 1.º de janeiro de 2013 será uma terça-feira.
O dia 1.º de janeiro de 2017 será:

A um domingo

B uma terça-feira

 

Respostas e explicações na parte 2

CONTINUA NA PARTE 2

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

6 Comentários

  1. Lucimeire Almeida Rosa

    BOA NOITE POR FAVOR O QUE EU ESTUDO NO TOPICO EM DEDUZIR NOVAS INFORMAÇOES DAS RELAÇCOES FORNECIDAS E AVALIAR AS CONDIÇOES USADAS PARA ESTABELECER A ESTRUTURA DAQUELAS RELAÇOES

  2. VALERIA MOREIRA

    Olá, boa tarde!! Vou fazer o concurso da prefeitura de Jacareí, banca SHDias. Não cai matemática, mas cai raciocínio lógico e confesso que tem algumas coisas que nunca vi na vida como Avaliação de sequência lógica e coordenação viso-motora.

    conheci hoje seu site e vou estudar muito por aqui!!!

    • eder carlos

      Oi Valeria fico feliz por estar estudando aqui. Vou ver se começo a atualizar este concurso para te ajudar. Esta semana vou fazer uma postagem com o conteúdo deste concurso e organizarei os links das postagens para facilitar a localização delas. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Abraços

  3. Carlos

    opa.. quanto a questão 3… se você multiplicou as 9 faces centrais por 6 para chegar ao valor, você deveria ter multiplicado o total de faces (25) por 6 o que daria 150 cubos, mas… só se tem 125 cubos.. Como você explica isso???

    • eder carlos

      Oi Carlos para você visualizar melhor a questão faça um desenho no papel de 25 quadrados colados, isto seria cada lado do cubo. Elimine todos os quadrados dos cantos (vértice), pois eles serão pintados em dois lados. Sobrará nove quadrados. Todos os cubos do miolo (parte interna do cubão não serão pintados). O cubo tem seis lados, então é só multiplicar 9 x 6 que dará 54.
      Espero ter ajudado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *