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Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.

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Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.

 

Sobre as características das organizações formais que são a divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição da autoridade e da responsabilidade e racionalismo, veja o vídeo abaixo que eu explico melhor.

O que é uma estrutura organizacional

Define os setores, cargos e tarefas, além de quem são os superiores e subordinados e suas responsabilidades. A estrutura organizacional tem relação direta com os objetivos e estratégias da empresa. Ela é definida pela alta direção da empresa e contém a hierarquia da organização.

 

Tipos de estrutura organizacional:

Existem vários tipos de estrutura organizacional, mas as mais importantes são a estrutura organizacional linear, funcional e a linha-staff.

Estas três por serem as mais importantes e que costumam cair mais nos concursos, eu abordarei com mais detalhes.

Depois falarei resumidamente das outras estruturas organizacionais existentes, que são: Estrutura com base em projetos, estrutura matricial, estrutura tipo comissão ou colegiado, estrutura divisional e estrutura com base em função.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

No vídeo tem questões de concursos também

Estrutura organizacional Linear

 

É a estrutura mais antiga, tradicional, rígida e simples e que teve sua origem na organização militar. É o modelo verticalizado baseado na autoridade linear de cima para baixo, ou seja, inicia na alta administração e vai descendo de nível em forma de pirâmide.

As principais características desta estrutura é a hierarquia e a unidade de comando, ou seja, cada colaborador recebe orientação de um único chefe. Por ser centralizada as decisões acaba sobrecarregando o líder. Tem linhas formais de comunicação, que geralmente são de cima para baixo conforme o organograma da empresa e as decisões são centralizadas.

São características da estrutura organizacional linear as Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações.

Estrutura em linha de produção e atividades de execução é separada das tomadas de decisão. O chefe tem autoridade total.

As vantagens desta estrutura é que as responsabilidades e deveres são claramente  bem definidas, agilizando a tomada de decisões e evitando ambiguidades. É fácil a implantação e compreensão por parte de seus colaboradores e é uma estrutura barata e eficiente. Outra vantagem dela é a estabilidade que muitas vezes, isto pode se tornar uma desvantagem. Estabilidade na centralização dos controles e das decisões

As desvantagens é que tem uma tendência de ser burocrática e menor participação dos colaboradores na melhoria da empresa e colaboração entre eles. Outra desvantagens da organização linear é que ela exagera na função de chefia e de comando, pois a autoridade é baseada no comando único e direto.

Há pouca diversificação do trabalho, muito comum em pequenas empresas e ambientes estáveis onde a autoridade é do chefe ou proprietário. As tarefas são bem definidas e específicas.

 

 

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL

CONTINUA NA PARTE 2

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