Menu fechado

Patrimônio: Conceito, Componentes, Variações e configurações

APOSTILAS OPÇÃO - O CONTEÚDO CERTO PARA SUA APROVAÇÃO

CONCURSO PC-DF 2020 SAIU O EDITAL!

APOSTILA PREPARATÓRIA BANCO DO BRASIL

APOSTILAS PARA O CONCURSO DA CÂMARA DE IMPERATRIZ - MA

Patrimônio: Conceito, Componentes, Variações e configurações

 

Conceito:

Devido ao Princípio da Entidade, que separa o Patrimônio particular do sócio em relação ao da empresa, a Contabilidade trata distintamente a pessoa jurídica da pessoa física que lhe gerencia.

O Patrimônio pode ser conceituado como conjunto de bens, direitos e obrigações que é utilizado em suas diversas atividades pertencente às pessoas físicas e/ou às jurídicas.

A representação gráfica do Patrimônio é o Balanço Patrimonial, no qual são registrados os bens, direitos e obrigações de uma entidade.

Componentes patrimoniais:

 

Ativo

O Ativo compreende os bens e os direitos controlados pela entidade e expresso em moeda e possuem a característica de gerar benefícios de fluxos de Caixa futuros para a entidade.

Exemplos de bens e direitos registrados no Ativo: Caixa, bancos, clientes, contas a receber, Estoque, empréstimos concedidos a terceiros, imóveis, veículos, máquinas e equipamentos, entre outros.

Os componentes do Ativo, por convenção, são registrados no lado esquerdo do Balanço Patrimonial.

 

Passivo

Basicamente, são todas as obrigações a pagar que a empresa possui, ou seja, são compromissos para com terceiros devido ao consumo de recursos.

Exemplos de compromissos registrados no Passivo: fornecedores, contas a pagar, empréstimos a pagar, financiamentos a pagar, salários a pagar, entre outros.

Os elementos do Passivo, por convenção, são registrados no lado direito do Balanço Patrimonial.

 

Patrimônio Líquido (PL)

CONTINUA NA PARTE 2

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

16 Comentários

  1. Elizete

    Esse site tem me ajudado bastante. Agradeço por cada conteúdo aqui postado. Que Deus abençoe grandemente a sua vida. Parabéns pelo trabalho.

  2. RENISON BRILHANTE

    Prezado Eder carlos, primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog e por disponibilizar de forma gratúita os conteúdos.
    Peço a DEUS que ilumine seus caminhos para que você continue sempre ajudando aos necessitados, pois aqui no seu blog tem quase tudo que os concurseiros procuram na internet. principalmente nas áreas Administrativas.
    Ah! e só pra nçao deixar passar… acho que o pessoal do IADES andou dando uma olhada no seu blog antes de fazer o edital do CFM. pois está tudo igual´até a forma de distribuição dos assuntos…
    PARABÉNS!!!

    • eder carlos

      Oi Luana, deixa eu te explicar como faço as postagens. Eu pesquiso em sites de referência e vejo o que tem de mais relevante e faço uma postagem melhor e mais completa. Não sou especialista no assunto. Vou deixar aqui a sua dúvida para que quem estiver estudando possa te responder. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *