Interpretação textual
Para uma boa interpretação de texto é necessário que o texto tenha coesão que é quando seus vários elementos estão articulados entre si, estabelecendo unidade em cada uma das partes, ou seja, entre os períodos e entre os parágrafos e a coerência que é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto, ou seja, A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as ideias apresentadas num texto.
Tenho quatro postagens bem interessantes para você aprofundar estes assuntos:
- Coesão
- Coerência
- informações literais e inferências possíveis
- Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados
Para fazer uma interpretação textual você deve ler o texto atentamente, prestando uma atenção às palavras de ligação (mas, todavia, no entanto, etc.), para compreender a sua construção e identificar as diferentes etapas da argumentação do autor (as partes). Nesta fase, faz todo o sentido sublinhar as palavras e as expressões essenciais.
Desconfie dos textos que parecem simples, pois pode haver armadilhas levando você a errar na interpretação.
A primeira etapa consiste em identificar o tema que está em questão tentando compreender de forma precisa aquilo de que fala o autor e limitar muito bem o tema. O tema não deve, no entanto, ser confundido com a tese, isto é, aquilo que o autor quer demonstrar.
Organização
É útil explicitar a organização do texto, descobrir a sua articulação, a sua organização interna. Não se trata de cortar o texto, de dividi-lo e de compreender a estrutura através de elementos dissecados sem nenhuma relação entre si. O que interessa é explicitar o encadeamento e evidenciar as verdadeiras ligações.
É necessário construir ligações e obedecer a uma organização rigorosa; do mesmo modo, a explicação do texto visa, sobretudo tornar explícitos os encadeamentos, uns nos outros, dos elementos de reflexão. O que se pretende é precisamente evidenciar a construção e o itinerário do autor. Com esse objetivo, é aconselhável seguir a ordem do texto, e construir as diferentes partes da explicação em função das partes do texto.
Explicitação dos conceitos fundamentais
Evidenciar o percurso orgânico do texto é, antes de mais, definir os conceitos fundamentais que presidem a essa organização. A finalidade da explicação do texto é portanto clara: trata-se de definir e de explicitar os conceitos fundamentais do texto, acompanhando o seu movimento e a sua organização. Deve-se prestar atenção particular aos conceitos de base que possuem uma significação particular e que detêm uma função precisa no texto.
Erros a evitar:
Tratar uma só parte do texto
Primeiro erro muito frequente: concentrar todo o esforço de compreensão numa única passagem do texto. Explicar um texto é determinar o seu sentido global. Por conseguinte a abordagem de um único dos seus aspectos não é nada adequada.
Considerar os exemplos contidos no texto como secundários.
Deve dar-se sempre um lugar privilegiado aos exemplos utilizados pelo autor no texto, na medida em que é neles que reside muitas vezes a chave para uma boa interpretação.
A conclusão tem a finalidade de fazer um breve balanço, indicando o interesse da demonstração do pensador. Ela encerra o debate com precisão e clareza; possui, portanto, uma função retórica e pedagógica, cuja importância não deve ser subestimada.
Fonte: Tô estudando
Reforço a importância de estudar coesão e coerência que são fundamentais para uma boa interpretação de texto.
E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.
Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!