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Conteúdo Programático e apostila para FUNDAC-PB 2019

Data da Prova:  27/10/2019      Organizadora:  IBADE        EDITAL

APOSTILA PARA AGENTE SOCIOEDUCATIVO FUNDAC-PB 2019

SAIBA AQUI POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA:

Compreensão de textos.

Reescrita de passagens do texto.

Denotação e conotação.

Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica.

Classes de palavras e suas flexões.

Processo de formação de palavras.

Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais.

Concordâncias nominal e verbal.

Regências nominal e verbal.

Emprego do acento indicativo da crase.

Colocação dos pronomes.

Emprego dos sinais de pontuação.

Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia e figuras de linguagem.

Coletivos.

Funções sintáticas de termos e de orações.

Processos sintáticos: subordinação e coordenação.

HISTÓRIA DA PARAÍBA:

ANTECEDENTES DA CONQUISTA DA PARAÍBA:

A conquista e fundação da Paraíba.

Primeiras Vilas da Paraíba na época Colonial.

Primeiros Capitães-Mores.

As Ordens Religiosas da Capitania da Paraíba e seus Mosteiros.

A população Indígena.

Invasões Holandesas.

Conquistas para o interior da Paraíba.

Análise política, econômica e social da capitania nos séculos XVII e XVIII.

Revoltas em que a Paraíba participou.

Governadores da Paraíba após a revolução de 1930.

Sítios Arqueológicos da Paraíba.

DIVISÃO GEOPOLÍTICA:

Localização da Paraíba. Limites.

Microrregiões.

Relevo.

Clima.

Hidrografia.

População.

PARAÍBA ATUAL:

Aspectos Políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais.

DIREITOS HUMANOS:

O Brasil rumo à sociedade justa, DALLARI, Dalmo de Abreu, 2007, páginas. 29 à 49 e 441 à 454.

Regras das Nações Unidas para a Proteção dos Menores Privados de Liberdade.

Princípios Orientadores das Nações Unidas para a Prevenção da Delinquência Juvenil; Políticas públicas e o estado; A globalização do crime e violência.

Jovem e violência no Brasil; A educação como um processo de mudança.

Trabalho, educação, cultura e participação: juventude e sociedade; Os aspectos sociais, psicológicos, e biológicos da adolescência e da puberdade.

Socialização e grupos sociais: Interação e desenvolvimento.

Crenças, valores, símbolos, e normas.

Desigualdades de classe, de gênero e de etnia.

Discriminação e preconceito. Inclusão e exclusão.

Pobreza e desigualdade Social, Lei nº 9.455/97 (Lei da Tortura).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990 – Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. (Parte geral: Títulos I e II. Parte Especial: Títulos I, II, III e VII);

Lei n° 12.594, de 18 de janeiro de 2012 – Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas ao adolescente que praticou ato infracional, entre outras providências.
(Título I – Capítulos I, II, III, IV, e VI. Título II – Capítulos I, II, III, V, VI e VII); Resolução CONANDA nº
119/2006 e Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012; Lei Complementar nº 58, de 30 de dezembro de 2003; (Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo do Estado da Paraíba e Plano de Segurança para unidades de internação e execução de medidas Socioeducativas no Estado da Paraíba), disponível no site: www.ibade.org.br.

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