Menu fechado

Motivação, comprometimento organizacional, comunicação e liderança

APOSTILA TJ-PA 2019

APOSTILA PARA MP-SP 2019

APOSTILA DEAP-SC 2019

SAIBA POR QUE INDICO AS APOSTILAS OPÇÃO

Motivação, comprometimento organizacional, comunicação e liderança

Hoje está bem claro para as empresas a importância que as pessoas tem para atingir os objetivos da organização. Podemos dizer que seus colaboradores são o maior patrimônio da empresa.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Hoje as empresas precisam não só de colaboradores qualificados, mas de colaboradores comprometidos.

Por causa disso, as empresas procuram cada vez mais descobrir o que motiva um funcionário e o que podem fazem para aumentar o seu comprometimento com a organização.

 

Motivação:

É a vontade verdadeira para realizar alguma coisa. Ele percebe que realizando isso, ele terá satisfeito sua necessidade pessoal. O administrador tem que ter noção de como estimular seus colaboradores a alcançarem seus interesses dentro do ambiente da empresa.

A motivação dentro do ambiente organizacional estimula positivamente o agir dos colaboradores e com isso, um melhor resultado da organização.

Quando a empresa tem uma estratégia motivacional, ela terá melhores resultado vindo dos colaboradores.

É mais do que sabido que, colaboradores motivados trabalham mais e melhor e com isto, os resultados também são melhores

 

Comprometimento organizacional

É quando o colaborador se identifica com a empresa e tem um grande desejo de trabalhar com ela, ou seja, um colaborador comprometido diminui muito a possibilidade dele querer sair dela e consequentemente diminuindo também a rotatividade de funcionários (Turnover)

Não devemos confundir comprometimento com satisfação, pois o comprometimento é o desejo de se manter ligado na organização e a satisfação tem mais a ver com as sensações que ele tem em relação às condições e ambiente de trabalho.

Motivação e comprometimento organizacional são interligados, pois quanto mais motivado estiver o colaborador, mais ele ficará engajado em relação à empresa.

O Trabalhador comprometido com a empresa estará sempre empenhado em atingir os objetivos da empresa.

 

Existem cinco tipos de comprometimento organizacional:

 

1 – Comprometimento afetivo

O colaborador tem um vínculo sentimental e emocional com a empresa. Ele se sente valorizado e orgulhoso por trabalhar nela. Seu modo de pensar é igual ao da empresa fazendo com que ele se identifique com ela. Seu desejo principal é crescer com ela.

 

2 – Comprometimento instrumental

Também conhecido como comprometimento calculativo. O que motiva o colaborador são os benefícios, salário e os custos que terá se for desligado da empresa, pois acredita que terá dificuldade de arrumar outro emprego. O que o motiva a continuar na empresa é a questão financeira. Normalmente são profissionais pouco qualificados e que ficam na empresa não por que querem, mas por que ali recebe o quanto precisa para sobreviver.

 

3 – Comprometimento normativo

São funcionários que acreditam que são obrigados a trabalhar nela. No fundo acreditam que tem algum débito com a empresa, que pode ter sido por alguma ajuda que teve no passado.

 

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

APOSTILA DGAP-GO 2019

APOSTILA SOLDADO BOMBEIRO PMBA/CBMBA 2019

4 – Comprometimento sociológico

Se mantêm na empresa não por que gosta, mas por causa da garantia do salário. Normalmente tem pouca qualificação e conhecimento de seus direitos, aceita tudo que a empresa impõe a ele como se fosse normal.

 

5 – Comprometimento comportamental

Este comprometimento é quando o colaborador realmente é comprometido com a empresa. Você percebe isso nos momentos mais simples da empresa como chegar no horário certo, execução das tarefas nos prazos determinados, horas extras, ou seja, fica claro que se esforça para ajudar a empresa.

 

Comunicação

A comunicação é o elo de ligação entre a liderança e a motivação. Para você motivar é necessário se comunicar bem, senão acaba não atingindo seu objetivo. Se comunicar bem é essencial para todos dentro de uma empresa.

A empresa que se comunica bem com seus colaboradores, tem a tendência de ser valorizada por eles e consequentemente terá melhores resultados.

A comunicação organizacional eficaz é fundamental para o êxito nas empresa.

Se a comunicação é deficiente, acarretará um grau de incompreensão no ambiente organizacional, dificultando a empresa em atingir seus objetivos.

Através da comunicação a empresa consegue obter mais engajamento de seus colaboradores de uma forma mais efetiva.

Os objetivos do gerenciamento da comunicação interna é manter os colaboradores informados e engajado com os objetivos da organização, mostrando que todos são importantes e valorizados e que a empresa é comprometida com a filosofia, cultura, valores e resultados obtidos.

Fica claro que a comunicação organizacional é um elemento fundamental para agregar valor e tornar a empresa competitiva no mercado cada vez mais acirrado.

 

Liderança

 

O líder motiva e influencia todos de forma ética e positiva, fazendo que todos colaborem de forma voluntária e com entusiasmo. Ele transforma um grupo de pessoas em uma equipe para que atinja determinado objetivo. 

As Teorias sobre Liderança, segundo Chiavenato (2000, p.89), podem ser classificadas em três grupos:

Traços da personalidade. Segundo esta teoria, o líder possui características marcantes de personalidade que o qualificam para uma função.

Estilos de liderança. Esta teoria aponta 4 estilos de liderança: autocrática, participativa, democrática e liberal.

Liderança situacional (teoria Contingencial). Nesta teoria, o líder pode assumir diferentes padrões de liderança de acordo com a situação.

 

Modelo de liderança: Grid Gerencial de Blake & Mouton (caiu no concurso IBGE 2017)

 

Estilos de liderança:

Autocrática: todas as decisões partem do líder;

Participativa: O líder estimula a participação dos membros de sua equipe nos processos organizacionais e na tomada de decisões;

Liberal: Os subordinados decidem, mas ele dá orientação caso seja questionado;

Democrática: O grupo decide, mas com grande participação do líder.

Dicas importantes:

 

Sei que é difícil encontrar todos os conteúdos na internet, por isso, para garantir sua aprovação eu recomendo fazer um curso online (Gran Cursos Online) ou adquirir uma apostila (Apostilas Opção).

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba mais!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba mais! 

 

2 Comentários

    • eder carlos

      Oi Rafael, obrigado pelo comentário. Sobre meu trabalho o que posso dizer é que meu objetivo é tentar oferecer material gratuito e de qualidade para poder diminuir a diferença entre um concurseiro com dinheiro e outro sem. Tipo tornar mais justa a disputa. Infelizmente trabalho sozinho e não consigo fazer nem 10% do que gostaria. Mas fico feliz porque sei que esse pouco está ajudando muita gente.Comecei tem pouco tempo um canal no Youtube, matérias para concursos. Tenho dois blogs, que é o Central de Favoritos e Matérias para concursos. Não sei se era isso que queria saber exatamente, então fique a vontade para fazer outros comentários
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *