Menu fechado

Títulos do Tesouro Nacional

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 - Conhecimentos Gerais Blocos 1 ao 7 -SAIA NA FRENTE!!

 

Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública Parte 3

 

Títulos do Tesouro Nacional

Os títulos do Tesouro Nacional é uma das formas que o Governo tem de arrecadar, ou seja, obter receitas.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Quem emite estes títulos (títulos públicos federais) é o Tesouro Nacional, mas é o Banco Central que compra e vende estes títulos.

A compra e venda é feita no site do Tesouro Direto (tesourodireto.com.br) e pode ser feita por pessoas físicas e instituições financeiras. Pessoas jurídicas não podem investir no Tesouro Direto.

A pessoa jurídica pode negociar estes ativos via mercado secundário, mas não tem acesso a todos os papéis do tesouro que ficam disponíveis neste mercado secundário. Os que ele tem acesso o mais usado pelas empresas é a LFT (Tesouro SELIC) que vai remunerar algo em torno de 100% da SELIC no período e é tido como o título mais conservador no mercado brasileiro.

Quando se compra um Título Público Federal, você está dando o dinheiro para o Governo e ele pagará o valor do título acrescidos de juros para você.

Os títulos podem ser pré-fixados ou pós-fixados:

Pré-fixado: A taxa de rendimento(juros fixo) é definido na hora da compra, ou seja, você já sabe quanto vai receber no final da aplicação, no vencimento do título. Ideal para investimento de médio e longo prazo.

Pós-fixado: a taxa é indexada a um índice. Você não sabe quanto receberá na hora da compra e sim quando for resgatar o título, que dependerá da oscilação do índice no período da aplicação.

  • Título pós-fixado SELIC (índice de referência). A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Ideal para investimento de curto prazo.

  • Título pós-fixado IPCA (índice de referência). A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros. Garante uma rentabilidade sempre acima de inflação. Ideal para investimento de longo prazo.

Títulos Com cupom: Paga juros a cada 6 meses. Você recebe em regime de juros simples;

Títulos Sem cupom: Não paga juros a cada 6 meses. Paga no vencimento do título. Você recebe em regime de juros compostos, ou seja, juros sobre juros;

No próximo vídeo falarei sobre a Dívida Pública

VOLTAR PARTE 2                                    AVANÇAR PARTE 4

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 - Conhecimentos Gerais Blocos 1 ao 7 -SAIA NA FRENTE!!

2 Comentários

  1. Nelson Dias da Cruz Neto

    Estou acompanhando seu conteúdo na integra e me dedicando. Meus parabéns por disponibiliza esse ótimo material. Lembrarei de você quando estiver funcionário.

    • eder carlos

      Oi Nelson, fico feliz de saber que está gostando. Estarei aqui torcendo para sua aprovação, abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *