Orçamento público, títulos do Tesouro Nacional e dívida pública Parte 3
Títulos do Tesouro Nacional
Os títulos do Tesouro Nacional é uma das formas que o Governo tem de arrecadar, ou seja, obter receitas.
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
Quem emite estes títulos (títulos públicos federais) é o Tesouro Nacional, mas é o Banco Central que compra e vende estes títulos.
A compra e venda é feita no site do Tesouro Direto (tesourodireto.com.br) e pode ser feita por pessoas físicas e instituições financeiras. Pessoas jurídicas não podem investir no Tesouro Direto.
A pessoa jurídica pode negociar estes ativos via mercado secundário, mas não tem acesso a todos os papéis do tesouro que ficam disponíveis neste mercado secundário. Os que ele tem acesso o mais usado pelas empresas é a LFT (Tesouro SELIC) que vai remunerar algo em torno de 100% da SELIC no período e é tido como o título mais conservador no mercado brasileiro.
Quando se compra um Título Público Federal, você está dando o dinheiro para o Governo e ele pagará o valor do título acrescidos de juros para você.
Os títulos podem ser pré-fixados ou pós-fixados:
Pré-fixado: A taxa de rendimento(juros fixo) é definido na hora da compra, ou seja, você já sabe quanto vai receber no final da aplicação, no vencimento do título. Ideal para investimento de médio e longo prazo.
Pós-fixado: a taxa é indexada a um índice. Você não sabe quanto receberá na hora da compra e sim quando for resgatar o título, que dependerá da oscilação do índice no período da aplicação.
-
Título pós-fixado SELIC (índice de referência). A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Ideal para investimento de curto prazo.
-
Título pós-fixado IPCA (índice de referência). A rentabilidade desse título está atrelada à inflação, medida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros. Garante uma rentabilidade sempre acima de inflação. Ideal para investimento de longo prazo.
Títulos Com cupom: Paga juros a cada 6 meses. Você recebe em regime de juros simples;
Títulos Sem cupom: Não paga juros a cada 6 meses. Paga no vencimento do título. Você recebe em regime de juros compostos, ou seja, juros sobre juros;
No próximo vídeo falarei sobre a Dívida Pública
Estou acompanhando seu conteúdo na integra e me dedicando. Meus parabéns por disponibiliza esse ótimo material. Lembrarei de você quando estiver funcionário.
Oi Nelson, fico feliz de saber que está gostando. Estarei aqui torcendo para sua aprovação, abraços