Drex – Sistema de pagamento instantâneo
Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo
- É o real, a moeda brasileira oficial em formato digitalizado
- Tem o mesmo valor e a mesma aceitação do real tradicional.
- Regulado pelo Banco Central e emitido somente em sua plataforma
- Tem as mesmas garantias e segurança do real tradicional
- Depende de um banco ou de outra instituição para seu uso pelo cidadão, ou seja, para ter acesso à Plataforma Drex, qualquer pessoa precisará de um intermediário financeiro autorizado.
Mas o que significa a sigla Drex:
“D” e “r”: Real digital
“e”: Eletrônico
“x”: Ideia de modernidade e conexão;
Mas o que é um dinheiro digital?
É um dinheiro que só existe no mundo digital, ou seja, é qualquer meio de pagamento que exista exclusivamente no formato eletrônico.
Tipos de moedas digital:
Criptomoedas: As criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, são descentralizadas e não tem nenhuma regulamentação governamental e utilizam criptografia para proteger e validar transações e são armazenadas em carteiras digitais. A Criptomoeda é um ativo digital que utiliza codificação com base em criptografia para realizar transações.
Moeda digital emitida por Bancos Centrais: As moedas digitais são centralizadas e são emitidas pela autoridade de um banco central controlada pelo governo e são mantidas em contas bancárias ou em uma carteira digital fornecida pelo próprio banco central.
Os bancos centrais estão emitindo suas próprias moedas digitais, que são conhecidas como CBDC (Central Bank Digital Currency) que traduzindo significa moeda digital do Banco Central;
As CBDCs podem melhorar a eficiência dos serviços financeiros e de pagamentos de varejo e promover a competição e a inclusão financeira para a população com pouco ou nenhum acesso a serviços bancários.
As chamadas CBDCs são um tipo de criptomoeda cada vez mais discutida por governos de todo o mundo. Sua sigla significa moeda digital do Banco Central e sua implantação no Brasil está sendo pensada no âmbito do projeto Real Digital, em debate no Legislativo. (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Banco do Brasil);
As CBDCs possuem uma autoridade central responsável por ocorrências e problemas, geralmente a autoridade monetária ligada a determinado país, a qual regula o estado das transações na rede. (Caiu em concurso – Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: Banco do Brasil);
Existem dois tipos de moedas emitidas por bancos centrais:
CBDC de Varejo: Para transações entre consumidores e empresas; Dessa forma, os indivíduos podem adquirir essas moedas e utilizá-las como forma de pagamento, tornando uma substituta do dinheiro tradicional.
CBDC de atacado: Transferências interbancárias e liquidações; Estas moedas agilizam as transações internacionais.
Stablecoin: Criada em 2010: Stablecoins, também chamadas de moedas estáveis, são criptomoedas pareadas em algum ativo estável ou cesta de ativos, de modo a controlar a volatilidade. Uma stablecoin pode ser atrelada a uma criptomoeda, a uma moeda fiduciária, a metais preciosos, como ouro e prata, ou a commodities, como o petróleo. Ela foi desenvolvida para reduzir a volatilidade, ou seja, o uso limitado das criptomoedas. Há no mercado stablecoins lastreadas em dólar, euro, real e outras (moedas fiduciárias). A USDC, da Circle, e o USDT, da Tether, são dois exemplos.
O Banco Central do Brasil está para lançar o Real Digital (DREX) que será a moeda virtual oficial do Brasil, para modernizar o sistema bancário brasileiro.
Como vai funcionar?
O Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição. Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC), que é um ambiente em desenvolvimento utilizando a tecnologia de registro distribuído (em inglês Distributed Ledger Technology – DLT).
Para ter acesso à Plataforma Drex, você precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco. Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.
O Drex, o real em formato digital, será emitido:
- Pelo próprio BC, para transações de atacado (liquidação de transações entre instituições autorizadas); ou
- Pelas instituições autorizadas pelo BC, para transações de varejo com seus clientes.