Menu fechado

Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

Só lembrando, tenho uma página com apostilas GRATUITAS e com preços imperdíveis. VENHA CONFERIR clicando aqui!!

Noções de vírus, worms e pragas virtuais

Você deve proteger seu computador, pois existem criminosos digitais chamados de hackers que tem como objetivo roubar suas informações pessoais ou mesmo somente danificar a sua máquina.

Aqui falaremos sobre conceitos de proteção e segurança: Noções de vírus, worms e pragas virtuais.

No final da postagem/ vídeo tem várias questões sobre o assunto que recomendo resolverem, pois além de ajudar a fixar o conteúdo, te ajudará a entender como é pedido este assunto nos concursos.

Para falarmos de vírus, worms e pragas virtuais devemos conhecer o conceito de Malware.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Malware (software malicioso)

É qualquer software desenvolvido para a finalidade de fazer mal a um sistema de computador. A ameaça de software mal-intencionado facilmente pode ser considerada como a maior ameaça à segurança da Internet. Anteriormente, vírus foram, mais ou menos, a única forma de malware. Hoje em dia, a ameaça tem crescido para incluir worms, cavalos de Troia, spyware, adware e assim por diante.

 

Vírus

O vírus é um programa ou parte de um programa que tem a capacidade de se multiplicar, ou seja, ele faz cópias de si mesmo infectando os arquivos do computador e outras máquinas. Eles ficam ocultos no sistema até que seja acionado, ou seja, ele fica inativo no sistema até ser executado pelo usuário sem perceber e assim infectar o computador. A infecção pode ocorrer de várias maneiras como por exemplos, clicar em anexos vindo por e-mail, fazer download em sites não confiáveis, sistema operacional desatualizado ou mesmo conectar pendrive sem passar um antivírus antes.

Stealth: É uma característica dos vírus usa técnicas para disfarçar quaisquer modificações feitas no sistema infectado, escondendo-se e dificultando a ação dos antivírus. Ele tem a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que o antivírus o detecte

Vírus Time Bomb (bomba relógio)

É um malware de contagem regressiva. Ele normalmente é pego através de anexos em e-mail. Ele é instalado, mas só será acionado da data ou momento previamente definida pelo seu desenvolvedor.

Vírus de boot (vírus de inicialização)

Depois de carregados na memória (RAM) eles alteram o setor de boot de todos os discos do computador, ou seja, ele infecta o sistema quando o computador é iniciado.

 

Worms

Ele é um malware muito parecido com os vírus, pois também se multiplica, mas é bem mais perigoso do que um vírus, pois ele é um programa autônomo, ou seja, não necessita de ser acionado pelo usuário para ser ativado e além disso ele é mais rápido e se espalha pela rede contaminando outras máquinas, por meio de internet, e-mail, pendrive e etc.

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

Só lembrando, tenho uma página com apostilas GRATUITAS e com preços imperdíveis. VENHA CONFERIR clicando aqui!!

 

Cavalos de Troia (Trojans)

Igual ao cavalo de Troia da Guerra entre Gregos e troianos, este malware finge ser um software legítimo para enganar o usuário e abrir as portas para que uma pessoa acesse seu computador ou colete seus dados sem seu consentimento.

Esta pessoa por ter acesso ao seu computador pode enviar spans, infectar outros computadores e atacar seu servidor.

Ação maliciosa mais comum é o furto de informações sensíveis contidas no computador infectado

Os Cavalos de Troia (Trojans) são divididos em dois módulos: o Servidor (instalado no computador da vítima) e o Cliente (instalado no computador do hacker).

 

Spyware

São software espiões com o objetivo de coletar informações sobre suas atividades no computador e transmiti-las para outra pessoa ou entidade sem a sua autorização. Os Hackers costumam roubar dados financeiros como senhas e informações bancárias.

Ação maliciosa mais comum é o furto de informações sensíveis contidas no computador infectado.

Ele também são usados pelas empresas de publicidade, pois entendendo melhor o usuário ele mostrará uma publicidade mais qualificada. Mas as empresas sérias pedem autorização para o usuário antes de instalar na máquina.

 

Adware

CONTINUA NA PARTE 2

Para complementar seus estudos recomendo os links abaixo:

Conceitos básicos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office 2013 e LibreOffice versão 4.1 ou superiores.

Sistemas operacionais: Windows XP/ windows 7, software e hardware.

Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet, Intranet e redes de computadores.

Internet Explorer versões 9 e 11,

Correio eletrônico (webmail e Mozilla Thunderbird).

Para aprofundar mais sobre segurança da informação: Segurança da informação

Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas.

Dicas importantes:

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

Só lembrando, tenho uma página com apostilas GRATUITAS e com preços imperdíveis. VENHA CONFERIR clicando aqui!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *