Menu fechado

Característica da banca organizadora CESPE/ UNB

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREFEITURA PORTO VELHO 2019

APOSTILAS PARA DETRAN-SP 2019

Conhecer a característica de cada banca, como ela aborda e cobra as matérias e seus critérios de correção te ajudarão a direcionar seus estudos. Você deve decifrar como elas pensam, pois conhecer a banca é tão importante quanto os estudos.

Resolvi então fazer uma série de postagens que mostra as características de cada banca.

Pesquisei em vários sites de referência e especialistas de concursos e separei para você o que tem de melhor da internet.

Nesta postagem estarei falando sobre  a CESPE/ UNB (Centro de seleção e promoção de eventos da Universidade de Brasilia).

Farei postagens com as seguintes bancas:

http://www.cespe.unb.br/concursos/

É, de longe, a mais temida pelos concurseiros. Realiza concursos do Banco do Brasil e é a banca examinadora do concurso de analista e técnico do Banco Central, além das carreiras policiais. Instituições como: Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Federal (DEPEN) e Polícia Civil do DF (PCDF) são alguns dos concursos contemplados com a formatação padrão de cobrança de questões e da prova discursiva. Não podemos esquecer também dos concursos do Ministério Público da União, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Ministério de Minas e Energia

Além disso, os candidatos devem estar afiados em atualidades. “O Cespe cobra muita jurisprudência, eles querem que o candidato esteja sempre muito atualizado”, diz ela.

Dica: Pratique a leitura rápida e concentrada para não perder muito tempo de prova lendo enunciados. “Isso só é possível com muito treino”. Aposte em simulados com perguntas de alternativas.

A banca Cespe/Unb (Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília) tem se destacado nos últimos anos, sendo a principal organizadora de provas para concursos públicos e, o que é mais importante, não cometendo muitos erros em seu processo.

-As provas discursivas costumam cobrar conhecimentos específicos. O CESPE valoriza muito o conhecimento específico dos seus candidatos. Por isso, é muito mais frequente que os temas de provas discursivas estejam dentre os assuntos cobrados na prova de conhecimentos específicos.

Normalmente a Cespe não cobra todos os itens do edital. Com isso, é fundamental que o candidato resolva o maior número de questões de provas anteriores para se familiarizar com os conteúdos e abordagens mais frequentes.

 

Cuidado: O candidato que pretende fazer um concurso dessa banca deve ter em vista que a preparação é distinta, pois o estilo de prova não é o tradicional. Além disso, é preciso entender que a resolução de exercícios antes da prova é fundamental para garantir uma boa colocação no concurso.

A metodologia é a primeira grande diferença que se verifica na correção das provas entre o Cespe – a principal banca de concursos públicos do país – e as demais bancas examinadoras. O Cespe utiliza, basicamente, o sistema de Certo ou Errado, o que significa que o candidato tem 50% de chance de acertar cada resposta. A banca adota o sistema de correção em que cada resposta errada anula uma certa – o que leva o candidato a pensar duas vezes antes de ‘chutar’”. O teste também pode ser de múltipla escolha, privilegiando o raciocínio interdisciplinar, o que exige um amplo conhecimento das matérias do concurso.

Vamos, então, seguir com o estudo comparativo entre as bancas pela matéria que está presente em todos os concursos e, em geral, é a de maior peso na nota final: Língua Portuguesa.

LÍNGUA PORTUGUESA

Abordagem: Pensamento mais “moderno” em termos de visão linguística.

Características: Bons textos selecionados, autores conhecidos e temas da atualidade sobre: textos adaptados de sites da internet.

Temas recorrentes: Política, Economia e decisões recentes (em artigos jornalísticos).

O que cobra: Funções dos termos QUE e SE; sinais de pontuação; concordância. Questões de acentuação/ortografia.

DIREITO ADMINISTRATIVO:

Doutrina: Sim – Muito

APOSTILA E CURSO ONLINE PM-SP 2019

APOSTILAS PARA CELESC 2019

ENCCEJA ENSINO MÉDIO 2019

ENCCEJA ENSINO FUNDAMENTAL 2019

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

Jurisprudência: Muito (sobretudo do STF e do STJ)

Lei seca (texto legal): Muito

Autores mais citados: Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Celso Antônio Bandeira de Mello e José dos Santos Carvalho Filho.

DIREITO CONSTITUCIONAL

O Direito Constitucional é outra disciplina de grande peso em inúmeros concursos públicos. A comparação entre as principais bancas de provas para concursos mostra que, nesta matéria, o autor mais citado é Alexandre de Moraes. Saiba também como os examinadores se comportam quanto aos conteúdos de doutrina e jurisprudência:

Doutrina: Pouco

Jurisprudência: Muito

Constituição Federal “seca”: Muito

Autores mais citados: Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes

INFORMÁTICA:

Conteúdo mais cobrado: MS.Office (Word, Excel) com a imagem dos botões; Linux e BrOffice

Grau de dificuldade da questão: Em 2008, extremamente fácil. Em 2009, aumento no grau de dificuldade.

Destaque a ser dado pelo candidato: Conceitos relacionados à Internet e Intranet, Navegador Internet Explorer, Sistemas operacionais Linux e Windows e Editores de texto Word e Writer.

Veja aqui 10 dicas para passar em um concurso público

 

Veja também as características das outras organizadoras:

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES)

Centro de seleção e promoção de eventos da Universidade de Brasilia (CESPE/ UNB)

Cesgranrio

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Vunesp

Esaf

Consulplan

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

APOSTILA PARA BRB 2019

APOSTILAS PARA PREFEITURA GUARULHOS 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS PREF. SOROCABA 2019

APOSTILA PARA IFTO 2019

APOSTILAS PARA TODOS OS CARGOS CÂMARA PETROLINA 2019

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA PM-PR

APOSTILA PREPARATÓRIA PARA INSS - TEC. SEGURO SOCIAL

CONFIRA AQUI AS MELHORES APOSTILAS DO MERCADO!!

1 Comentário

  1. betisania maria silva santos

    É REALMENTE UMA BANCA DE RESPONSABILIDADE E ME PREPARO PARA SER AVALIADA COM A QUALIDADE DO QUE ESTUDEI E TENHO CERTEZA QUE VOU ME SAIR BEM, POIS, COM 25 ANOS DE PRATICA VENHO ENTENDER COM ESTA BANCA QUE TEORIA TAMBÉM NÃO DEVE SER POUCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *