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Comunicação Interpessoal: barreiras, uso construtivo, comunicação formal e informal, trabalho em equipe

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Comunicação Interpessoal: barreiras, uso construtivo, comunicação formal e informal, trabalho em equipe

Comunicação Interpessoal:

 

Conceito: É a comunicação entre duas pessoas, seja na comunicação face a face ou em contextos de grupos, nas quais as partes são tratadas como indivíduos. Cada pessoa, troca informações baseadas em suas experiências de vida.

São descobertas as variáveis internas de cada colaborador, as relações existentes entre as pessoas envolvidas, suas intenções e expectativas, surgindo as regras dos jogos interpessoais. As relações são eminentemente horizontais. E, no nível organizacional estas são eminentemente verticais.

Barreiras:

Conceito: São os problemas que interferem no processo de comunicação e a dificultam. São “ruídos” que prejudicam a eficácia comunicativa. As barreiras gerais ou comuns poder ser de natureza mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.

 

Barreiras Mecânicas ou físicas: Estão relacionadas com os aparelhos de transmissão, como o barulho, ambientes e equipamentos inadequados que podem dificultar ou mesmo impedir que a comunicação ocorra. A comunicação é bloqueada por fatores físicos. Microfones com falhas, acústica do local.

 

Barreiras Fisiológicas: Dizem respeito aos problemas genéticos ou de malformação dos órgãos vitais da fala. A surdez, a gagueira e não articulação fonética são exemplos possíveis.

 

Barreiras Semânticas: São as que decorrem do uso inadequado de uma linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados. Isto é, os códigos empregados não fazem parte do repertório do conhecimento em determinado ambiente comunicacional.  Uso de jargões específicos de um campo profissional ou de palavras e expressões coloquiais específicas de uma região. Por exemplo, um médico explicando um diagnóstico a um paciente irá transmitir a mensagem de forma menos eficaz se usar exclusivamente a terminologia médica. Utilização de termos desconhecidos do ambiente organizacional. Dificuldades devido a cultura, falas e expressões. A linguagem utilizada como gírias, regionalismos ou dificuldades de verbalização podem criar uma barreira também.

 

Barreiras Psicológicas e sociais: São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada. Estão relacionadas com atitudes, crenças, valores e a cultura das pessoas. São percepções equivocadas de acordo com determinadas experiências e distintos marcos de referência. 

 

Barreiras Pessoais: Nível de conhecimento na qual pode gerar maior ou menor credibilidade do emissor. Tem pessoas que por conhecerem profundamente um assunto se incomodam em conversar com pessoas que não tem o mesmo domínio e vice-versa. A aparência no vestir provoca primeiras impressões. A postura corporal e o movimento corporal, contato visual e expressão facial e a articulação das palavras. as interferências decorrentes das limitações, emoções e valores de cada pessoa. No ambiente de trabalho as mais comuns são a deficiência para ouvir, as percepções, as emoções e os sentimentos pessoais.

 

Existem outras barreiras que fazem o receptor da mensagem  entender  diferente o que o emissor  pretendia comunicar.

Antes umas definições são necessárias:

Emissor: que fala a mensagem

Canal: Forma de transmissão da mensagem

Receptor: O que recebe a mensagem

 

São essas as barreiras:

Filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor;

Percepção seletiva – o receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais;

Sobrecarga de informações – quando as informações excedem a capacidade de processamento;

Defesa – quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo;

Linguagem – as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes;

Jargão – terminologia especializada ou linguagem técnica que membros de um grupo utilizam para ajudar na comunicação entre si.

Fonte: Paulo Carvalhal aqui a postagem sobre esta parte do conteúdo completo

 

Uso Construtivo:

 

Conceito: A comunicação tem de ser canalizada para o lado construtivo, ajudando as organizações a buscar respostas muito mais rápidas para as inquietudes ambientais e facilitando o convívio e a gestão das pessoas com vistas em uma administração participativa.

 

Comunicação Formal:

 

Conceito: A comunicação formal de maneira geral é escrita, segue modelos pré-determinados e tem seu trâmite e movimentação registrada e documentada pelos órgãos responsáveis. Toda comunicação, seja ela externa ou interna, que siga padrões e modelos determinados pela organização é uma comunicação tida como formal.

Ou seja, se há uma maneira específica, estabelecida pela organização, de se comunicar com um subordinado, um superior ou com outro setor ou empresa, estamos diante da comunicação formal.

Como exemplo de comunicação formal temos o memorando, o ofício etc.

Apesar da comunicação formal ser geralmente escrita, ela também pode ocorrer através de  outros maneiras como: visuais, auditivos, eletrônicos, telemáticos etc.

 

Comunicação Informal:

 

Conceito: Emerge das relações sociais entre as pessoas. Não é requerida e contratada pelas organizações, sendo neste caso, destacada a importância da formação de lideranças e comissões de trabalhadores que, sem aparecer na estrutura formal, desempenham relevante papel dentro da organização. Ex: Boato, Rumor.

A comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, “sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos ‘boatos e rumores'” (Watanabe, 2009).

Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma ideia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança. (Gomes, Cardoso e Dias, 2008)

 

Trabalho em equipe

 

Dentro do contexto da economia globalizada, uma das características mais importantes para gestores e colaboradores passou a ser o trabalho em equipe, mais especificamente nas relações interpessoais que asseguram o fluxo correto de informações e tarefas entre os mais diversos departamentos de uma entidade ou organização.

Trabalhar em equipe antes de tudo significa uma boa comunicação, não basta apenas seguir ou dar ordens, é necessário que as tarefas sejam contextualizadas por prioridade, para que as tarefas importantes não sejam preteridas para outras de menor urgência. Com uma comunicação interna consolidada os resultados tendem a aparecer mais facilmente, sem a necessidade de sobrecarga de setores ou colaboradores.

Aprender a respeitar as opiniões de cada integrante do grupo também é importante para o funcionamento da comunicação, uma opinião pode ser analisada sobre diversos pontos de vista até que seja devidamente moldada para determinada situação. Refutar opiniões e ideias precocemente tende em curto prazo censurar a criatividade dentro da equipe, fazendo com que os processos tornem-se cada vez mais monótonos e engessados e fatalmente prejudicando os resultados individuais e coletivos.

Desenvolver o trabalho em equipe e as relações interpessoais é um passo fundamental que todos terão que dar dentro de uma organização, caso contrário a chance se ser rotulado como profissional de difícil convivência pode dificultar em muito as chances de ascensão profissional. Busque sempre seu desenvolvimento pessoal com base nas suas competências e acima de tudo: saiba respeitar as opiniões de terceiros, o segredo da boa comunicação é encontrar um ponto de equilíbrio entre o momento de dizer sim ou não.

Fontes: Resumos para concursos, Wikipédia, Administradores, Giga conteúdo e Portal Educação

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23 Comentários

  1. Vany Silva

    Poxa, gostei!! Bem objetivo. Obrigada!! Eu quero assinar, mas não queria notificações diretas, não uso muito o email.

  2. Vany Silva

    Ops! Quis dizer que quero receber direto. Eu estou estudando para concurso público para o cargo de Assistente em Administração.

    • Eder s. carlos

      Oi Caren obrigado pelo comentário. Pelo que pesquisei ainda não abriu o concurso para o MPU. Se tiver alguma informação sobre ele, comenta aqui que faço postagens para te ajudar.
      Abraços
      Eder

  3. Jackson Dourado Alencar

    Poxa muito obrigado por esse pelo trabalho social…

    Vou fazer o Concurso do UFBA para Assistente em Administração.

  4. Hérica

    Olá! A conceituação que foi dada para comunicação interpessoal está errada. Na verdade, este conceito é de Comunicação TRANSVERSAL : \”É a comunicação que ocorre dentro [da organização] e a comunicação entre ela e seu meio ambiente que [a] definem e determinam as condições da sua existência e a direção do seu movimento” Lee O. Thayer (1976, p. 120).\”
    O verdadeiro conceito de comunicação INTERPESSOAL é:\” A comunicação entre duas pessoas, seja na comunicação face a face ou em contextos de grupos, nas quais as partes são tratadas como indivíduos.\”
    Gostaria que consertasse. Pois, prejudica as pessoas nos estudos. Abraços! Percebi isso fazendo questões para concurso.

    • Eder s. carlos

      Oi Hérica muito obrigado pela dica e já alterei a postagem. São pessoas como você que ajudam o site ficar cada vez melhor.
      Abraços
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Pablo com certeza não. Aproveito o caso para explicar como faço as postagens. Eu estudo várias postagens de site de referência como você pode verificar no final da postagem as fontes que utilizei. Assim faço uma nova postagens com o que melhor tem deles e faço uma postagem mais completa. Sou bem criterioso na seleção de conteúdo, e é raro isto acontecer, mas infelizmente acontece.
      Meu intuito principal é ajudar
      Abraços
      Eder

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