Menu fechado

Características básicas das organizações formais modernas

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILAS PARA PREFEITURA RUY BARBOSA - BA 2020

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Características básicas das organizações formais modernas

Sob uma perspectiva formal, uma organização é um conjunto de funções e hierarquias visando o ganho através da produção de bens ou serviços. Tem uma liderança formal.

A organização se estrutura conforme a natureza do ramo de sua atividade e meio de trabalho.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

As organizações formais modernas, desde as pequenas empresas até as grandes corporações, são burocracias que se fundamentam na autoridade legal racional.

De acordo com Max Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é uma burocracia e apresenta três características principais: Formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

 

As principais características de uma organização formal moderna são:

Divisão do Trabalho;
Especialização;
Hierarquia;
Distribuição da autoridade e da responsabilidade;
Racionalismo.

 

Divisão do Trabalho

Uma empresa para produzir com eficiência deve dividir o trabalho em várias outras tarefas, ou seja, dividir um processo complexo em uma série de pequenas tarefas.

 

Especialização

A especialização do trabalho é uma maneira de aumentar a eficiência e diminuir os custos de produção através da divisão do trabalho em tarefas mais simples e repetitivas que exigem pouca experiência do executor e pouco conhecimento prévio.

 

APOSTILA CRM-MS 2020

APOSTILAS PARA PREFEITURA RUY BARBOSA - BA 2020

CONCURSOS ABERTOS NO BRASIL 2020

10 ERROS COMUNS QUE OS CONCURSEIROS DEVEM EVITAR

10 DICAS DE COMO ESTUDAR E APRENDER

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO

COMO ESTUDAR COM SONO

Hierarquia

A divisão do trabalho acabou diversificando e aumentando as funções dentro da organização.

Com esta diversificação foi necessário criar uma hierarquia para comandar as operações dos níveis que lhes estão subordinados.

Em toda estrutura organizacional existe uma hierarquia que divide a empresa em níveis de autoridade e responsabilidade, onde o superior hierárquico autoridade sobre os inferiores.

Pode ser representado por um organograma

 

Distribuição da Autoridade e da Responsabilidade

A hierarquia na organização formal moderna representa a autoridade e a responsabilidade em cada nível da estrutura. Quanto mais alto a posição na hierarquia, maior é a autoridade.

A autoridade é equivalente ao grau de responsabilidade dentro da organização formal.

“Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade”. Henri Fayol

A autoridade legitima o direito do superior hierárquico de dirigir seus subordinados para alcançar os objetivos da organização.

 

Racionalismo

Em uma organização existem funções e hierarquias que devem ser obedecidas dentro de um limite aceitável, os membros desta Organização deverão se comportar racionalmente, ou seja, de acordo com o que é regida pelas normas e regulamentos.

Racionalismo é tornar padrão para a organização os procedimentos mais importantes para atingir os objetivos da empresa de forma a minimizar os esforços (menor custo) e a maximizar os rendimentos (maior lucro) mantendo um certo padrão de qualidade.

 

Caso queira aprofundar mais o assunto clique no link abaixo:

Características das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.

Dicas importantes:

 

Gran Curso Online: Milhares de videoaulas e PDF. 230 mil questões de concursos e com mais de 650 mil aprovados. Saiba porque recomendo!

 

Apostilas Opção: 26 anos no mercado, produzindo apostilas completas e atualizadas. Saiba por que recomendo! 

10 Comentários

  1. Sara Cavalcante

    Vou fazer o concurso de agente penitenciário do Rio Grande do Norte. Se for possível me envie apostilas dos assuntos da prova.

  2. Raphael

    Prestarei Concurso para técnico administrativo TRE-RJ, já venho há um tempo estudando por apostilas e video-aulas, agora com o edital, busco um conteúdo detalhado de cada tópico, pode me ajudar com recomendações?

  3. Sandra de Sousa Tavares

    Bom dia!
    Alguma recomendação para o concurso da Procuradoria Geral do Distrito Federal nível médio?

    • eder carlos

      Oi Sandra, o que posso falar serve para qualquer concurso. Veja esta postagem: http://materiasparaconcursos.com.br/2018/07/05/10-dicas-para-passar-em-um-concurso-publico/. Uma outra coisa gosto em reforçar em dois pontos: Dica 8 aprenda tudo que for possível sobre a banca, te poupará muito trabalho e segundo se tiver condições adquira uma apostila ou um curso online. Muitos podem achar que falo isso para vender produto, gosto muito da Opção e Grancursosonline, mas existem outros na internet também boas. Hoje as apostilas e cursos melhoraram muito e realmente são verdadeiros materiais de apoio para quem quer estudar. Para você ter uma ideia, minhas postagens são baseadas em conteúdos da internet, apostilas e livros e depois verifico as questões de concursos para saber se a postagem está completa e te falo, eu pego muito conteúdo ruim e incompleto na internet.

      Qualquer outra dúvida pode fazer outro comentário que responderei com prazer
      Abraços e espero ter ajudado

  4. LUDIMILA FABIANA DA SILVA FERREIRA

    Adorando suas explicações! ?Alguma dica para o concurso CRM-MS? Desde já agradeço.
    Não encontrei apostila, então estou tentando juntar o material por conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *