Cargos: Vários Inscrições: de 29/10/2018 a 16/11/2018 Organizadora: FGV
Data da Prova: SUSPENSO EDITAL
APOSTILAS PARA ALBA 2018:
Apostila para os Cargos de Nível Superior – Comum a Todos (exceto Procurador e Auditor)
Apostila para Técnico Legislativo – Administrativa
Apostila para Técnico Legislativo – Agente de Polícia Legislativa
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CARGOS DE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL MÉDIO TÉCNICO:
CONHECIMENTOS BÁSICOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Leitura, compreensão e interpretação de textos.
Estruturação do texto e dos parágrafos.
Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais.
Significação contextual de palavras e expressões.
Equivalência e transformação de estruturas.
Sintaxe:
Processos de coordenação e subordinação.
Emprego de tempos e modos verbais.
Estrutura e formação de palavras.
Funções das classes de palavras.
Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.
Concordância nominal e verbal.
LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL:
Regimento Interno da ALBA (Resolução nº 1.193/1985, de 17.01.1985).
Lei nº 6.677/1994, de 26.09.1994 (Estatuto dos Servidores Públicos da Bahia).
Lei nº 8.902/2003, de 18.12.2003.
Lei nº 8.971/2004, de 05.01.2004.
Lei 13.801/2017.
Lei 13.962/2018.
ATO DA MESA DIRETORA N° 007/2010 DE 24/03/2010 e ATO DA MESA DIRETORA N° 133/2018.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA:
1. Componentes de um computador: hardware e software.
2. Arquitetura básica de computadores: unidade central, memória: tipos e tamanhos.
3. Periféricos: impressoras, drivers de disco fixo (Winchester), disquete, CD-ROM.
4. Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus botões, diretórios e arquivos (uso do Windows Explorer): tipos de arquivos, localização, criação, cópia e remoção de
arquivos, cópias de arquivos para outros dispositivos e cópias de segurança, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows.
5. Uso do Word for Windows: entrando e corrigindo texto, definindo formato de páginas: margens, orientação, numeração, cabeçalho e rodapé definindo estilo do texto: fonte, tamanho, negrito, itálico e sublinhado, impressão de documentos: visualizando a página a ser impressa, uso do corretor ortográfico, criação de textos em colunas, criação de tabelas, criação e inserção de figuras no texto.
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO:
Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados.
Compreensão e análise da lógica de uma situação.
Raciocínio verbal, raciocínio matemático e raciocínio sequencial.
Orientação espacial e temporal.
Formação de conceitos e discriminação de elementos.
Diagramas lógicos, tabelas e gráficos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
TÉCNICO LEGISLATIVO – ADMINISTRATIVO:
Processo organizacional (planejamento, coordenação, direção, organização e controle).
Relações Interpessoais: comunicação e relações interpessoais.
Administração de conflitos: desenvolvimento de trabalho em equipe.
Noções sobre Administração de Materiais e Patrimônio.
Logística: conceito, evolução, dimensão, processo logístico, transporte.
Arquivos: finalidade, classificação, fases, técnicas, sistemas e métodos de arquivamento.
Protocolo: finalidades, objetivos e atividades.
Noções sobre Contratos Administrativos.
Noções de administração de pessoal, de material e de patrimônio.
Atos administrativos de uso mais frequente: circulares, avisos, portarias, ofícios,
despachos e ordens de serviços.
Procedimentos administrativos.
Noções básicas de organização de arquivos e fichários.
Documentos oficiais, tipos de documentos.
Correspondência oficial: conceito, classificação; recepção e expedição de correspondência em geral.
Protocolo: conceito, sistema de protocolo.
Noções de Administração Pública:
princípios.
Descentralização e desconcentração.
Administração Direta e Indireta.
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Excelência nos serviços públicos.
Gestão da Qualidade.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
O paradigma do cliente na gestão pública.
Noções de administração de recursos materiais: funções e objetivos; classificação e especificação de materiais; compras; registros; cadastro de fornecedores; acompanhamento de pedidos.
Ética profissional.
O papel do servidor.
Interação com o público interno e externo.
Cidadania: direitos e deveres do cidadão.
O cidadão como usuário e contribuinte.