Menu fechado

Declaração Universal dos Direitos Humanos – Questões comentadas banca IBFC

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI!!

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos – Questões comentadas banca IBFC

Questão 1 sobre Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ano: 2015  Banca: IBFC    Órgão: SEE-MG  Provas: Professor de Educação Básica – Nível I – Grau A – Anos iniciais do ensino fundamental
Analise os itens abaixo e responda a seguir.

I. Todo ser humano tem o direito de fazer parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

II. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.

III. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Assinale a alternativa correta sobre os itens analisados.

A Os itens I, II e III estão corretos.

B Apenas os itens I e II estão corretos.

C Apenas os itens II e III estão corretos.

D Apenas os itens I e III estão corretos.

RESPOSTA:

O Artigo 21 da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz:

  1. Todo ser humano tem o direito de tomar parte no governo de seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
  2. Todo ser humano tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
  3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

RESPOSTA DA QUESTÃO 1 LETRA A

Esta questão foi questionada de que se levarmos em consideração o artigo literal no item I. foi escrito “FAZER” parte no governo e no artigo esta escrito “TOMAR” parte do governo e, por isso, deveria ser considerado errado o item I.

A banca considerou a letra a como a correta, pois as palavras são sinônimas e não foi dito que seria o artigo literal.

Fica então a dica para prestar atenção nestes detalhes e verificar se ficou claro se a questão exige que seja exatamente igual ao que esta escrita na lei.

Questão 2 sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ano: 2015 Banca: IBFC Órgão: SEE-MG Provas: Professor de Educação Básica – Nível I – Grau A – Anos iniciais do ensino fundamental
Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta sobre as considerações expressas da Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu preâmbulo.

A Os Estados-Membros se comprometeram a promover, em obediência às Nações Unidas, o respeito local aos direitos e liberdades humanas fundamentais.

B Os Estados-Membros se comprometeram a promover, em obediência às Nações Unidas, o respeito local e regional aos direitos e liberdades humanas fundamentais.

C Os Estados-Membros se comprometeram a promover, sob a supremacia hierárquica das Nações Unidas, o respeito judicial aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdades.

D Os Estados-Membros se comprometeram a promover, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos e liberdades humanas fundamentais e a observância desses direitos e liberdades

RESPOSTA:

Todos os Estados Membros que participam da Declaração tem que ter soberania, logo eles não devem obediência as Nações Unidas e nem ela terá a supremacia sobre os Estados Membros. Com isto concluímos que a relação entre os Estados Membros e  as Nações Unidas é de cooperação

Outra forma de analise é a leitura do preâmbulo da Declaração.

RESPOSTA QUESTÃO 2 LETRA D

Questão 3 sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ano: 2015 Banca: IBFC Órgão: SEE-MG Provas: – Professor de Educação Básica – Nível I – Grau A – Matemática
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as disposições da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.

B Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.

C Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias periódicas não remuneradas.

D Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.

RESPOSTA:

Artigo 23.

  1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
  2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
  3. Todo ser humano que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
  4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.

Artigo 24.

Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

RESPOSTA DA QUESTÃO 3 LETRA C

Além do artigo, sabemos que todos as classes de trabalhadores tem férias remuneradas.

Questão 4 sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: SEPLAG-MG Prova: Farmácia
Com relação ao direito à instrução prevista na Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa INCORRETA:

A O Estado tem prioridade em relação aos pais na escolha do gênero de instrução que será ministrada às crianças e aos adolescentes.

B A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

C A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais.

D A instrução elementar será obrigatória.

RESPOSTA:

Artigo 26.

  1. Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
  2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
  3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

RESPOSTA DA QUESTÃO 4 LETRA A

QUESTÃO 5 SOBRE A Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ano: 2015 Banca: IBFC Órgão: SEE-MG Prova: Professor de Educação Básica – Nível I – Grau A – Ensino Religioso
Assinale a alternativa correta que reproduz, com fidelidade exata, um dispositivo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito não implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, tampouco a liberdade de manifestar a religião ou convicção em público pelos ritos.

B Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, de consciência desde que fundamentado na religião; este direito implica a liberdade de tentar mudar a religião de outras pessoas, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum.

C Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

D Apenas a pessoa maior de idade tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de tentar mudar a religião dos familiares, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, desde que não o faça em público pelo culto e pelos ritos.

RESPOSTA:

Artigo 18.

Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

RESPOSTA DA QUESTÃO 5 LETRA C

Caso queira estudar o conteúdo teórico:  https://centraldefavoritos.com.br/2018/05/16/declaracao-universal-dos-direitos-humanos/

VEJA TAMBÉM:

COMBO INSS COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 26,90 COMECE A SE PREPARAR!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *