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Material de estudos para o Concurso SME-SP 2019 – Auxiliar Técnico de Educação (ATE)

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Neste postagem estarei atualizando material de estudos para o Concurso SME-SP 2019 – Auxiliar Técnico de Educação (ATE).

Mais abaixo sempre que atualizar no site o conteúdo deste concurso eu colocarei o link para a matéria no conteúdo programático. Fique ligado, pois sempre tem conteúdos novos.

Caso você prefira estudar por apostila eu te indico esta da Opção: Apostila para Auxiliar Técnico de Educação (ATE) SME-SP 2019

ATENÇÃO: No link acima tem também um curso online.

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EDITAL      Vagas: 1.109        PROVA: 20/09/2019     VUNESP

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CONTEÚDOS PARA ESTUDAR:

ENSINO MÉDIO COMPLETO

CONHECIMENTOS GERAIS

 

Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários).

Relações entre textos: verbais e não verbais.

Sinônimos e antônimos.

Sentido próprio e figurado das palavras.

Pontuação.

Classes de palavras – emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem: substantivo, adjetivo, numeral,artigo, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição.

Concordância verbal e nominal.

Regência verbal e nominal.

Voz Ativa e Passiva.

Colocação pronominal.

Crase.

Matemática

Resolução de situações-problema envolvendo os seguintes conteúdos:

1. Sistema de numeração decimal, problemas do campo aditivo (adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão), números racionais e regra de três simples.

2. Localização e deslocamento. Formas espaciais e planas.

3. Medidas de tempo, massa e temperatura; perímetro, área; transformações de unidades de medida, sistema monetário.

4. Leitura de gráficos de barras ou colunas e tabelas simples.

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5. Funções polinomiais do 1º e 2º graus.

 

Noções de Informática

1. Noções de hardware.

2. Noções de sistema operacional (ambiente Windows).

3. Edição de textos, planilhas e apresentações (Office 365).

4. Uso de Internet: navegador; recursos do navegador; busca na Internet; uso de ferramenta de mensagem eletrônica (e-mail, antispam e listas).

5. Noções de segurança (senhas, prevenção de vírus e outros códigos maliciosos, antivírus, SPAM e antispam, cópias de segurança).

Legislações e Publicações Institucionais

LEGISLAÇÃO FEDERAL

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Artigos 5°, 37 ao 41, 205 ao 214, 227 ao 229.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Artigos 53 a 59; 136 a 137.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. (redação atualizada)

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga Convenção Internacional sobre os direitos da pessoa com deficiência e seu protocolo facultativo. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. títuloI – Disposições Preliminares, Capítulo I – Disposições Gerais – Art. 1° ao art. 3° e Títulos II – Dos Direitos fundamentais, Capítulo IV – Do Direito à Educação- Art. 27 ao Art. 30.

BRASIL. Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis
nos 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985, e
10.778, de 24 de novembro de 2003. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Resolução CEB/ CNE nº 5 de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=112015

 

LEGISLAÇÃO MUNICIPAL

SÃO PAULO (Município). Lei Orgânica do Município de São Paulo. Título VI, Capítulo 1, artigos 200 a 211. São Paulo, 1990.

SÃO PAULO (Município). Lei nº 8.989, de 29 de outubro de 1979. Estatuto dos Funcionários Públicos
do Município de São Paulo. São Paulo, 1979.

SÃO PAULO (Município). Instrução Normativa SME nº 22, de 11 de dezembro de 2018. Dispõe sobre
a organização das unidades de educação infantil, de ensino fundamental, de ensino fundamental e
médio e dos centros educacionais unificados da rede municipal de ensino para o ano de 2019. São
Paulo, 2018.

SÃO PAULO (Município). Republicação – Instrução Normativa SME nº 13, de 11 de setembro de
2018. Reorienta o Programa “São Paulo Integral” nas EMEIs, EMEFs, EMEFMs, EMEBS e nos CEUs da
RME. São Paulo, 2018.

SÃO PAULO (Município). Retificação – Instrução Normativa SME nº 13, de 11 de setembro de 2018.
Reorienta o Programa “São Paulo Integral” nas EMEIs, EMEFs, EMEFMs, EMEBS e nos CEUs da RME.
São Paulo, 2018.

SÃO PAULO (Município). Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016. Institui no âmbito da
Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da
Educação Inclusiva. São Paulo, 2016.

SÃO PAULO (Município). Portaria nº 8.764, de 23 de dezembro de 2016. Regulamenta o Decreto nº
57.379/2016 que Institui no Sistema Municipal de Ensino a Política Paulistana de Educação Especial,
na Perspectiva da Educação Inclusiva. São Paulo, 2016.

SÃO PAULO (Município). Portaria nº 8.824, de 30 de dezembro de 2016. Institui, no âmbito da
Secretaria Municipal de Educação, o “Projeto Rede”, integrando os serviços de Apoio para
educandos e educandas, público-alvo da Educação Especial, nos termos do Decreto nº 57.379, de
13/10/16, e dá outras providências.

SÃO PAULO (Município). Decreto nº 58.526, de 23 de novembro de 2018. Institui o Plano Municipal
de Promoção da Igualdade Racial – PLAMPIR. São Paulo, 2018.

PUBLICAÇÕES INSTITUCIONAIS
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da
Cidade: Educação Infantil. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 11 – 62.
Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51031.pdf.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da
Cidade: Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. 2. ed. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 12-60.
Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50628.pdf.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da
Cidade: Educação de Jovens e Adultos: Língua Portuguesa. São Paulo: SME/COPED, 2019. p. 38-48.
Disponível em http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51183.pdf
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da
Cidade: Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais. – São Paulo: SME/ COPED, 2019. 168 p.: il, p.
65-72. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51127.pdf.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da
Cidade: Educação Especial: Língua Portuguesa para Surdos. – São Paulo: SME / COPED, 2019. 184p.:
il, p. 65-72. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/51128.pdf.
36
UNESCO. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem.
Brasília: UNESCO, 2017.
Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000252197.

 

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