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Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

Pode-se criar uma relação de duas variáveis de proporção. Esta relação pode ser direta ou inversamente proporcional e através de tabelas ou gráficos.

 

O que é grandeza?

Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido baseado em informações numéricas e/ou geométricas.

Ex.: tempo, idade, velocidade e etc…

Grandezas diretamente proporcionais: Aumentam ou diminuem juntas, ou seja, uma delas variam na mesma razão da outra.

Grandezas inversamente proporcionais: Quando uma aumenta a outra diminui e vice-versa, ou seja, uma varia na mesma proporção inversa da outra.

Muitas vezes para resolver questões sobre este assunto é necessário fazer a análise de tabelas e gráficos.

Um mesmo dado pode ser utilizado em um gráfico e em uma tabela.

 

O que você deve observar quando analisa um gráfico:

Título: Está claro o assunto na qual o gráfico se refere

Subtítulo: Detalhamento do título, essencial para a compreensão do gráfico

Números: É a informação propriamente dita que o gráfico que passar, onde você fará a comparação entre as informações contida no gráfico.

Fonte: Normalmente vem acompanhado de onde foram retirados os dados e ano. Serve para comparativos entre gráficos.

Legendas: São as legendas que te ajudarão a entender as informações do gráfico, que normalmente são de cores diferentes.

 

O que você deve observar quando analisa uma tabela:

Título: Está claro o assunto na qual a tabela se refere.

Subtítulo – Detalhamento do título, essencial para a compreensão da tabela

Cabeçalho – Refere sobre os conteúdos das colunas e linhas.

Corpo – os dados específicos que a tabela quer mostrar.

Fonte – Normalmente vem acompanhado de onde foram retirados os dados e ano. Serve para comparativos entre tabelas.

 

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS GRÁFICOS E TABELAS

 

1 – BB 2013 – Fundação Carlos Chagas

CONTINUA NA PARTE 2

 

Concurso público JUCESC – 2017 Conteúdo programático

Inscrições: de 17/03/2017 a 17/04/2017

Prova:07/05/2017

Banca: FEPESE

Vagas: São 19 vagas sendo: para Técnico em Atividades Administrativas (nível médio) – 15 vagas; Analista Técnico Administrativo II (nível superior em Ciências da Administração ou Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas ou Ciências Jurídicas.) – 2 vagas e Analista de Informática (nível superior) – 2 vagas.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá  tem as apostilas para este concursos atualizadas para 2017. Se for fazer para Técnico em atividades administrativas clique aqui.

Conteúdo programático

Conhecimentos Gerais:

Língua Portuguesa:

Concurso Público TJ/SP 2017 Conteúdo Programático

Cargo:  ESCREVENTE TÉCNICO JUDICIÁRIO

Inscrições:  de 10/04/2017 a 17/05/2017

Data da Prova:  02/07/2017

Banca: Vunesp

Nível: Ensino Médio

Edital

Dica: Para você que prefere estudar por apostilas ou não quer esperar eu colocar todas as matérias aqui, eu te recomendo dar uma olhada no site Opção Apostilas que eles tem uma apostila atualizada deste concurso.

A oferta de 460 vagas da região administrativa da capital inclui 400 vagas para São Paulo e 60 para as circunscrições judiciárias com sedes em Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo. Para a 4ª região administrativa, a oferta é de 130 vagas para as regiões de Campinas, Americana, Amparo, Bragança Paulista, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Rio Claro e São João da Boa Vista.

Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições, locuções etc

Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições, locuções etc.

As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor, relacionam-se ao reconhecimento das relações de coerência no texto em busca de uma concatenação perfeita entre as partes do texto, as quais são marcadas pelas conjunções, advérbios, etc., formando uma unidade de sentido. 

Essa habilidade é avaliada por meio de um texto no qual é solicitado ao concurseiro, a percepção de uma determinada relação lógico-discursiva, enfatizada, muitas vezes, pelas expressões de tempo, de lugar, de comparação, de oposição, de causalidade, de anterioridade, de posteridade, entre outros e, quando necessário, a identificação dos elementos que explicam essa relação.

Lei nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007 – Diretrizes nacionais para o saneamento básico: princípios fundamentais, exercício da titularidade, planejamento, aspectos econômicos e sociais, aspectos técnicos e política federal de saneamento básico

Lei nº 11.445 de 05 de janeiro de 2007 – Diretrizes nacionais para o saneamento básico: princípios fundamentais, exercício da titularidade, planejamento, aspectos econômicos e sociais, aspectos técnicos e política federal de saneamento básico.

Coloquei somente os itens que fazem parte do edital do concurso da Embasa 2017. Caso você queira ver a lei completa clique aqui: Lei nº 11.445 de 5 de janeiro de 2007.

No final da postagem coloquei um artigo resumido que explica a lei e uma videoaula.

Fonte: Site do Governo Federal

Esta Lei estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.

Princípios fundamentais:

I – universalização do acesso;

II – integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados;

III – abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à proteção do meio ambiente;

IV – disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e de manejo das águas pluviais adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado;

Sistema monetário brasileiro: problemas

Sistema monetário brasileiro

Se quiser aprofundar a parte teórica clique aqui!: SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

 

Problemas

QUESTÃO 1

Para pagar os R$ 7,90 que gastou em uma lanchonete, Solimar usou apenas três tipos de moedas: de 5 centavos, de 25 centavos e de 50 centavos. Sabendo que ela usou 8 moedas de 50 centavos e 13 de 25 centavos, então quantas moedas de 5 centavos foram necessárias para que fosse completada a quantia devida?

a) 6.

b) 7.

c) 10.

d) 11.

e) 13.

ESTE ARTIGO FOI TRANSFERIDO PARA MEU NOVO BLOG MÉTODO CONCURSOS, PARA ACESSAR CLIQUE AQUI!!

Expressões numéricas

Expressões numéricas

Introdução

Nem todas as dificuldades encontradas na resolução de problemas ou cálculos matemáticos são relativas, pelo menos diretamente, ao assunto em estudo. Em alguns casos, existe uma evidente deficiência na explicação do conteúdo, por parte do professor, em outros falta à atenção adequada para a sua compreensão por parte do aluno. O fato é que para compreender os conteúdos matemáticos, além de ser preciso dedicar o máximo possível de atenção, é também necessário o descomplicamento do seu ensino, isto é, o professor deverá apresentar o desenvolvimento dos cálculos propostos, mas sempre que for possível, mostrar aos alunos os atalhos primordiais para a agilização de suas soluções.

As expressões numéricas  são altamente necessárias para solucionarmos problemas cotidianos. Através do conhecimento das operações básicas da matemática, bem como da interpretação dos dados contidos nos problemas, podemos organizar o problema, extrair suas informações principais, convertê-lo a um modelo matemático e, por fim, efetuar os cálculos para a sua resolução.

Neste trabalho, mostrarei apenas as expressões numéricas simples, aquelas que apresentam apenas multiplicação, divisão, adição e subtração.

Sistemas operacionais: Windows e LINUX

Sistemas operacionais: Windows e LINUX

Os Sistemas Operacionais (SO) têm evoluído com o tempo, tornando-se mais fáceis, bonitos e agradáveis ao usuário. Mas antigamente a história era outra, sua estrutura e complexidade não permitiam que qualquer usuário comum operasse em SO.

O que é Sistema Operacional?

O Sistema Operacional é um dispositivo lógico-físico que realiza trocas entre o usuário e o computador. Nele são inseridos alguns softwares que administram todas as partes do sistema e apresentam-no de forma amigável ao usuário.

Ele também tem a função de fazer o gerenciamento dos vários usuários da máquina e é sobre esse sistema que os programas são inseridos e os recursos do computador são gerenciados, como a memória principal, as interrupções, a memória secundária e os dispositivos de entrada e saída do computador.

Múltiplos e divisores de um número inteiro

Múltiplos e divisores de um número inteiro

Múltiplos

Os múltiplos de um número inteiro obtêm-se multiplicando esse número pela sequência dos números inteiros.

Exemplos:

Alguns múltiplos de 6 são: 0, 6, 12, 18, 24, …

Alguns múltiplos de 10 são: 0, 10, 20, 30, …

Notas:

0 (zero) é múltiplo de todos os números inteiros.

Qualquer número inteiro é múltiplo de si próprio.

O zero é o único múltiplo de si próprio.

O número de múltiplos de um número natural é infinito.

Divisores

Os divisores de um número inteiros são os números naturais pelos quais se pode dividir esse número de forma exata (resto zero).

Exemplos

– Os divisores de 4 são 1, 2 e 4

Pois

4:1 = 4 , 4: 2 = 2  e 4: 4 = 1 (em todas estas divisões o resto é zero).

Se dividirmos 4 por qualquer outro número o resto não será zero.

– Os divisores de 10 são 1, 2, 5 e 10

– Os divisores de 20 são 1, 2, 4, 5, 10 e 20

– Os divisores de 29 são 1 e 29

Notas:

1 é divisor de todos os números.

Qualquer número natural é divisor de si próprio.

O menor divisor de um número natural é 1 e o maior é ele próprio.

Para determinarmos os divisores de um número tentamos dividir esse número pela sequência dos números naturais, como a seguir se exemplifica.

Determinar os divisores de 30

1 e 30 são divisores de 30 (a unidade e ele próprio)

30:2=15, então 2 e 15 são divisores de 30

30:3=10, então 3 e 10 são divisores de 30

30:4 não dá resto zero

30:5=6, então 5 e 6 são divisores de 30

30:6=5 (como 5<6, podemos parar)

Os divisores de 30 são: 1, 2, 3, 4, 6, 10, 15 e 30

Este procedimento deve efetuar-se, sempre que possível, mentalmente.

Números primos:

Números primos são os que têm (só) dois divisores.

(Esses divisores são a unidade e o próprio número)

Exemplos de números primos: 2, 7, 19, 23.

Sugestão: Procure os seus divisores e verifique que são dois (a unidade e o próprio

número).

1 – A Ana, a Bruna, a Lara, a Mónica, a Erica e a Rita  organizaram um piquenique, para comemorar a chegada da Primavera, onde convidaram colegas, professores e familiares. No final,  decidiram tirar uma fotografia aos seus 96 convidados. De quantas maneiras se podem  organizar os convidados, se fizerem menos de 10 filas, todas com o mesmo número de pessoas, sendo que os convidados mais baixos, ficam na primeira fila ?

Determinamos os divisores de 96

D96 ={1;2;3;4;6;8;12;16;24;32;48;96}

Uma vez que têm que fazer menos de 10 filas, podem  formar 2, 3, 4,6 ou 8  filas

2 filas com 48 pessoas

3 filas com  32 pessoas

4 filas com 24 pessoas

6 filas com 16 pessoas

8 filas com 12  pessoas

Resposta: Concluímos que para tirar a fotografia, os convidados podem   organizarem-se de 5 maneiras diferentes.

2 – Encontre os cinco primeiros múltiplos não negativos dos números abaixo:

a) 15

b) 30

c) 6

a) 15 = {15, 30, 45, 60, 75}

Isso porque:

15 x 1 = 15
15 x 2 = 30
15 x 3 = 45
15 x 4 = 60
15 x 5 = 75

b) 30 = {30, 60, 90, 120, 150}

Isso porque:

30 x 1 = 30
30 X 2 = 60
30 X 3 = 90
30 X 4 = 120
30 X 5 = 125

c) 6 = {6, 12, 18, 24, 30}

Isso porque:

6 x 1 = 6
6 x 2 = 12
6 x 3 = 18
6 x 4 = 24
6 x 5 = 30

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

 

Preparatório TRF 1 – Conteúdo programático 2011

Pelo o que esta sendo divulgado na internet o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que compreende os estados de Minas Gerais, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins, inclusive o Distrito Federal, anunciou que abrirá novo concurso público. Não pesquisei a fundo, mas também esta sendo dito que já foi incluído no Orçamento da União para 2017.

O concurso será para vagas para Técnico (nível médio) e Analista (nível superior).

Por ser um concurso muito concorrido, o ideal é você começar a se preparar com antecedência, pois o conteúdo é extenso.

Coloquei o conteúdo programático do último concurso que foi realizado em 2011 pela FCC (Fundação Carlos Chagas).

Página do concurso 2011

Edital de 2011

Espero que possa ajudar em sua preparação.

Bons Estudos!

Atenção: Estarei colocando os links, por isso, tem várias matérias sem a atualização

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Concurso Público Embasa 2017 – Conteúdo Programático

Está com as inscrições abertas o concurso público a Embasa – Empresa Baiana de Águas e saneamento S/A

Nível Médio/ Técnico e Superior

Inscrições: dia 15/03/2017 até o dia 05/04/2017 ( prorrogado e encerrado)

Data da prova: 09/07/2017

Banca: IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação

Edital

Site para inscrição

ATENÇÃO: Estarei postando as matérias para o cargo de agente administrativo, ou seja, quem for prestar o concurso para outra função terá conteúdos que não consta aqui.

Dica: Para você que prefere estudar por apostilas ou vai fazer o concurso para outro cargo dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos inclusive de outros cargos deste concurso da EMBASA 2017.

Bons Estudos! 

Estarei atualizando os links todos os dias

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Nível médio/ Técnico

 

CONHECIMENTOS GERAIS

 

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão e interpretação de textos.

2. Tipologia textual.

3. Ortografia oficial.

4. Acentuação gráfica.

Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.)

Interpretação de linguagem não verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.)

 

A linguagem pode ser não verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

 

Linguagem não-verbal