Menu fechado

Conceitos de raciocínio lógico

APOSTILA POLÍCIA PENAL MG 2021

Apostila INSS preparatória 2021 COMECE A SE PREPARAR AGORA!!

APOSTILA PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE - PB

Conceitos de raciocínio lógico

Raciocínio lógico é um processo de estruturação do pensamento de acordo com as normas da lógica que permite chegar a uma determinada conclusão ou resolver um problema.

Um raciocínio lógico requer consciência e capacidade de organização do pensamento. Existem diferentes tipos de raciocínio lógico, como o dedutivo e o indutivo.

Raciocínio Indutivo

A indução está relacionada a diversos casos pequenos que chegam a uma conclusão geral. Nesse sentido podemos definir também a indução fraca e a indução forte. Essa indução forte ocorre quando não existe grandes chances de que um caso discorde da premissa geral. Já a fraca refere-se a falta de sustentabilidade de um conceito ou conclusão.

Raciocínio Dedutivo

Nesse tipo específico de raciocínio não se leva em conta os problemas enfrentados na analogia e na indução. A dedução parte de uma premissa geral para outra mais específica. Esse tipo de raciocínio trabalha para provar a veracidade de uma proposição com base na veracidade de outras proposições.

Nos concursos quando pedem os conceitos de raciocínio lógico de maneira geral, eles estão querendo que você estude os seguintes conteúdos:

Proposições;

proposições simples; proposições compostas;

valores lógicos das proposições;

sentenças abertas;

tabela verdade, número de linhas da tabela verdade;

conectivos lógicos 

Negações de proposições.

Lógica sentencial (ou proposicional)

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Está gostando do canal? Então ajude ele a se manter e crescer, faça uma doação:

Pix: edersc@yahoo.com.br  e PicPay: @eder.sabino.carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *