Menu fechado

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados

A compreensão de um texto é fazer uma análise objetiva do texto. É verificar o que realmente está escrito nele. Já a interpretação de texto imagina o que as ideias do texto tem a ver com a realidade.

O leitor tira conclusões subjetivas do texto.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Compreensão de textos

ESTE ARTIGO FOI TRANSFERIDO PARA MEU NOVO BLOG MÉTODO CONCURSOS. PARA ACESSAR CLIQUE AQUI!!

COMBO CNU - 2024 COM 8 APOSTILAS POR APENAS R$ 29,90 - SAIA NA FRENTE!!

APOSTILA CNU - 2024 BLOCO 8 INTERMEDIÁRIO. SAIA NA FRENTE!!

CAIXA- APOSTILAS COM PREÇOS IMPEDÍVEIS

COMBO CARREIRA BANCÁRIA COM 9 APOSTILAS POR APENAS R$ 28,90 CLIQUE AQUI !!

79 Comentários

    • Eder s. carlos

      Oi Carlos se me mandar o link do edital que você vai fazer posso verificar e se for o caso fazer postagens para te ajudar. Estou fazendo atualizações do Enem e IFES, provavelmente deve ter várias matérias que o SENAI deve pedir.
      Abraços

      • Euridisneia

        Esqueci de dizer o concurso e MS para técnica em enfermagem e português e matemática socorro quê isto me ajuda bj

        • eder carlos

          Oi Euridisnéia dei uma olhada na internet e especificamente para o Mato Grosso do Sul e técnica de enfermagem não encontrei. Dá uma olhada nesta página: https://www.pciconcursos.com.br/concursos/centrooeste/
          Que tem vários concursos de prefeitura com opção de vários cargos e verifica se não tem um que te atende. Sobre português e matemática tenho muitas postagens no site para você estudar.
          Caso você queira esta função mesmo vou te dar uma dica: Procura os órgãos que você tem intenção de trabalhar, verifica quando foi o último concurso e comece a estudar o conteúdo programático dele. Por que isso? quando o concurso sai você tem pouco tempo para estudar (2 meses em média) e concurso público é igual fazer uma faculdade, as vezes são necessários vários anos para conseguir, mas quem persiste consegue.
          Sempre que precisar de ajuda e se estiver ao meu alcance, pode contar comigo.
          Abraços

      • Deleusa da Silva Souza

        ola vc pode me mandar quais são os conteúdos que vai cair no concurso de tangara da serra pra mim estudar fiz minha inscrição para professora das series iniciais 1ª ao 5ª ano por favor me ajude não consigo achar o edital a firma que vai realizar o concurso e da UFMT MT manda no meu e-mail por gentileza obrigada

    • Eder s. carlos

      Oi Aurea fico muito feliz que esteja gostando do site. Estou atualizando este concurso inclusive para o cargo de assistente administrativo.
      Cadastra seu email para receber as postagens.
      Abraços
      Eder

  1. JUSSARA BORGES

    Olá Eder estou estudando para o concurso da UFBA – Assistente Administrativo – Classe D – Nível Intermediários.
    Obrigado pela ajuda !

    Cadastrando e-mail para receber as atualizações.

    • Eder s. carlos

      Oi Jussara legal já ter cadastrado seu e-mail. O concurso que estou mais focando é ele mesmo. Terei postagem dele praticamente todos os dias.
      Abraços
      Eder

      • Euridisneia

        Oi Eder entrei procurando quem ou algo para eu prestar um concurso em Março posso gritar (Socorro ) estou em pânico muito difícil tudo mais vc pode me ajudar vai meu email bj

  2. Bárbara Rafaela

    Oi Eder, estou estudando para concurso da UFBA, assistente administrativo!!
    Estou estudando as dicas que você dá, estou gostando muito, primeira vez que irei fazer concurso. Que tudo dê certo em nome de Jesus.
    Coloque mais assuntos, beijos!
    Meu email: barbararafaela10@hotmail.com

  3. Priscila Serra Azul

    Ola, estou estudando para concurso da PRF.
    ja faz um bom tempo que olho o site de vocês, gosto muito, mas gostaria de mas informação, por isso estou entrando em contato

    • Eder s. carlos

      Oi Priscila que bom que você gosta de estudar por aqui, fico muito feliz.O concurso da PRF ainda não saiu, mas com certeza você deve se preparar com antecedência para conseguir passar.
      Estou atualizando vários concursos, mas acredito que posso te ajudar. Para agilizar o processo me manda o link do edital do último concurso que posso ir atualizando para você o conteúdo programático.
      Não se esqueça de cadastrar seu email no site para poder receber as atualizações
      Abraços
      Eder

  4. Thayala Santana

    oi boa noite,vou fazer o concurso do corpo de bombeiro militar,e gostaria de ajuda nas matérias pois queria muito passar
    as matérias são: conhecimento gerais: língua portuguesa,matematica,,ciências humanas e naturais,lingua inglesa.
    conhecimentos especifico: nocoes de igualdade racial e de gênero,nocoes de direito constitucional,nocoes de direito administrativo,nocoes de direito penal militar,nocoes de direitos humanos.
    por favor mim ajudem.obrigada

    • Eder s. carlos

      Oi Thayala manda para mim o link do edital, pois tenho várias postagens que te atenderia e assim posso organizar para facilitar seus estudos
      Abraços

  5. Marilia

    Olá Eder, boa tarde! também irei fazer este concurso da UFBA, para assistente adm, poderia se possível me dar uma ajuda? Grata.

  6. André Segura

    Olá, bom dia.

    Irei prestar o concurso da PMAL-CBMAL/2017, não sei por onde começar, até porque não saiu o edital e será o meu primeiro concurso. Gostaria de algumas dicas ou alguns links para clarear minha caminhada. Obrigado!

    e-mail:

    • Eder s. carlos

      Oi André esta semana provavelmente irei começar a atualizar o concurso da PM/ CBM – BA que já saiu edital. Acredito que as matérias serão bem parecidas. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações diárias. Agora independente do concursos as dicas que te dou é estudar Português e raciocínio lógico que caem em quase todos os concursos. Se pretende ser um concurseiro, ou seja, tem intenção de se preparar para outros concursos sugiro estudar também direito constitucional e administrativo.
      Abraços e espero ter ajudado
      Eder

  7. Giovana Lima

    Muito bom suas dicas. Vou fazer concurso da UFBA para Assistente de Laboratório e já estou de olho no concurso da Policia federal para pericia criminal. Vou ficar de olho nesse site sempre.

    • Eder s. carlos

      Oi Giovana obrigado pelo comentário. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Abraços
      Eder

  8. Ana Paula

    Olá, é a primeira vez que entro nesse site, e gostaria de receber dicas de como estudar para concursos. Estou estudando para o concurso do TRF1
    desde já agradeço

  9. Bruna

    CONCURSO PÚBLICO DO
    MUNICÍPIO DE POMBOS –PE Os assuntos são esses
    CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
    Ética e relacionamento interpessoal; Cidadania, meio ambiente e qualidade de vida; Qualidade em prestação de serviços: fatores que determinam a qualidade dos serviços; Qualidade no atendimento ao público em geral; Noções de Segurança e higiene no ambiente de trabalho; Organização e planejamento das tarefas.

    LÍNGUA PORTUGUESA
    Compreensão e interpretação de textos; Tipologia Textual; Ortografia oficial; Acentuação gráfica; Emprego das classes de palavras; Emprego do sinal indicativo de crase; Sintaxe da oração e do período; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras; Redação de correspondências oficiais.

    RACIOCÍNIO LÓGICO
    Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, silogismos. Estrutura lógica de relações entre pessoas, lugares, objetos e eventos. Dedução de novas informações a partir de outras apresentadas. Lógica da argumentação. Diagramas lógicos. Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas e gráficos.

  10. Gilmário Conceição do lago

    Edér parabéns por essa sua iniciativa, para nós concurseiros é muitíssimo importante,pois a concorrência já é desleal imagina ainda nós sem um devido preparo para fazer a prova. muita das vezes sem condições de bancar um cursinho para poder-mos disputar de igual condições. Que Deus te abençõe muito, você não imagina o quanto você está me ajudando, vou fazer o concurso da UFBA 2017.

    • Eder s. carlos

      Oi Gilmário muito obrigado pelo comentário e fico feliz por estar te ajudando. Já fui concurseiro e sei das dificuldades de achar material de qualidade na internet. A Central de Favoritos nasceu com este propósito de democratizar a informação. Espero um dia poder oferecer um conteúdo completo e de qualidade para tornar os concursos mais justo.
      Abraços
      Eder

  11. Gilmário Conceição do lago

    Estou amando este syte, pois está me ajudando e muito para o concurso que eu vou prestar agora no dia 29,da UFBA.Posteriormente desejo fazer o da PRF, e que Deus continue lhe iluminando Eder com essas e mais informaçoões brilhantes para todos nós concurseiros.Um forte abraço!!!!!!

  12. Adilene

    Oi. Tudo bem? Gostei da postagem. Vou prestar concurso para os correios, cargo tétnico em segurança no trabalho. Gostaria de mais conteúdo,se possível. Desde já agradeço.

  13. ana flavia

    oi, bom dia, vou fazer a prova para o curso de Administração, me mande conteúdos para meu e-mail, obrigado!!

  14. Daniela

    Estudando para STM!

    Socoorro! me ajudem….
    Nunca participei de um concurso antes mas quero muuuuuuuito passar neste e tenho pouco tempo pra estudar, as provas são em Março.

  15. Tame

    Olá, como faço para ter acesso ao seu site e estudar para o concurso
    do TJSP Interior, pelo menos ter noção do conteúdo.

    • eder carlos

      Oi Cristina este ano vou focar bem o IFES. Pretendo atualizar todas as matérias e além disso estarei resolvendo questões de provas com comentário. Fala para seu filho cadastrar o e-mail no site para receber as atualizações. Sempre que precisar de ajuda faz um comentário que tentarei ajudar
      Abraços

  16. Cristiano Moreira Portes

    Boa tarde Eder,

    Super interessante seu blog. Gostaria de saber como posso obter uma lista de exercícios ou simulados para o concurso da Transpetro 2018 de nível Médio – Técnico de Administração e Controle Junior.
    E também desejo saber se você vai ministrar todos os conteúdos deste concurso aqui e como posso acompanhar.

    Grato,

    Cristiano Portes

    • eder carlos

      Oi Cristiano obrigado pelo comentário. Sobre exercícios eu te sugiro o site qconcursos onde você pode fazer várias questões e no formato que você deseja. Pesquisa lá questões sobre o assunto, mas principalmente feitas pelo Cesgranrio que organizará este concurso. Na internet você também encontra as últimas provas. Sobre ministrar, acredito que você queira dizer atualizar este conteúdo, então pode ficar tranquilo que atualizarei sim neste endereço http://centraldefavoritos.com.br/2018/02/16/concurso-publico-transpetro-2018-conteudo-programatico/, inclusive já tem muitas matérias no site que não coloquei os links na postagem, mas é só pesquisar aqui no site. Para acompanhar é só cadastrar seu e-mail no site.
      Abraços e espero ter ajudado

  17. Andrea Renata Rocha

    Boa note, vou prestar concurso pra sabesp, não estou conseguindo interpretar os textos, fiz algumas simulação tive muitos erros.
    Poderia me orientar como fazer as interpretações?
    Obrigada.

    • eder carlos

      Oi Andrea, deixa eu te explicar como faço as postagens: Eu pesquiso em sites de referência e comparo o que é mais relevante e comum e assim monto uma postagem melhor e mais completa. O que quero dizer é que não sou especialista no assunto. Já fui concurseiro e normalmente sempre saí
      bem nas questões de interpretação de texto. Então o que posso te dizer é o seguinte: Leia muito, jornais, revistas e principalmente livros. Presta atenção no que o autor esta querendo dizer, questione o sentido do texto.Faça questões de concursos. Você disse que teve muitos erros em suas simulações. Faça e refaça as questões, pesquise sobre elas, aprofundando. O problema da maioria das pessoas é a interpretação de texto e não estou falando só em provas de português. Muitos erram questões de outras disciplinas por que não entenderam o que estava sendo pedido.Para finalizar, leia com atenção.
      Abraços e espero ter ajudado

    • eder carlos

      Oi thainá dei uma olhada no edital e verifiquei que aqui no site tem muitas matérias já atualizadas, então é só pesquisar aqui.
      Para facilitar irei atualizar o conteúdo programático para você. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações

  18. Angela

    Ola, estou estudando para o concurso da PM, e teeeem variios outros assuntos de português, me ajudaaa? E o primeiro concurso que vou fazer e pretendo passar rsrs

    • eder carlos

      Oi Angela, boa tarde. Dei uma olhada no edital e praticamente tenho todas as matérias de português aqui no site. Vai na barra lateral no conteúdo de português. Coloquei em ordem alfabética igual como é pedido nos editais para facilitar a localização. Na semana que vem começo a atualizar ele aqui no site.
      Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Abraços e espero ter ajudado

  19. Raquel

    olá, estou estudando para o concurso da CODHAB. Na área administrativa, é o meu primeiro concurso, se poder me ajudar ,estou amando a pagina .Parabéns

    • eder carlos

      Oi Raquel dei uma olhada no conteúdo programático deste concurso e verifiquei que tenho muitas matérias aqui no site. Tanto na página inicial como na coluna ao lado eu coloco as matérias em ordem alfabética e igual como são pedidas no edital. Dá uma olhada e se tiver alguma dificuldade em encontrar faz outro comentário
      abraços

  20. Jose

    Boa tarde Eder

    um amigo me passou seu site e gostei muito, preciso de sua ajuda para o edital da prefeitura municipal de Castro parana, vou fazer pra secretario escolar, você pode me ajudar:

    • eder carlos

      Oi José dei uma olhada no conteúdo que vai cair nesta prova. Tenho grande parte das matérias, principalmente de português e Raciocínio lógico. Nos de conhecimentos específicos tenho várias matérias que te ajudarão também. Na barra lateral ou em uma aba no topo do site tenho as matérias que atualizo em ordem alfabética e escrita exatamente como são pedidas nos editais. Caso não encontre as matérias que precise tanto no site como na internet, faz outro comentário postando a matéria que tentarei te ajudar.
      Abraços

  21. daiara dos santos de oliveira sales

    Ola bom dia eu irei fazer um processo seletivo e gostaria de saber se vcs teria um material para me mandar para estudar no cargo Assistente de Desenvolvimento Educacional

    • eder carlos

      Oi Daiara, eu organizo no site por ordem alfabética e escrito igual como são pedidos nos editais para facilitar a localização. Dá uma olhada na barra lateral do site e se tiver alguma dificuldade é só fazer outro comentário
      Abraços e espero ter ajudado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *