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Material de estudos para o Concurso SME-Cuiabá – MT 2019 Mais de 3.600 vagas

Material de estudos para o Concurso SME-Cuiabá – MT 2019

Mais abaixo sempre que atualizar no site o conteúdo deste concurso eu colocarei o link para a matéria no conteúdo programático. Fique ligado, pois sempre tem conteúdos novos.

APOSTILAS:

Professor do Ensino Fundamental Educação Básica – Pedagogo

Professor Educação Básica, Técnico de Nível Superior e Nível Médio (comum a Todos )

Técnico em Administração Escolar – Tae

Técnico em Desenvolvimento Infantil – Tdi

Técnico em Manutenção e Infraestrutura – Tmie – Serviços Gerais (asg)

 

Se quiser saber por que indico as Apostila Opção CLIQUE AQUI!!

 

CARGOS: VÁRIOS      INSCRIÇÕES: DE 18/07/2019 A  25/08/2019        DATA DA PROVA: 15/09/2019

VAGAS: +3600    NÍVEL: MÉDIO E SUPERIOR      ORGANIZADORA: SELECON

Estarei atualizando o conteúdo programático do cargo: Técnico em Administração Escolar – TAE

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

1. Leitura e interpretação de textos de variados gêneros discursivos.

2. As condições de produção de um texto e as marcas composicionais de gêneros textuais diversos.

3. Linguagem e adequação social:

3.1. Variedades linguísticas e seus determinantes sociais, regionais, históricos e individuais.

3.2. Registros formal e informal da linguagem.

4. Aspectos linguísticos na construção do texto:

4.1. Fonética: prosódia, ortografia.(emprego das letras e acentuação gráfica)

4.2. Morfologia: formação, classificação e flexão das palavras.

4.3. Sintaxe: concordâncias verbal e nominal, regências verbal e nominal, colocação pronominal, emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, modos e tempos verbais.

4.4. Semântica: polissemia, paronímia, homonímia, denotação e conotação.

5. Textualidade: coesão, coerência, intertextualidade, argumentação.

6. Pontuação.

7. Tipos de discurso: direto e indireto.

Raciocínio Lógico e Matemático

1. Operações com conjuntos.

2. Raciocínio lógico numérico: problemas envolvendo operações com números reais e raciocínio sequencial.

3. Conceito de proposição: valores lógicos das proposições; conectivos, negação e tabela-verdade. Tautologias. Condição necessária e suficiente.

4. Argumentação lógica, estruturas lógicas e diagramas lógicos.

5. Equivalências e implicações lógicas.

6. Quantificadores universal e existencial.

7. Problemas de Contagem: Princípio Aditivo e Princípio Multiplicativo. Arranjos, combinações e permutações.

8. Noções de Probabilidade.

 

Noções de Informática

 

1. Conceito de Internet e Intranet.

2. Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupo de discussão, de busca e pesquisa.

3. Procedimentos, aplicativos, dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópias de segurança (backup).

4. Principais aplicativos para edição de texto, planilhas eletrônicas, geração de material escrito, audiovisual e outros.

Legislação Básica

1. Lei Orgânica do Município de Cuiabá, Lei nº 220 de 22 de dezembro de 2010 2. Lei Complementar nº 093 de 23 de junho de 2003.

Conhecimentos Gerais

História e Geografia de Mato Grosso 

História de Mato Grosso: Período Colonial

1. Os bandeirantes: escravidão indígena e exploração do ouro;

2. A fundação de Cuiabá: Tensões políticas entre os fundadores e a administração colonial;

3. A fundação de Vila Bela da Santíssima Trindade e a criação da Capitania de Mato Grosso;

4. A escravidão negra em Mato Grosso.

Período Imperial.

Período Imperial

1. A crise da mineração e as alternativas econômicas da Província.

2. A Rusga;

3. Os quilombos em Mato Grosso.

4. Os Presidentes de Província e suas realizações.

5. A Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai e a participação de Mato Grosso.

6. A economia de Mato Grosso após a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.

7. O fim do Império em Mato Grosso.

Período Republicano

1. O coronelismo em Mato Grosso.

2. Economia de Mato Grosso na Primeira República: usinas de açúcar e criação de gado.

3. Relações de trabalho em Mato Grosso na Primeira República.

4. Mato Grosso durante a Era Vargas: política e economia.

5. Política fundiária e as tensões sociais no campo.

6. Os governadores estaduais e suas realizações.

7. Tópicos relevantes e atuais de política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, ecologia e suas vinculações históricas.

Geografia de Mato Grosso:

1. Mato Grosso e a região Centro-Oeste.

2. Geopolítica de Mato Grosso.

3. Ocupação do território.

4. Aspectos físicos e domínios naturais do espaço mato-grossense.

5. Aspectos político-administrativos.

6. Aspectos socioeconômicos de Mato Grosso.

7. Formação étnica.

8. Programas governamentais e fronteira agrícola mato-grossense.

9.A economia do Estado no contexto nacional.

10. A urbanização do Estado.

Noções de Ética e Filosofia

1. Fundamentos da Filosofia.

2. Filosofia moral: Ética ou filosofia moral.

3. Consciência crítica e filosofia.

4. A relação entre os valores éticos ou morais e a cultura.

5. Juízos de fato ou de realidade e juízos de valor.

6. Ética e cidadania.

7. Racionalismo ético.

8. Ética e liberdade.

Relações Interpessoais

1. Relações Humanas/interpessoal.

2. Comunicação Interpessoal.

3. Característica de um bom atendimento.

4. Postura Profissional.

5. Integração.

6. Empatia.

7. Capacidade de ouvir.

8. Argumentação Flexível.

Noções de Administração Pública

1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.

2. Organização administrativa do Estado.

3. Administração direta e indireta.

4. Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas cargo, emprego e função públicos.

5. Poderes administrativos.

6. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação.

7. Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil.

Conhecimentos Específicos

Noções Básicas de Políticas Educacionais

1. Concepções de educação, conhecimento e ensino:

1.1. As teorias críticas e não-críticas na educação brasileira;

1.2. Construtivismo, socio interacionismo e concepção de conhecimento;

1.3. Currículo, integração e organização dos conteúdos escolares.

2. Política Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá:

2.1. Política inclusiva, diversidade e educação especial;

2.2. A dimensão étnico-racial no Ensino Fundamental e a Lei n° 10.639, de 9/01/03;

2.3. Fundamentos e aspectos organizacionais da educação integral no Ensino Fundamental;

2.4. Concepções, critérios e instrumentos de avaliação do ensino e da aprendizagem nos ciclos de formação.

3. Organização do trabalho pedagógico na escola:

3.1. Fundamentos e formas dos diferentes níveis de planejamento;

3.2. Planejamento participativo e organização do trabalho docente.

4. Legislação:

4.1. O Ensino Fundamental na LDB n° 9.394/96;

4.2. A Lei do FUNDEB, n° 11.494, de 20.06.07 e suas implicações para o financiamento do Ensino
Fundamental e de suas modalidades.

Disciplina Específica de acordo com a Habilitação

1. Noções em Administração:

1.1. Conceito, objetivo, princípios básicos e funções;

1.2. Organizações e eficiência;

1.3. O processo administrativo: planejamento, organização, direção, controle;

1.4.aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional.

2.Administração Pública:

2.1. Conceito, natureza e fins;

2.2. Princípios básicos: legalidade, moralidade, finalidade e publicidade;

2.3. Ética no serviço público.

3. Noções de arquivo:

3.1. Conceito, tipos de arquivo, acessórios para arquivamento, método de arquivamento;

3.2. Documentação: Conceito, classificação, registro, distribuição e temporalidade.

4. Noções de Contabilidade:

4.1. Conceito;

4.2.Objeto;

4.3. Patrimônio;

4.4. Plano de contas;

4.5. Técnicas contábeis.

5. Noções de atendimento ao público e de relacionamento interpessoal.

6. Redação oficial: Tipos (ata, ofício, circular, atestado, declaração, relatório) e suas características linguísticas e textuais. 7. Estatuto da criança e do adolescente – ECA (Lei n.º 8.069, de 13/07/1990).

 

Legislação

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96: princípios, fins e organização
da Educação Nacional; níveis e modalidades de Educação e Ensino.

2. O Ensino Fundamental a partir da Lei nº 9.394/96; as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental.

3. Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos.

4. Diretrizes para Educação Especial.

5.Estatuto da criança e do adolescente – ECA (Lei n.º 8.069, de 13/07/1990).

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