Menu fechado

Concurso Público BANESTES 2018 – Conteúdo Programático

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

Concurso Público BANESTES 2018 – Conteúdo Programático

Cargos: TÉCNICO BANCÁRIO

Nível: Médio

Inscrições:  de 09/03/2018 a 05/04/2018

Organizadora:  FGV

Data da prova: 06/05/2018

Edital

Concurso Público BANESTES 2018 – Conteúdo Programático

NÍVEL MÉDIO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

TÉCNICO BANCÁRIO

LÍNGUA PORTUGUESA

Elementos de construção do texto e seu sentido:

gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo);

interpretação e organização interna.

Semântica:

sentido e emprego dos vocábulos;

campos semânticos;

emprego de tempos e modos dos verbos em português.

Morfologia:

reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais;

processos de formação de palavras;

mecanismos de flexão dos nomes e verbos.

Sintaxe:

frase, oração e período;

termos da oração;

processos de coordenação e subordinação;

concordância nominal e verbal;

transitividade e

regência de nomes e verbos;

padrões gerais de colocação pronominal no português;

mecanismos de coesão textual.

Ortografia.

Acentuação gráfica.

Emprego do sinal indicativo de crase.

Pontuação.

Estilística:

figuras de linguagem.

Reescrita de frases: substituição, deslocamento,   paralelismo;

variação linguística: norma culta.

Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

Dica: Estarei atualizando este concurso, mas como atualizo vários pode acontecer de demorar para completá-lo até o dia da prova ou caso você prefira estudar em apostilas sugiro dar uma olhada nesta apostila da Opção. Neste link tem várias opções de apostilas para este concurso. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Juros simples e compostos: capitalização e descontos.

Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente.

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

Planos ou sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos,

Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

Séries periódicas uniformes.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Lógica: proposições, valores verdadeiro/falso, conectivos “e” e “ou”, implicação, negação, proposições compostas, proposições equivalentes.

Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados.

Orientação espacial e temporal.

Números racionais, operações, porcentagem e proporcionalidade.

Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

TÉCNICO BANCÁRIO

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:

Sistema financeiro nacional.

Dinâmica do mercado.

Mercado bancário.

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional:

Conselho Monetário Nacional;

COPOM –Comitê de Política Monetária.

Banco Central do Brasil;

Comissão de Valores Mobiliários.

Produtos Bancários: Noções de cartões de crédito e débito, crédito direto ao consumidor, crédito rural, caderneta de poupança, capitalização, previdência, investimentos e seguros.

Noções do Mercado de capitais e de Câmbio.

Garantias do Sistema Financeiro Nacional: aval; fiança; penhor mercantil; alienação fiduciária; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Autorregulação Bancária.

Noções básicas sobre os crimes de “Lavagem” ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores.

Prevenção da utilização do Sistema Financeiro para os atos ilícitos, em conformidade com a lei 9.613/1998. Guia de Conduta Ética do Banestes (disponível no sítio do Banestes na Internet); Ruptura digital no setor bancário e financeiro; Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de
2016.

ATENDIMENTO (focado em vendas):

Marketing em empresas de serviços;

Satisfação e retenção de clientes; Valor percebido pelo cliente;

Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico; Interação entre vendedor e cliente;

Qualidade no atendimento a clientes;

Resolução BACEN nº 4.539, de 24 de novembro de 2016;

Atendimento digital.

TÉCNICAS DE VENDAS:

Noções de administração de vendas:

planejamento, estratégias, objetivo;

análise do mercado, metas.

Técnicas de vendas de Produtos e Serviços bancários e financeiros:

planejamento, técnicas;

motivação para vendas;

Produto, Preço, Praça, Promoção;

Vantagem competitiva;

Como lidar com a concorrência;

Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos
bancários.

Manejo de carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica.

Noções de Marketing de Relacionamento.

APOSTILA AGENTE DE CORREIOS - CARTEIRO 2024 - SAIA NA FRENTE!!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *