Cargo: ESCRITURÁRIO Inscrições: de 19/12/2018 a 15/01/2019
Nível: Médio Vagas Disponíveis: 200 vagas + formação de cadastro reserva
Data da Prova: 24/02/2019 Organizadora: FCC
APOSTILA PARA O CARGO DE ESCRITURÁRIO BANRISUL 2019
CONTEÚDO PARA ESTUDAR:
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
Articulação do texto: coesão e coerência.
Processos de coordenação e subordinação.
Tempos, modos e vozes verbais.
Concordância nominal e verbal.
Equivalência e transformação de estruturas.
MATEMÁTICA FINANCEIRA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE:
Matemática Financeira: Juros simples e juros compostos.
Taxas de juros: nominal, efetiva, real, equivalente e aparente.
Valor Presente, Valor Futuro e Montante.
Estatística e Probabilidade:
Análise combinatória;
Probabilidade condicional;
Noções de estatística;
População e amostra;
Análise e interpretação de tabelas e gráficos;
Regressão, tendências, extrapolações e interpolações;
Tabelas de distribuição empírica de variáveis e histogramas;
Estatística descritiva (média, mediana, variância, desvio padrão, percentis, quartis, outliers, covariância).
RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO:
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação);
múltiplos e divisores de números naturais; problemas.
Frações e operações com frações.
Números e grandezas proporcionais: razões e proporções;
divisão em partes proporcionais;
Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal,
raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos.
DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA:
Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10).
Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010, 2013 e LibreOffice 5 ou superior).
Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome);
Programas de correio eletrônico (Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird);
Sítios de busca e pesquisa na Internet;
Computação na nuvem (cloud computing).
Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
Segurança da informação: Procedimentos de segurança;
Noções de vírus, worms e outras pragas virtuais;
Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.);
Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).
Banco de dados: conceitos de banco de dados e sistemas gerenciadores de bancos de dados (SGBD), modelagem conceitual de dados.
Manipulação e visualização de dados.
Noções de Big Data: conceito, premissas e aplicação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS:
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional:
Bancos de Câmbio.
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Bancos de Desenvolvimento.
Bancos de Investimento.
Bancos Comerciais Cooperativos.
Administradoras de Consórcios.
Corretoras de Câmbio.
Sociedade Corretora de Títulos e Valores Mobiliários.
Sociedade Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.
Companhias Hipotecárias.
Agências de Fomento.
Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento.
Sociedades de Arrendamento Mercantil.
Sociedades de Crédito Imobiliário.
Sociedades de Crédito ao Microempreendedor.
Associações de Poupança e Empréstimo.
Instituições de Pagamento.
Sociedades Administradoras de Cartões de Crédito.
COPOM – Comitê de Política Monetária.
Comissão de Valores Mobiliários.
Bolsas de Valores.
Bolsas de Mercadorias e de Futuros.
Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).
Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP).
Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
Produtos e serviços financeiros:
depósitos à vista.
Depósitos a prazo (CDB e RDB).
Letras de câmbio.
Cobrança e pagamento de títulos e carnês.
Transferências bancárias automáticas.
Arrecadação de tributos e tarifas públicas.
Internet banking.
CCB – Cédula de Crédito Bancário.
Hot money.
Contas garantidas.
Crédito rotativo.
Descontos de títulos.
Financiamento de capital de giro.
Vendor finance/compror finance.
Leasing (tipos, funcionamento, bens).
Financiamento de capital fixo.
Crédito direto ao consumidor.
Crédito rural.
Cadernetas de poupança.
Financiamento à importação e à exportação.
Repasses de recursos do BNDES.
Fomento Mercantil (factoring).
Cartões de Crédito.
Títulos de Capitalização.
Planos de aposentadoria e pensão privados.
Seguros, Previdência Complementar e Capitalização.
Mercado de capitais:
Ações – características e direitos.
Debêntures.
Notas Promissórias Comerciais (“comercial papers”).
Diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas.
Operações de distribuição de valores mobiliários de renda variável e de títulos de dívida (“underwriting”).
Funcionamento do mercado à vista de ações.
Mercado de balcão.
Fundos de Investimento.
Conceitos e operações de “corporate finance”.
Mercado de câmbio:
Operações básicas.
Operações com derivativos: características básicas do funcionamento do mercado a termo, do mercado de opções, do mercado futuro e das operações de swap.
Garantias no Sistema Financeiro Nacional:
Aval Fiança.
Penhor mercantil.
Alienação fiduciária.
Hipoteca.
Fianças bancárias.
Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
Crime de lavagem de dinheiro: conceito e etapas.
Prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro: Lei nº 9.613/1998 e suas alterações, Circular Bacen nº 3.461/2009 e suas alterações e Carta-Circular Bacen nº3.542/2012.
COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Autorregulação Bancária.
ATENDIMENTO, ÉTICA E DIVERSIDADE:
Satisfação, valor e retenção de clientes
telemarketing.
Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico.
Resolução CMN nº 3.849/2010 – Dispõe sobre a instituição de componente
organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Lei nº 8.078/1990 – Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências – Código de Defesa do Consumidor.
Decreto Lei nº 6.523/2008 – Regulamenta a Lei nº 8.078/1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC.
Resolução CMN nº 3.694/2009 – Dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Código de Defesa do Consumidor Bancário.
Lei nº 10.048/2000 – Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências.
Lei nº 10.098/2000 – Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade
reduzida, e dá outras providências.
Decreto nº 5.296/2004 – Regulamenta a Lei nº 10.048/2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica e a Lei nº 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Conceito de ética.
Ética aplicada: ética, moral, valores e virtudes;
noções de ética empresarial e profissional.
A gestão de ética nas empresas públicas e privadas.
Código de Conduta Ética do Banrisul. Disponível em http://www.banrisul.com.br (Relações com Investidores – Governança Corporativa – Código de Conduta Ética).
Temática de gênero, raça e etnia, conforme Decreto nº 48.598, de 19 de novembro de 2011.
Política Nacional para Mulheres, Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estatuto Nacional da Igualdade Racial e Estatuto Estadual da Igualdade Racial.
TÉCNICAS DE VENDAS:
Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas.
Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário:
planejamento, técnicas; motivação para vendas.
Produto, Preço, Praça; Promoção.
Vantagem competitiva.
Como lidar com a concorrência.
Noções de Imaterialidade ou intangibilidade, Inseparabilidade e Variabilidade dos produtos bancários.
Manejo de Carteira de Pessoa Física e de Pessoa Jurídica.
Noções de Marketing de Relacionamento.
Interação entre vendedor e cliente.
Qualidade no atendimento a clientes.
Satisfação e retenção de clientes.
Valor percebido pelo cliente.
Código de Proteção e Defesa do Consumidor: Lei nº 8.078/1990 (versão atualizada).