Menu fechado

IFES – Conteúdo Programático 2019

Ifes oferece 3856 vagas em cursos técnicos

Edital PS 01/2019 para vagas no primeiro semestre de 2019

Inscrições: 01/10/2018 a 04/11/2018

Taxa de inscrição: R$68,00

Prova: 02/12/2018

Metade das oportunidades no Ifes é destinada a ações afirmativas, conhecidas popularmente como cotas.

Novidades
Entre as novidades do processo seletivo do Ifes estão quatro novos cursos: Técnico em Agricultura (integrado), no Campus Centro-Serrano; Técnico em Química (integrado), no Campus Vila Velha; e Técnico em Mecânica (concomitante), no Campus Guarapari. Outra novidade deste processo seletivo é a inclusão de um curso a distância, o Técnico em Multimeios Didáticos (subsequente), ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).

Edital

Para acessar a página do processo seletivo clique aqui!!

ATENÇÃO: ATÉ O FINAL DE NOVEMBRO ESTAREI ATUALIZANDO CONSTANTEMENTE CONTEÚDOS PARA O IFES 2019 FIQUE LIGADO!!

Cursos Técnicos:

Os cursos técnicos são ofertados nas modalidades presencial e a distância em três formas: articulada integrada, articulada concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Na forma articulada integrada o estudante faz o Ensino Médio juntamente com a formação técnica no próprio Instituto. Nas formas articulada concomitante e subsequente, o estudante faz somente o Ensino Técnico no Ifes – a diferença é que no concomitante ele ainda pode estar matriculado em uma determinada série/ano do Ensino Médio, enquanto no subsequente a conclusão do Ensino Médio é obrigatória. Os cursos atendem a estudantes em idade própria e a estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – Proeja.

Para mim o melhor jeito de aprender é praticando, então o ideal é fazer as provas anteriores para ver se você está bem. Clique no link que você terá todas as provas com gabaritos.  Provas com gabaritos.

Abraços e bons estudos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS OBJETIVAS 2019

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES

LÍNGUA PORTUGUESA

I. Compreensão de textos diversos de diferentes gêneros;

II. Sintaxe (período simples e composto,    regência verbal e nominal,    concordância verbal e nominal,     emprego do acento indicador de crase);

III. Morfologia (classes,    flexões,    estrutura e formação de palavras);

IV. Níveis de Linguagem;

V. Figuras de Linguagem;

VI. Semântica (significação das palavras – antonímia, sinonímia,      homonímia, paronímia,      denotação, conotação,      ambiguidade)

OBS.: Não foi pedido neste edital sinais de pontuação, mas para uma boa interpretação de texto seria muito bom você dar uma estudada, inclusive já caiu questões em provas anteriores: emprego dos sinais de pontuação;

Referências Bibliográficas: NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1999. SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2000. TERRA, Ernani; NICOLA, José de. Práticas de Linguagem. Leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001.

MATEMÁTICA

I. Conjuntos: Noção intuitiva de conjuntos; Igualdade; Inclusão; Reunião; Intercessão; Diferença;    Produto cartesiano;    Representação por diagramas; Aplicações à resolução de problemas.

II. Aritmética e Álgebra: Números naturais;    Números inteiros;    Números racionais e    reais;    Fatores primos;    MMC e MDC;    Expressões literais e algébricas;    Produtos notáveis;    Equações;    Problemas e inequações do   e  2º grau;    Sistemas de equações do 1º grau e 2º grau;    Equações e problemas do 1º grau   e   2º grau;    Equações biquadradas;    Equações irracionais;     Sistema métrico decimal;     Razão; Proporção;     Divisão em partes proporcionais;     Regra de três;    Porcentagem;      Juros (Simples      e      compostos) e Polinômios.

III. Geometria e Trigonometria: Ângulos; Retas paralelas; Triângulos; Polígonos convexos; Principais quadriláteros convexos; Circunferência e círculo; Segmentos proporcionais; Semelhança; Relações métricas no triângulo retângulo; Relações métricas na circunferência; Polígonos regulares; Áreas de figuras planas; Inscrição e circunscrição de figuras planas; Relações trigonométricas no triângulo retângulo.

IV. Estatística: Cálculo da Média, Mediana, Moda e demais separatrizes; Construção de tabelas de frequência e gráficos de uma distribuição de frequência. Gráficos de setores. V. Funções: Estudo completo das funções do 1º e 2º graus. Intervalos e operações com intervalos.

Sugestões Bibliográficas: CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. São Paulo: 19o edição. Saraiva, 2012. GIOVANNI, José Ruy. CASTRUCCI, Benedito. GIOVANNI JUNIOR, José Ruy. Pensar e Descobrir: 6ª ao 9ª ano. São Paulo: FTD, 2010. 4v. IEZZI, Gelson. DOLCE, Osvaldo. MACHADO, Antônio. Matemática e realidade: 6ª ao 9ª ano, São Paulo: Atual, 2013.4v. IMENES, Luiz Márcio. LELLIS, Marcelo. Matemática: 6ª ao 9ª ano, São Paulo: Moderna, 2010. IEZZI, Gelson e outros. Fundamentos da Matemática Elementar: 9o edição. São Paulo: Atual, 2013. 11V

CIÊNCIAS

I. Cinemática: Conceitos de Cinemática; Ponto material e corpo extenso; Posição escalar; Deslocamento e caminho percorrido; Repouso, Movimento e Referencial; Sistema Internacional de Unidades; Velocidade escalar média; Movimento Uniforme (MU); Equação horária da posição no (MU); Movimento Uniformemente Variado (MUV); Aceleração escalar média; Equação horária da posição no (MUV); Equação horária da velocidade; Equação de Torricelli; Queda livre;

II. Dinâmica: Estudo das forças; O que é força; Elementos de uma força; Como medir a intensidade de uma força; Resultante de um sistema de forças; Forças com mesma direção e mesmo sentido; Forças com mesma direção e sentidos diferentes; Forças concorrentes; Conceitos da Dinâmica; Força; Massa; Peso; 1ª Lei de Newton (Inércia); 2ª Lei de Newton (F = ma); 3ª Lei de Newton (ação e reação);

III. Trabalho: Trabalho de uma força constante;

IV. Energia: Energia Cinética; Energia potencial gravitacional; Energia potencial elástica; Princípio da Conservação da Energia Mecânica;

V. Calor: Equilíbrio térmico e temperatura; Medidas de temperatura; Escalas termométricas; Quantidade de calor sensível; Calor específico; Propagação do calor;

VI. Aplicação dos conceitos fundamentais: matéria, corpo, objeto, energia, temperatura.

VII. Propriedades da matéria: estados físicos,    mudanças de estado,    classificação de sistemas químicos (substâncias puras, misturas, substâncias simples e compostas, fase),     métodos de separação de misturas,     fenômenos físicos e químicos.

VIII. Átomo: estrutura atômica,     número atômico e número de massa,    semelhanças atômicas, distribuição eletrônica e modelos atômicos.

IX. Elementos químicos: conceito, símbolos e representação convencional, classificação periódica dos elementos químicos;

X. Água, Sais Minerais, Vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas – propriedades e importância para os seres vivos;

XI. Célula – Procariótica e Eucariótica;      Animal e Vegetal;      Partes fundamentais; Principais orgânulos citoplasmáticos e suas funções;

XII. Seres vivos – Características gerais, Classificação e Níveis de organização; Vírus e Reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animmalia: representantes, características gerais, importância econômica e ecológica; Principais doenças causadas por Vírus, Bactérias, Protozoários, Fungos e Vermes; Reprodução em vegetais e animais;

XIII. Sistemas do corpo humano – órgãos componentes e funções dos Sistemas digestório, respiratório, circulatório, excretor, nervoso, sensorial, endócrino e reprodutor. Soros e vacinas;

XIV. Ecologia – Conceitos básicos; Cadeia e Teia alimentar; Relações harmônicas e desarmônicas entre os seres vivos; Ciclo da água e do carbono; Poluição do ar, da água e do solo: problemas decorrentes e ações preventivas/corretivas.

Referências Bibliográficas: BIZZO, Nélio & JORDÃO, Marcelo. Ciências – vol. 2 e 3. 2ª ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2009. CRUZ, José Luiz Carvalho da (editor responsável). Projeto Araribá – Ciências – 6ª e 7ª séries (7º e 8º anos). 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. TRIVELLATO, José; TRIVELLATO, Sílvia; MOTOKANE, Marcelo; LISBOA, Júlio Foschini & KANTOR, Carlos.Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa, conhecimento – 7º e 8º anos. 1ª ed. São Paulo: FTD, 2009. CRUZ, Daniel. Ciências e Educação Ambiental, Química e Física, 8ª Série, Editora Ática. Gewandsznajder, Fernando. Ciências Matéria e Energia, 8ª Série, Editora Ática. BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências: Física e Química – 8ª série/ 9º ano. 3ª ed. Ed. Ática, 2007. CRUZ, Daniel. Tudo é Ciências – Física e Química – 8ª série/ 9º ano. 1ª ed. Ed. Ática, 2007. CRUZ, José Luiz Carvalho da (editor responsável). Projeto Araribá –8ª série. 2ª ed. Ed. Moderna, 2007. GOWDAK, Demétrio; MARTINS, Eduardo. Química e Física – 8ª série/ 9º ano. 2ª ed. Ed. FTD, 2006

HISTÓRIA

I. O surgimento da Idade Moderna;

II. Reforma, Contrarreforma e Renascimento Cultural;

III. O mercantilismo e o surgimento do pré-capitalismo;

IV. O Absolutismo dos reis e o Estado Moderno;

V. As grandes navegações e a construção das Américas inglesa, hispânica e portuguesa;

VI. Os povos nativos da América;

VII. Confronto entre o mundo europeu e as populações autóctones;

VIII. O mundo africano e a construção do espaço negro nas Américas;

IX. As revoluções inglesas do século XVII;

X. O Iluminismo e a Revolução Francesa;

XI. A crise do sistema colonial nas Américas;

XII. Da manufatura às máquinas: etapas da Revolução Industrial;

XIII. A formação das nações latino-americanas no século XIX;

XIV. O Brasil no século XIX;

XV. Os Estados Unidos no século XIX;

XVI. A Europa no século XIX;

XVII. O imperialismo dos séculos XIX/XX e a partilha da África e Ásia;

XVIII. Os nacionalismos e as guerras mundiais do século XX;

XIX. O período entre-guerras e o contexto mundial;

XX. A hegemonia dos EUA na América Latina e no mundo: de Monroe a Obama;

XXI. A Revolução russa de 1917 e o movimento socialista mundial nos séculos XX e XXI;

XXII. A Guerra-Fria e a Queda do muro de Berlim;

XXIII. A América Latina nos séculos XX e XXI;

XXIV. As transformações sociais, políticas e econômicas do Brasil nos séculos XX e XXI;

XXV. O século XXI e as perspectivas do futuro.

Referências Bibliográficas: PROJETO ARARIBÁ: história: ensino fundamental. 3 ed. 8º ano e 9º ano. São Paulo: Moderna, 2010. VAZ, Maria Luísa e PANAZZO, Silvia. Jornadas.hist: História, 7º ano, 8º ano e 9º ano. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. VICENTINO, Claudio e DORIGO, Gianpaolo. História geral e do Brasil. vols. 2 e 3. São Paulo: Scipione, 2010.

 

GEOGRAFIA

I. Os lugares, as paisagens e o espaço geográfico;

II. A localização dos espaços na superfície terrestre;

III. As relações da natureza e sociedade;

IV. A importância de conhecer e preservar a natureza;

V. O ser humano no espaço geográfico;

VI. A inserção do homem no meio físico, suas alterações e construção do espaço atual;

VII. A construção cultural nos diversos espaços geográficos;

VIII. Os conflitos originados das relações da humanidade;

IX. A evolução tecnológica da humanidade e suas consequências;

X. A Organização do espaço brasileiro;

XI. Região e regionalização;

XII. As atividades econômicas rurais e urbanas no Brasil e no mundo.

XIII. A construção do espaço globalizado;

XIV. Subdesenvolvimento: origem e diversidade;

XV. O espaço geográfico – América, África, Ásia, Oceania, Europa, Antártida.

XVI. Território, poder e fronteiras políticas.

Referências Bibliográficas: LUCCI, Elian Alabi. Geografia: Homem e Espaço. São Paulo: Saraiva, 2015. 4v. ADAS, Melhem. Geografia. São Paulo: Moderna. 1995. 4v. SENE, Eustáquio. MOREIRA, João Carlos. Trilhas da Geografia. Scipione. 4v. MAGNOLI, Demétrio. SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia: Espaço, Cultura e Cidadania. Ed. Moderna. 4v. NORONHA, Carlos Henrique Moura Mavignier de, O Espaço Mundial. Ed. Do Brasil. São Paulo. 4v., MOREIRA, Igor A. G. Construindo o Espaço. Ed. Ática. São Paulo. 4v. SAMPAIO, Francisco Coelho. Geografia do Século XXI. Ed. Ediouro Publicações. São Paulo. 4v. Almeida. Lucia Marina Alves. Rigolin, Tércio Barbosa. Tudo é Geografia. Editora Ática. São Paulo 2009. 4v. Moreirão. Fabio Bonna. Universos: Geografia, 2.ed. – São Paulo, 2012.4v. Sampaio, Fernando dos Santos. Silva, Vagner Augusto. Para viver Juntos: Geografia: ensino fundamental. 2 ed. – São Paulo: Edições SM, 2011. Vedovate, Fernando Carlo. PROJETO ARARIBÁ

54 Comentários

    • Eder s. carlos

      Oi Nathália, existe no ifes algumas modalidade como curso técnico integrado (que foi o que estou postando), e concominantes e subsequentes. Não vi os outros conteúdos, mas deve ser isso. Caso tenha alguma dúvida, me fala qual você vai fazer e tento atualizar ele também.

      Abraços
      Eder

  1. Thalyta Felix

    Seria bom se você juntasse todos esse conteúdos e formasse uma apostila e deixasse um link para download facilitaria muito a vida de quem estar estudando.

    • Eder s. carlos

      Oi Thalyta obrigado pela sugestão. Já pensei em fazer isso, mas é meio complicado. Assim que conseguir uma maneira de condensar e fazer uma apostila ideal, provavelmente farei.
      Valeu a dica
      Abraços

    • Eder s. carlos

      Este edital foi do último e não consta inglês, então acredito que no próximo também não vai cair. Nesta postagem esta o último edital caso queira conferir.
      Abraços e espero ter ajudado
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Andressa esse conteúdo foi do último concurso e acredito que será o mesmo para o próximo. Sobre apostila eu não conheço nenhuma específica para o Ifes. Aos poucos estou atualizando as matérias do Ifes, então cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações
      Eder

  2. carolaine

    AQui , minha Professora me informo , o conteúdo que cai na prova passada de jeitp nenhum cai na prova que vem agr . esse conteúdo , voce pegou da prova passada ? … responde ai , vlw , flw ..

  3. Fernando Antônio do Nascimento

    Minha filha vai fazer o articulado integrado…ensino médio com o técnico…preciso de todas as informações possíveis sobre como ela poderia estudar !

    • Eder s. carlos

      Oi Fernando fico feliz de ver que se preocupa com o futuro de sua filha. O Ifes é bem concorrido e sempre digo o seguinte: independente do nível se o aluno estuda ele passa. O que posso sugerir é estudar todo o conteúdo programático e ler. Ler bastante independente de leitura ficção ou não ficção. O maior problema do brasileiro e principalmente nossos estudantes é a interpretação de texto. Na maioria das vezes ela erra por que não entendeu a pergunta e a leitura ajuda muito. As questões não são difíceis se o aluno estuda e presta atenção. Recomendo fazer provas anteriores. Nesta postagem tem um link. Diga para sua filha fazer exaustivamente as provas anteriores que ajudará muito a memorização dos assuntos e ela habituará com o jeito que elas são pedidas, inclusive o que cai mais.
      Espero ter ajudado
      Eder

  4. Maria Eduarda

    Ooi, boa tarde, eu vou fazer o processo seletivo do IFES para entrar em 2018, e eles ainda não postaram o edital, você teria alguma dica de algo que possa cair, ou que sempre caiu em todas as anteriores?
    obrigada (:

    • Eder s. carlos

      Oi Maria eduarda este conteúdo é o mais recente e é difícil saber o que cai mais. O que posso sugerir é que você faça as últimas provas (na postagem tem o link) para treinar a mecânica do concurso e com certeza você terá uma ideia mais clara sobre o que cai mais. Agora independente disso, o que sempre sugiro para as pessoas que vão fazer concurso é ler muito para melhorar a interpretação de textos (e perguntas também), pois eu considero que isso é o que mais elimina candidatos.
      Espero ter ajudado

    • Eder s. carlos

      Oi Wanderley este conteúdo foi do último edital, acredito que se tiver alteração será pequena
      Abraços
      Eder

  5. keila braga

    oi Eder, achei esse site bem legal, porém se você publicasse mais assuntos sobre as demais matérias(ciências, matemática, historia…) ajudaria bastante.Forte abraço.

    • Eder s. carlos

      Oi Keila que bom que gostou do site. Minha intenção é postar todas as matérias do IFES, mas como atualizo vários concursos, acaba ficando um pouco devagar as postagens dele. Vou tentar aumentar as postagens para ele dando foco nestas matérias para te ajudar.
      Abraços
      Eder

  6. Palmira

    Boa tarde queria saber se tem algo para as pessoas que ja terminaram a muito tempo o ensino medio e vao fazer a prova e querem etudar,dar uma relembrada nas materias ….obrigada

    • Eder s. carlos

      Oi Palmira estou atualizando o conteúdo programático nesta postagem mesmo. Infelizmente ainda não postei todo o conteúdo, mas já dá para ir estudando. O que te recomendo é fazer as provas anteriores para ter noção do seu nível de conhecimento e com isso você terá também a ideia do que cai mais e onde você deverá focar. Nesta postagem tem o link para as provas.
      Abraços e espero ter ajudado
      Eder

    • Eder s. carlos

      Oi Leandro por e-mail fica difícil, por isso, faço a postagem já com o link para a matéria para facilitar o acesso ao conteúdo. Salvo nos seus favoritos o link do conteúdo programático que a partir da próxima semana vou intensificar o conteúdo do Ifes
      Abraços

    • eder carlos

      Oi Adrielly as provas são no final do ano, normalmente por volta de outubro e é feito direto no site deles. Sobre dicas darei três que normalmente a maioria não segue:
      1º Faça uma programação e já comece a estudar, não deixe para frente achando que tem muito tempo
      2º Agora é para você que vai fazer pré IFES: A maioria dos alunos que fazem pré IFES não leva a sério tanto o pré como a escola normal e acha que só isso basta. Valorize o valor pago (provavelmente pelo seus pais), absorva o máximo do pré, estudo para tirar 10 em todas as provas da sua escola (se não tirar não desanime, mas tenha a certeza que tentou) e depois faça uma revisão diária de tudo que estudou. Parece que é um conselho para se matar de estudar, mas não é. Você verá que mesmo assim pode se divertir com o que gosta.
      3º O único concorrente seu é você. Não pense nos outros apenas se prepare que você passa.

      Abraços e espero ter ajudado

  7. Rafael

    Saberia me dizer se tenho que fazer a prova do IFES 2018 para participar ano que vem no integrado? ( estou no nono ano )

    • eder carlos

      Oi Rafael se você esta no 9 ano você terá que fazer a prova no final deste ano para fazer o ensino médio no IFES. A inscrição normalmente é em outubro com prova em dezembro. O IFES 2018 foi realizado em dezembro de 2017. Existem no IFES outros cursos que são articulada concomitante e subsequente ao Ensino Médio, mas no seu caso é na forma articulada integrada onde o estudante faz o Ensino Médio juntamente com a formação técnica no próprio Instituto. Caso ainda tenha dúvida faz outro comentário
      Abraços e espero ter ajudado

  8. Eunice

    Bom dia!
    Minha filha está no 9º ano ensino fundamental, e pretende fazer o IFES esse ano, não tenho como pagar um cursinho para ela, gostaria de uma prova anterior para ela ter noção dos conteúdos das matérias que caem na prova.

  9. Beatriz Figueiredo Rocha

    Gostaria de saber uma forma de como me organizarpar para os estudos para a prova do IFES?
    E também se todos esses conteudos que estão aí são iram cair de fato na prova?

    • eder carlos

      Oi Beatriz este é o conteúdo do último concurso, então pode cair qualquer assunto e não necessariamente todos. Sobre como organizar os estudos, o que posso te sugerir é o seguinte: Pega o conteúdo programático e verifica cada item sobre o que ele esta pedindo exatamente, para ter uma noção geral de tudo. Faça um cronograma, estudando um pouco de cada matérias todas as semanas, igual ao seu horário de escola, procure separar duas matérias por dia que não sejam parecidas tipo: segunda português e História, terça matemática e geografia, quarta e etc..
      Faça a última prova do concurso para saber onde você estão estou suas falhas maiores e em tempos em tempos refaça a prova para medir sua evolução. e para finalizar abandone seu celular este ano, mas se não conseguir pelo menos pare de acessar as redes sociais.
      Abraços e espero ter ajudado

  10. Eduardo Rangel Machado

    Bom dia Eder. poderia me informar aonde encontro apostila completa sobre a matéria para IF? Meu filho concorrerá este ano(2018) para curso técnico do IFF de Campos dos Goytacazes. Pode me responder por email?

    • eder carlos

      Oi Eduardo, apostilas para Instituto Federal de nível médio realmente não conheço, inclusive estou preparando uma apostila para o IFES devido a esta carência. Mas quero fazer uma apostila mais completa com todas as questões de provas resolvidas, por isso, estarei focando mais os conteúdos dele. Não sei se o conteúdo é similar. Me manda o endereço do edital para eu fazer uma comparação e ver se consigo te ajudar.
      Abraços

    • eder carlos

      Oi Henrique, este conteúdo foi do último concurso, mas tem vários anos que eles usam este. Acredito que será o mesmo, senão for, deve ter pequenas alterações que não inviabiliza seus estudos.
      abraços

    • eder carlos

      Oi Késia este ano darei um foco maior no IFES e já estou desenvolvendo apostilas Pré-Ifes. Quero fazer uma bem completa, pois vi algumas apostilas de cursos e são bem incompletas. Vou colocar nelas as questões anteriores com comentários também. Estou desenvolvendo um plano de estudos e simulados para facilitar os estudos.
      Abraços
      Eder

    • eder carlos

      Oi João, sim é o mesmo conteúdo. Apenas lembrando que este conteúdo foi do último concurso e serve como parâmetro, pois ainda não saiu o edital para 2019
      Abraços

  11. Ingrid Martins

    Quem fez o cursinho do pré-ifes particular tem que pagar inscrição??to na dúvida una fala que precisa paga outros falam que nao precisa

    • eder carlos

      Oi Guilherme eu desconheço. Inclusive estou desenvolvendo um projeto de planejamento de estudos para o IFES que incluirá apostilas, mas infelizmente não conseguirei concluir neste ano.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *