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Concurso público SEDUC-MT 2017 Conteúdo Programático

Concurso público SEDUC-MT 2017 Conteúdo Programático

Cargo: Vários

Inscrições: de 10/07/2017 a 15/08/2017

Banca: IBFC

Prova: 24/09/2017

Edital

Estarei atualizando somente o conteúdo para Técnico Administrativo Educacional

Conteúdo programático

TÉCNICO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Língua Portuguesa:

1. Interpretação de texto:

informações literais e inferências possíveis;

ponto de vista do autor;

significação contextual  de  palavras  e  expressões; 

relações  entre  ideias recursos  de  coesão

figuras  de  estilo

2. Conhecimentos linguísticos:

ortografia: emprego das letras, divisão silábica, acentuação gráfica, encontros vocálicos   e   consonantais,   dígrafos;  

classes   de   palavras:   substantivos,   adjetivos,   artigos,   numerais, pronomes, verbos, advérbios, preposições, conjunções, interjeições: conceituações, classificações, flexões, emprego,  locuções

Sintaxe:  estrutura  da  oraçãoestrutura  do  períodoconcordância  (verbal  e  nominal);

regência (verbal e nominal);

crase,

colocação de pronomes;

pontuação.

 

Dica: Estarei atualizando este concurso, mas como atualizo vários pode acontecer de demorar para completá-lo até o dia da prova ou caso você prefira estudar em apostilas sugiro dar uma olhada nesta apostila da Opção. Neste  link tem apostila para todos os cargos deste concurso. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui! 

 

 

Noções de Informática:

1.  Conceito  de  Internet  e  Intranet. 

2.  Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico,  de grupo de discussão, de busca e pesquisa.

3. Procedimentos, aplicativos, dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).

4. Principais aplicativos para edição de textos, planilhas eletrônicas, geração de material escrito,audiovisual e outros.

5.Pacote Microsoft Office.

Legislação Básica:

1. Constituição Federal de 1988.

1.1 Estatuto da Criança e do Adolescente -Lei nº 8.069 de 1990.

1.2 LDBEN -Lei  nº  9.394  de  1990

2.  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  da  Educação  Básica.

3.  Plano  Nacional  de Educação.

4.  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  para  o  Ensino  Fundamental  de  9  (nove)  anos.

5.  Política Nacional  de  Educação  Especial  na  Perspectiva  da  Educação  inclusiva.

6.Plano  Estadual  de  Educação Lei 10111   de   06   de   junho   de   2014, Lei   Orgânica   dos   Profissionais   do Ensino   Básico   (LOPEB);

7.Lei Complementar  nº  50/98  de  01de  outubro  de  1998;

8.Lei  7.040/98;

9. Resoluçãonº  150/1999 –CEE/MT;

10.Resolução n° 257/06 –CEE/MT;

11.Resolução nº 249/07 –CEE/MT;

12.Resolução nº 630/08, LC 206 de 29 de dezembro de 2004 e LC 04 de 15 de outubro de 1990.CONHECIMENTOS GERAIS

História e Geografia do Estado de Mato Grosso:

HISTÓRIA  DE  MATO  GROSSO-

PERÍODO  COLONIAL. 

1.  Os  bandeirantes:  escravidão  indígena  e  exploração do  ouro; 

2.  A  fundação  de  Cuiabá:  Tensões  políticas  entre  os  fundadores  e  a  administração  colonial; 

3.  A fundação  de  Vila  Bela  da  Santíssima  Trindade  e  a  criação  da  Capitania  de  Mato  Grosso; 

4.  A  escravidão negra  em  Mato  Grosso. 

PERÍODO  IMPERIAL. 

1.  A  crise  da  mineração  e  as alternativas  econômicas  da Província;

2. A Rusga;

3. Os quilombos em Mato Grosso;

4. Os Presidentes de Província e suas realizações;

5.  A  Guerra  da  Tríplice  Aliança  contra  o  Paraguai  e  a  participação  de  Mato  Grosso; 

6.  A  economia  mato-grossense  após  a  Guerra  da  Tríplice  Aliança  contra  o  Paraguai; 

7.  O  fim  do  Império  em  Mato  Grosso.

PERÍODO  REPUBLICANO. 

1.O  coronelismo  em  Mato  Grosso; 

2.  Economia  de  Mato  Grosso  na  Primeira República:  usinas  de  açúcar  e  criação  de  gado; 

3.Relações  de  trabalho  em  Mato  Grosso na  Primeira República; 

4.  Mato  Grosso  durante  a  Era  Vargas:  política  e  economia; 

5.  Política  fundiária  e  as  tensões sociais  no  campo; 

6.  Os  governadores  estaduais  e  suas  realizações; 

7.  Tópicos  relevantes  e  atuais  de política,  economia,  sociedade,  educação,  tecnologia,  energia,  relações  internacionais,  desenvolvimento sustentável, segurança, ecologia e suas vinculações históricas.

GEOGRAFIA DE MATO GROSSO-

1. Mato Grosso e a região Centro-Oeste,

2. Geopolítica de Mato Grosso,

3. Ocupação  do  território, 

4.Aspectos  físicos  e  domínios  naturais  do  espaço  mato-grossense, 

5.    Aspectos político-administrativos, 

6.  Aspectos  socioeconômicos  de  Mato  Grosso, 

7.  Formação  étnica, 

8.  Programas governamentais e fronteira agrícola mato-grossense,

9. A economia do Estado no contexto nacional,

10. A urbanização do Estado.

Noções de Administração Pública:

1. Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios.

2. Organização administrativa do Estado.

3. Administração direta e indireta.

4. Agentes públicos: espécies  e  classificação,  poderes,  deveres  e  prerrogativas  cargo,  emprego  e  função  públicos. 

5.  Poderes administrativos.  

6.   Atos   administrativos:   conceitos,   requisitos,   atributos,   classificação,   espécies   e invalidação.

7.  Controle  e  responsabilização  da  administração:  controle  administrativo,  controle  judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado.

Noções de Ética e Filosofia:

1. Fundamentos da Filosofia.

2. Filosofia moral: Ética ou filosofia moral.

3. Consciência crítica e filosofia.

4. A relação entre os valores éticos ou morais e a cultura.

5. Juízos de fato ou de realidade e juízos de valor.

6. Ética e cidadania.

7. Racionalismo ético.

8. Ética e liberdade.

Políticas Públicas da Educação (apenas para a Prova Discursiva):

1. Políticas públicas no contexto de uma sociedade.

1.1 Políticas públicas no contexto educacional.

2. Papel da escola como formadora de valores e da ética social.

3. As políticas para o currículo nacional.

4. Políticas educacionais  como  políticas  públicas  de  natureza  social.

5.  Reformas  neoliberais  para  a  educação.

5.1 Implicações  das  políticas  públicas  para  a  organização  do  trabalho  escolar.

6.A  História  da  educação  no Brasil:  fundamentos  históricos.

7.Educação,  história  e  cultura  afro-brasileira.

8.Educação  no  mundo contemporâneo:  desafios,  compromissos  e  tendências  da  sociedade,  do  conhecimento  e  as  exigências  de um  novo  perfil  de  cidadão.

9.A  escola  e  a  pluralidade  cultural.

10.Currículo:  elaboração  e  prática. 

11.O desenvolvimento  do  projeto  político  pedagógico  da  escola.  Educação  inclusiva:  fundamentos  legais, conceito e princípios, adaptações curriculares, a escola inclusiva.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Redação Oficial (Federal):Normas estabelecidas no Manual de Redação da Presidência da República, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

Noções Básicas de Arquivo:

1. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991 -Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

2. Gestão de Documentos.

3. Arquivo Intermediário.

4. Arquivo Permanente.

Raciocínio Lógico e Matemático:

1.  Resolução de problemas  envolvendo  frações,  conjuntos,  porcentagens,  sequências  (com  números,  com figuras,  de  palavras). 

2.  Raciocínio  lógico-matemático:  proposições,  conectivos,  equivalência  e  implicação lógica, argumentos válidos.

Relações Interpessoais:

1.   Relações   Humanas/interpessoal;  

2.   Comunicação    Interpessoal;  

3.   Característica   de    um   bom atendimento

4.  Postura  Profissional; 

5.  Integração; 

6.  Empatia; 

7.  Capacidade  de  ouvir; 

8.  Argumentação Flexível.

Estatística Básica:

1. Conceito de Estatística.

2. Fenômenos aleatórios.

3. População e amostra.

4. Distribuição de frequência.

5.  Variáveis  discretas  e  variáveis  contínuas. 

6.  Séries  estatísticas  e  gráficos.

7.  Medidas  de  posição. 

8. Medidas de Dispersão.

 

 

4 Comentários

  1. DEOLINDA

    BOA TARDE,
    PRIMEIRAMENTE QUERO PARABENIZAR PELOS CONTEUDOS POSTADOS. TEM MUITA SERVENTIA, PARA ESTUDAR.

    PEÇO QUE CONTINUE ATUALIZANDO, OS CONTEUDOS DO CONCURSO SEDUC/MT 2017 PARA TÉCNICO ADMINISTRATIVO EDUCACIONAL.
    MAIS UMA VEZ OBRIGADA

    • Eder s. carlos

      Oi Deolinda muito obrigado pelo comentário e fico muito feliz por estar te ajudando. Pode ficar tranquila que continuarei atualizando este concurso. Cadastra seu e-mail no site para receber as atualizações.
      Abraços
      Eder

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