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Concurso Público SEPOG-RO 2017 Conteúdo Programático

Concurso Público SEPOG-RO 2017 Conteúdo Programático

Cargos: Vários

Nível: Médio e superior

Inscrições de 07/08/2017 a 06/09/2017

Data da prova: 22/10/2017

Organizadora: Fundação Getulio Vargas

Edital

Estarei atualizando o conteúdo programático de nível médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NÍVEL MÉDIO

CONHECIMENTOS BÁSICOS

TÉCNICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL E TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

LÍNGUA PORTUGUESA

Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna.

Volumes

Volume

 

Volume de um sólido é a quantidade de espaço que esse sólido ocupa. Nesse cálculo, temos que ressaltar as três dimensões do sólido, observando o seu formato. O entendimento de volume é usado, mesmo que intuitivamente, em nossas ações no dia-a-dia, por exemplo: antes de estacionar um carro, calculamos mentalmente o espaço do carro e verificamos se tal espaço é compatível com as dimensões do carro, ao instalar uma TV em um móvel, conferimos, primeiro, se o espaço disponível pode comportar a TV, entre outros exemplos.

Termos essenciais da oração: tipos de sujeito, tipos de predicado, predicativo do sujeito e do objeto

Termos essenciais da oração: tipos de sujeito, tipos de predicado, predicativo do sujeito e do objeto

 

Termos Essenciais da oração

 

O sujeito e o predicado são considerados termos essenciais da oração, pois são indispensáveis para a formação das orações.

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo

Concurso público CONTER 2017 Conteúdo Programático

Concurso público CONTER 2017 Conteúdo Programático

Cargos: Vários

Nível: fundamental, médio e superior

Inscrições:  de 29/05/2017 a 14/08/2017

Organizadora:  Instituto Quadrix

Edital

Data da prova:17/09/2017

Obs.: Estarei atualizando o conteúdo de nível médio, agente administrativo

Conteúdo Programático

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA CARGOS DE NÍVEL MÉDIO e NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

3 Domínio da ortografia oficial. Recomendo estudar também Acentuação gráfica

4 Domínio  dos  mecanismos de  coesão  textual. Fiz uma única postagem com os itens 4.1 e 4.2

4.1  Emprego  de  elementos  de  referenciação,  substituição  e  repetição,  de  conectores e  de  outros elementos de sequenciação textual.

Concurso público Copasa 2017 Conteúdo Programático

Concurso público Copasa 2017 Conteúdo Programático

Cargo: Agente de saneamento – Auxiliar de serviços de saneamento

Nível: Médio

Organizadora: FUMARC

Edital

Inscrições: de 10/07/2017 a 10/08/2017

Data da prova: 17/09/2017

Conteúdo Programático

LÍNGUA PORTUGUESA (ENSINO MÉDIO)

1. Leitura, compreensão e interpretação de textos.
2. Conhecimentos linguísticos gerais e específicos relativos à leitura e produção de textos.
3. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua.
4. Estrutura fonética: encontros vocálicos e consonantais, dígrafo,  divisão silábica, ortografia,   acentuação tônica e gráfica.
5. Classes de palavras: classificação,   flexões nominais e verbais, emprego.
6. Teoria geral da frase e sua análise: orações, períodos e funções sintáticas.
7. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal (casos gerais e particulares).
8. Crase.
9. Colocação de pronomes: próclise, mesóclise e ênclise.
10. Pontuação: emprego dos sinais de pontuação.

Acesso remoto

Acesso remoto

O acesso remoto oferece aos usuários finais a capacidade de acessar recursos na rede corporativa a partir de uma localização distante. A função mais comum do acesso remoto é habilitar os empregados que estão viajando ou trabalhando à distância para que possam se conectar à rede da empresa e acessar recursos como aplicativos internos, intranet, serviços de e-mail e compartilhamento de arquivos.

No passado, o acesso remoto era um serviço que as empresas forneciam através de modems de discagem. Para evitar a despesa com chamadas interurbanas ou linhas gratuitas, as empresas começaram a adotar métodos de acesso remoto que aproveitavam as redes públicas na Internet. A evolução da tecnologia de Internet levou a um crescimento paralelo no acesso remoto, com opções mais adaptáveis e seguras.

Redes privadas virtuais

Gestão de Pessoas: conceitos, avaliação de desempenho, trabalho em equipe, motivação, liderança e gerenciamento de conflitos

Gestão de Pessoas: conceitos, avaliação de desempenho, trabalho em equipe, motivação, liderança e gerenciamento de conflitos.

Gestão de Pessoas: conceitos

Conceitos de RH ou de Gestão de Pessoas

Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, re­compensas e avaliação de desempenho.

ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevistas, seleção e treinamento.

Premissa e Conclusão

Premissa e Conclusão

Para entender o que é uma premissa e uma conclusão devemos entender sobre argumentos.

Para compreender o que é um argumento vamos começar por ver o seguinte exemplo:

 João — Este quadro é horrível! É só traços e cores! Até eu fazia isto!

Adriana — Concordo que não é muito bonito, mas nem toda a arte tem de ser bela.

João — Não sei… por que razão dizes isso?

Adriana — Porque nem tudo o que os artistas fazem é belo.

João — E depois? É claro que nem tudo o que os artistas fazem é belo, mas daí não se segue nada.

Equações

Equações

Na matemática, uma equação é uma igualdade envolvendo uma ou mais incógnitas (valores desconhecidos).

São exemplos de equações as seguintes igualdades:

x+8=15

x³-9x²-7=4

3sen(x)+25cos(x)=18

3x4-x3+5x²-34x+1211=0

Nesses exemplos, as letras  x e y são as incógnitas de suas equações. A incógnita de uma equação é o número desconhecido que se quer descobrir.

A equação x+8=15 pode ser interpretada como uma pergunta: “qual o número que somado com 8 dá 15?”. Não é necessário nenhum método ou fórmula para encontrar o valor de x nesse caso: basta pensar um pouco para se chegar ao resultado x=7.

Resolver uma equação é encontrar todos os valores possíveis para a incógnita que tornem a igualdade verdadeira. As equações mostradas nos exemplos acima podem ser interpretadas e resolvidas facilmente: o número que subtraído de 10 é igual a 4 é m=6; o número que, ao ser multiplicado por 3, resulta em 18 é y=6.

Uma solução da equação pode ser compreendida como a raiz de uma função.

Algumas equações matemáticas descrevem, na verdade, identidades matemáticas, isto é, afirmações que são verdadeiras para todos os valores de x, como nos exemplos:

x(x+5)=x²+5x

sen²x+cos²x=1

Entretanto, uma equação pode ter apenas alguns valores para os quais ela se torna verdadeira. Nesse caso, ela deve ser resolvida para se encontrar os valores possíveis para as incógnitas. Por exemplo, considere a equação:

X²-3x=0.

Ela é satisfeita para exatamente dois valores de  x, a saber,  x=0} x=0 e  x=3.

Em geral, os matemáticos reservam a palavra equação exclusivamente para igualdades que não são identidades. A distinção entre esses dois conceitos pode ser bastante sutil. Por exemplo:

(x+1)²=x²+2x+1

é uma identidade, mas:

(x+1)²=2x²+x+1

é uma equação cujas soluções são x = 0 e  x=1.

Em geral, é possível perceber se se trata de uma identidade ou de uma equação pelo contexto em que a igualdade se encontra. Em alguns casos, na identidade, o sinal de igualdade (=) é trocado pelo sinal (≡).

Fonte: Wikipédia

Veja também: Equações do 1º grau    e     Equações do 2º grau

E você, qual o concurso você vai fazer? Deixe um comentário para mim, pois posso fazer postagens direcionadas para ele e te ajudar mais. Aproveita também para inscrever seu e-mail para receber conteúdos todos os dias.

Dica: Para você que não esta encontrando o conteúdo que precisa ou prefere estudar por apostilas dá uma olhada no site Apostilas Opção, lá eles tem praticamente todas as apostilas atualizadas de todos os concursos abertos. Caso queira saber por que indico as Apostilas Opção clique aqui!

Matemática para concursos 2021

Resolvi organizar melhor as postagens do site para facilitar ainda mais para você.

Coloquei então todas as matérias como são pedidas nos concursos, Enem e IFES. E em ordem alfabética.

Caso você queira sugerir algo que facilite ainda mais pode sugerir

 

Matemática para concursos 2021

Álgebra

Área e perímetros de figuras planas

Área, volume e forma.

Arranjos e permutações

Cálculo de áreas e ou de volumes.

Combinações

Conceito de Função: Função Polinomial, Exponencial e Logarítmica.

Conjuntos numéricos (números naturais, inteiros, racionais e reais)

Conjuntos numéricos – operações e propriedades

Conversão de medidas

Descontos: Conceito; Desconto simples (ou bancário ou comercial); Desconto composto

Desigualdades

Divisão proporcional

Divisibilidade

Equações

Equações do 1º Grau

Equações do 2º grau

Equações irracionais

Expressões algébricas ou literais

Expressões numéricas

Fatores primos

Frações e operações com frações.

Funções do 1º e 2º graus

Funções do 1º e 2º graus – Problemas

Funções polinomiais do 1º e 2º graus.

Geometria básica

grandezas diretamente proporcionais, grandezas inversamente proporcionais

Grandezas e medidas – quantidade, tempo, comprimento, superfície, capacidade e massa;

Inequações de 1º Grau

Inequações do 2º grau

Juros Compostos

Juros Simples

Juros Simples, Juros Compostos, Montante e Desconto

Leitura de gráficos de barras ou colunas e tabelas simples.

Linguagem dos conjuntos; Representações de um conjunto, pertinência, inclusão, igualdade, união, interseção e complementação de conjuntos.

Lógica proposicional

Matrizes, determinantes e sistemas lineares

Média aritmética simples e ponderada

Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo

Medidas de tempo, massa e temperatura

Medidas de tempo, massa e temperatura; perímetro, área; transformações de unidades de medida, sistema monetário.

Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum.

MMC e MDC

Múltiplos e divisores de um número inteiro

Múltiplos e divisores de números naturais

Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, teorema de Pitágoras.

Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras.

Noções de geometria plana – forma, área, perímetro e Teorema de Pitágoras

Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais

Números e grandezas proporcionais: razões e proporções

Números inteiros

Números irracionais

Números Naturais

Números racionais: operações e propriedades

Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades.

Números reais

Números reais: Operações e problemas

Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades.

Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão.

operações com conjuntos.

Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais)

Operações, propriedades e aplicações (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).

Perímetro, área e volume

Porcentagem

Princípios de contagem

Probabilidade básica

Problemas do campo aditivo (adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão)

Problemas e inequações do 2º grau

Produto cartesiano

Produtos notáveis

Progressão aritmética

Progressão geométrica

Razões e proporções

Regras de Três Simples e Compostas

Relação entre grandezas: tabelas, gráficos e fórmulas

Representação por diagramas: Diagramas de Venn (Diagramas Lógicos)

Resolução de situações-problema, envolvendo: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação com números racionais, nas suas representações fracionária ou decimal;

Sequências (com números, com figuras, de palavras)

Sequências numéricas

Sistema de amortização misto (SAM)

Sistema de equação do 1º grau

Sistema de equação do 2º Grau

Sistema de medidas: decimais e não decimais

Sistemas de medida de tempo.

Sistemas de medidas usuais

Sistemas Lineares

Sistema métrico decimal

Sistemas métricos: decimal e não decimal.

Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade.

Sistema monetário brasileiro: problemas

Sistema monetário brasileiro. Resolução de situações problema.

Sistemas de equações do 1º e 2º grau

Sistema de numeração decimal

Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente

Teoria dos conjuntos

Teoria dos conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade

Tratamento da informação – média aritmética simples

Trigonometria

Volumes

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Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Lei nº 6.123/1968 e suas alterações)

Coloquei links para a lei nº 6.123/1968 e para as leis complementares que alteram ela. Atenção para as leis complementares de nº 17, 47, 91 e 316, mas seria bom dar uma olhada nas outras porque pode ser pedido na prova.

No final da postagem tem uma videoaula bem interessante que vale a pena conferir. 

Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Lei nº 6.123/1968 e suas alterações)

Lei Complementar n° 3
Publicada no DOE 23/08/1990 : Institui o regime jurídico único de que trata o art. 98 da Constituição Estadual, e dá outras providências.

Lei Complementar n° 5
Publicada no DOE 13/06/1992 : Altera dispositivos da Lei Complementar nº 2, de 20 de agosto de 1990; da Lei Complementar nº 3, de 22 de agosto de 1990, e dá outras providências.

Lei Complementar n° 13
Publicada no DOE 31/01/1995: Estabelece critérios e procedimentos para o cálculo da remuneração dos servidores públicos, dispõe sobre o limite de remuneração, sobre a vedação a vinculação de vencimentos e dá outras providências.

Lei Complementar n° 16
Publicada no DOE 09/01/1996: Dispõe o regime jurídico dos servidores públicos civis, altera a Lei Complementar nº 3, de 22 de agosto de 1990 e dá outras providências.

Lei Complementar n° 17
Publicada no DOE 31/12/1996: Altera a Lei nº 6.123, de 20 de julho de 1968.

Lei Complementar n° 41
Publicada no DOE 27/12/2001: Cria os cargos em comissão e funções gratificadas do quadro de pessoal da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco – FUNAPE, adequar a Lei Complementar nº 28, de 14 de janeiro de 2000, à legislação federal, e dá outras providências.

Lei Complementar n° 47
Publicada no DOE 24/01/2003:Altera dispositivos da Lei nº 6.123, de 20 de julho de 1968, e dá outras providencias.

Lei Complementar n° 91
Publicada no DOE 21/06/2007: Modifica a Lei nº 6.123, de 20 de julho de 1968, e alterações, ampliando a duração da licença à gestante e à adotante, e assegura o direito à licença-paternidade, relativamente aos servidores estaduais.

Lei Complementar n° 316
Publicada no DOE 19/12/2015: Altera os arts. 82, 130, 132, 194, 196, 204, 209, 218 e 220 da Lei Estadual n° 6.123, de 20 de julho de 1968, e dá outras providências.

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Intertextualidade

Intertextualidade

Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro pré-existente. A intertextualidade pode apresentar funções diferentes, as quais dependem muito dos textos/contextos em que ela é inserida, ou seja, dependendo da situação. Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, pastiche e paródia.

O termo intertextualidade, em si, transformou-se muitas vezes desde que foi criado pela pós-estruturalista Julia Kristeva em 1966. Como o filósofo William Irwin escreveu, o termo “passou a ter tantos significados, que os usuários, desde aqueles fiéis à visão original de Kristeva até aqueles que simplesmente o usam como uma forma elegante de falar de alusão e influência.”